19 junho, 2014

Jornais desportivos são vigarice, mas vendem. Viva a vigarice!

Não é fácil nem pacífico, lidar com a prepotência da comunicação social. E se falarmos da imprensa desportiva, o caso é ainda mais bicudo.  Consta que é mais ou menos assim em todo o lado, não posso afirmá-lo, nem tenho como prová-lo, mas não acredito que haja imprensa desportiva mais sectária e desonesta como em Portugal. E por que é que isto acontece? Calculam? Eu tenho algumas respostas, as minhas, claro... 

Uma, quiçá a mais lamentável de todas, é que, a coberto do argumento demagogo mais conhecido por liberdade de opinião, oportunisticamente irmanado com a sacro-santa democracia, permitiu-se à comunicação social direitos e impunidades que são negados à maioria dos cidadãos. Ou seja, mentir, discriminar e burlar.  Muitos desses jornais fundamentam tão prestigiante conduta (sem o assumir), sempre com a imperiosa necessidade de vender para sobreviverem! E pronto, fica dada a explicação, não precisam de acrescentar nada. Qualquer larápio maltrapilho usa o mesmo argumento, mas estes são mais sofisticados, estes são larápios com status... Por outras palavras, a mentira, o hábito de levar ao engano os consumidores, é tido (nos media) como uma forma legítima e natural de ganhar a vida. Ora, como há sempre quem queira interpretar mal o que lê de viés, afirmo, como afirmei várias vezes, que considero o jornalismo uma actividade imprescindível numa democracia, desde que seja desempenhada com toda a seriedade. E no caso em apreço, não é.

Outra das razões, é também a passividade dos dirigentes dos clubes e atletas face a esta praga. Seja por medo, seja por haver interesses em comum, a verdade é que pactuam com esta pouca vergonha. Faltam provas? Não senhor não faltam. Pelo contrário abundam, tal é o despudor e o sentido de impunidade que se instalou na corporação e os cidadãos pouco podem fazer com elas. 

Eis um extracto que retirei da blogosfera portista, publicado nos 3 jornais desportivos desde Maio deste ano com putativas contratações de jogadores só para o FCPorto:



Guarda-Redes

Keylor Navas Levante



Defesas

Braima Cande-Sporting (Juniores)

Daniel Opare-Standard Liege BEL.
Alberto Moreno-Sevilha
Miiko Albornoz-Malmo 
Raphael Guerreiro-Lorient
Juan Bernat-Valencia
Nacho Fernandez-Real Madrid
Igor Lichnovski-Universidade Chile
Éder Balanta-River Plate ARG.
Aderlan Santos-Braga
Marc Bartra-Barcelona
Malthe Johanssen-Brondby

Medios
Cristian Tello-Barcelona
Carlos Carbonero-River Plate ARG.
Quincy Promes-Twente HOL.
Enner valencia-Pachuca MEX.
Leocisio Sami Maritimo
Suso Liverpool
Sergi Roberto-Barcelona
Evandro Goebel-Estoril
Abdelaziz Barrada-Al Jazira EAU
Yacine Brahimi-Granada CF

Avançados
Raul Jimenez-America Mexico
Michy Batshuayi-Standard Liege 
Guido Carrilo-Estudiantes 
Alvaro Morata-Real Madrid


1 comentário:

  1. Interessante sim senhor. Merece publicação, e é o que vou fazer.

    Obrigado.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...