23 janeiro, 2014

Rui Moreira: Moção sobre fundos comunitários “tem absoluta fundamentação”

O presidente da Câmara do Porto diz que “ficaria muito feliz” em não ter razão nas preocupações sobre os fundos comunitários e garante que a moção tem “absoluta fundamentação”, frisando que tudo foi noticiado pela comunicação social sem nenhum desmentido.
A Câmara do Porto aprovou na terça-feira uma moção afirmando que “a Comissão Europeia recusou assinar o Acordo de Parceria proposto pelo Estado português”, ação que provocou a reacção do Governo – que alertou para as “incorrecções objectivas” desta moção – e de Bruxelas, que também desmentiu a autarquia.

Esta quarta-feira, em declarações aos jornalistas à margem da apresentação da campanha “Voto no Porto”, o presidente da autarquia, Rui Moreira, começou por dizer que “se há circunstância em que ficaria muito feliz em não ter razão é esta”.

“As notícias que hoje vieram a lume por parte do Governo de Portugal dizem que a cidade do Porto e que o presidente da Câmara do Porto não têm razão em estar preocupados. Se assim for direi que se há uma situação em que eu terei todo o prazer em estar enganado será esta”, reiterou.

Mas Rui Moreira deixou a garantia de que tudo aquilo que foi escrito na moção “tem absoluta fundamentação”.

“Tudo aquilo foi noticiado pela comunicação social nos últimos 10 dias. Nós não vimos nenhum desmentido então. O facto de então não haver nenhum desmentido também credibiliza de alguma maneira a nossa posição”, justificou.

O presidente da Câmara do Porto insistiu que as informações que a autarquia tem sobre esta matéria “são preocupantes”.

“E principalmente nós não nos podemos esquecer que nos últimos quadros comunitários – estamos no quinto – as coisas correram sempre mal e os resultados estão à vista”, recordou.

Rui Moreira rejeita por isso queixar-se “depois de as coisas correrem mal”, considerando que se deve “alertar os responsáveis do país antes das coisas correrem mal”.

“Conseguimos que na Câmara, o Partido Comunista votasse connosco, houvesse um deputado do PSD que votasse connosco e até os outros que tinham dito que iam votar contra acabaram por se abster e isso tem um significado para nós muito importante: as pessoas reconhecem que esta é uma preocupação para a cidade e para a região”, concluiu.

A Câmara do Porto aprovou na terça-feira uma moção, apresentado por Rui Moreira, afirmando que “a Comissão Europeia recusou assinar o Acordo de Parceria proposto pelo Estado português por considerar que este não acautelava os mecanismos de promoção de coesão territorial e de valorização das regiões de convergência, nomeadamente da região Norte”.

Já esta quarta-feira, a concelhia do PSD Porto e dois vereadores na autarquia exigiram que o presidente da Câmara do Porto faça “um pedido de desculpas formal à cidade” pela “vergonha institucional” de ter faltado à verdade nesta questão.

(do Porto24

1 comentário:

  1. Espero que Rui Moreira faça muito barulho e não se deixe adormecer perante estes ladrões centralistas. O Porto e o Norte, infelizmente andam a ser roubados desde dos primôrdios do 25 de Abril, já no tempo da outra senhora era igual tudo para a capital do império e algumas sobras para o resto do país.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...