07 dezembro, 2013

Hipocrisia cavaquista e as condolencias ao "amigo" Mandela

Se às sociedades livres da Europa continuarmos a chamar democracia, então, é porque aceitamos o jogo de quem nos quer enganar. Pela minha parte, e enquanto cidadão que exige ser respeitado, recuso-me terminantemente a exercer o meu direito de voto enquanto as regras desta "democracia" não forem alteradas de modo a ter garantias da idoneidade de quem se propõe governar o país. Se nada for feito nesse sentido, apenas votarei para as autárquicas, e mesmo assim, só depois de saber que o currículo dos candidatos é merecedor da minha consideração e da minha confiança. Por outras palavras, só depois do 1º- mandato é que estarei disponível para lhes dar carta branca para o 2º, e assim sucessivamente. Fiar, é que já não fio mais. Acabou!

É quando assisto a shows deploráveis, da mais vil hipocrisia, como o que Cavaco Silva deu no seu discurso de conveniência à morte desse grande Humanista chamado Nelson Mandela, que consolido mais e mais, o meu desprezo profundo, a minha imensa vergonha por ver no mais alto cargo da nação um homem tão insignificante e hipócrita como Cavaco Silva. Mas, se o mal viesse só dele ainda podíamos vislumbrar algumas réstias de esperança para o futuro, o drama é que este Portugal tem mais cavacos por metro quadrado que Mandelas no Mundo inteiro.

Homens como Mandela são antes de tudo HOMENS completos, íntegros, humanistas, jóias raras nos tempos que correm. Pessoas com aspecto de homens, ordinárias, fingidas, há muitas, como Cavaco, mas que não valem um centimo, o "mercado" está a abarrotar, sobretudo na classe política [que o diga Marinho e Pinto].

O tipo que em 1987 era então 1º Ministro de Portugal também se chamava Cavaco Silva. Esse fulano, é hoje Presidente da República*, carpiu mágoas pela morte de Nelson Mandela, mas é o mesmo que votou contra a uma resolução das Nações Unidas que pedia a sua libertação... Resumindo e concluindo: dependesse da vontade de Cavaco, Mandela tinha apodrecido na cadeia.

Que asco de gente!

* Em Portugal os traidores e incompetentes são promovidos. Ainda há dúvidas?

8 comentários:

  1. Ai se o mundo tivesse nos governos homens como Mandela, tudo seria mais fácil e menos hipócrita. Morreu da idade, um homem que sofreu 27 anos de prisão, mas, morreu sem rancores a muita gente que tanto mal lhe fizeram.
    No último Adeus, vai ter muita gente, muitos ministros, muitos presidentes e muitos camaradas. Muitos que lá vão, são Judas, hipócritas, falsos amigos, que o empurraram para a prisão.
    Será que Cavaco vai de cabeça tranquila!?...

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, muitos parabéns por ter um blog assim, sempre atento a denunciar os podres de certas personagens que nos causam vergonha a cada dia que passa..."Será que Cavaco vai de cabeça tranquila!?..." tranquilí ssima diría eu e até é menino para ( já que estamos no natal...)comer umas valentes fatias de bolo-rei enquanto de passada apresenta as condolencias...Enfim um personagem fantoche que costuma ir ao jamor ver as bandas passarem-lhe bem debaixo do nariz sem se deterem...

    ResponderEliminar
  3. Há que ter em atenção qual das moções da referida resolução da ONU foi objecto do voto contra!
    Se estudarem bem o assunto descobrirão que Portugal votou contra a moção que advogava a utilização de todos os meios, incluindo a resistência armada.
    No entanto, no mesmo dia e para a mesma resolução, Portugal votou a favor da moção que pedia a libertação imediata e INCONDICONAL de Mandela.
    Este é um daqueles casos em que a informação parcial acaba por induzir em erro mesmo as pessoas mais bem intencionadas!!

    Aproveito para lhe endereçar, ao Sr. Rui Valente, os parabéns por este excelente blog, que sigo com interesse.

    ResponderEliminar
  4. Caro PCruz,

    como é habitual, Portugal é mestre nas jogadas ambíguas. Ora dá com a direita, ora retira com a esquerda. É típico de um país que não gosta de assumir nada com frontalidade. Cavaco é a cara desse país.

    ResponderEliminar
  5. João Fernando Rodrigues09/12/13, 14:34

    Caro Sr. Rui Valente, os meus parabéns pelo blog que sigo há alguns anos com interesse. Ponto prévio Cavaco Silva enquanto primeiro ministro é um dos grandes responsáveis pela crise em que vivemos (sim isto não é só culpa de Socrates e "sus muchachos"), Cavaco teve as melhores condições que já foram dadas a um governo em Portugal e não foi capaz de fazer este pais dar um salto qualitativo, na minha opinião é um personagem menor da vida publica de Portugal (infelizmente como muitos outros) e a história assim o julgará. Contudo este caso é mais um em que a "descomunicação social" em Portugal faz das pessoas que ainda perdem tempo a ler ou a ver uns idiotas chapados. O que o governo de Cavaco votou contra foi o sancionar o uso da força para a luta contra o apartheid, coisa que julgo o próprio Mandela faria.
    João Fernando Rodrigues

    ResponderEliminar
  6. Caro João F.Rodrigues,

    mas isso não é propriamente prova de sentido pacifista. Até porque há várias formas de exercer a violência sobre o povo, além das armas. Por exemplo, arrasar a vida das pessoas e deixá-las morrer à fome é uma das mais sofisticadas e cruéis. Não será isso que o (des)governo de Passos Coelho está a fazer com os portugueses? Se isto virar para o torto, se as populações se cansarem de ser espoliadas e recorrerem à força, acha que Cavaco se vai lembrar de Mandela e impedir os bastões da polícia de choque?
    Eu, tenho a certeza que não. Esta gentinha, estes garotitos que se fazem passar por gente idonea só usam a força com os mais fracos. Com os poderosos, assumem o que são: uns_cobardes.

    ResponderEliminar
  7. Pois, pois, não foi bem assim... já quando foi com Saramago foi culpa do secretário de estado. Típico de Cavaco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Os roubos e ameaças continuam, por alguém que é uma aberração e que infelizmente nos governa.
    A outra aberração, é o presidente da república, que não tem carisma para o lugar que ocupa e com um sentido de estado que deixa muito a desejar. Mas neste país mal governado, com ladrões por todo o lado, dão-se ao cúmulo de dar poleiros importantes a gente velha, que cheira a mofo, que tem dinheiro e boas reformas, para lugares chaves das grandes empresas públicas e privadas a ganharem balúrdios e a tirar emprego a gente que está desempregada nova e capaz.
    Mandela vai a enterrar, mas infelizmente rodeado de muitos pulhas hipócritas de todo o lado do mundo. Descanse em paz.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...