14 julho, 2014

E os arrogantes são os alemães?

Se para evitar confusões fôr preciso discutir o regime sócio-político do mundo ocidental, o mercado livre ou simplesmente o liberalismo, estou totalmente disponível, até porque sou totalmente contra... Agora, se me perguntarem quem dentro desse regime tem sabido tirar mais proveitos, quem tem governado melhor os respectivos países, terei de reconhecer que na Europa, são sem dúvida os alemães a par dos países escandinavos (para mim os mais civilizados).  

Este preliminar visa sossegar os espíritos ultra-sensíveis de certos leitores que têm algumas dificuldades de interpretação e que são incapazes de reconhecer o mérito a quem o tem, quando este choca com as suas simpatias pessoais. Por outras palavras e para falar claro diria que, se pudesse escolher entre o orgulho de ser português, assente nos méritos do Ronaldo e do Mourinho [e de 40 anos de democracia adulterada], e o orgulho de ser alemão por pertencer ao país mais poderoso da Europa, eu escolheria este último. Sei que isto não é politicamente correcto para os patriotas do fado mas não me preocupo com isso. Antes de mais, porque ser politicamente correcto é ser igual àquilo que condeno, ou seja: a valorização do fútil.  E segundo, porque quem manda na minha cabeça sou eu.    

Posto isto, só quero dizer é que a Alemanha foi uma justíssima vencedora do Mundial de Futebol no Brasil, porque, de todos os países foi sem dúvida a selecção mais organizada, mais sóbria e também a mais humilde. Sim, humilde. Eles preocuparam-se com o essencial: jogar melhor que os adversários, e vencê-los.

Nós, os portugas, falsos humildes, vimos os nossos jogadores exclusivamente concentrados nos penteados. Detesto este Portugal.   

2 comentários:

  1. Tirando a 1ª guerra mundial depois um louco Hitler, uma Merkel chupista, os alemães são um povo organizado e de trabalho, e, por isso não fiquei admirado que fossem Campeões do Mundo de futebol.
    Gostaria que fosse o Brasil, ou, a Holanda, esta bem merecia ir à final.
    Aguardo que a FPF tenha a dignidade que teve o Brasil, e mande este cara de pau incompetente seleccionador para a rua, mas também, se fossem toda aquela tralha de gente que lá anda ficaria satisfeito.
    Portugal está como está, porque ninguém assume nada neste país...

    Abílio Costa

    ResponderEliminar
  2. Pude ver no canal alemão DW uma parte da recepção da selecção actualcampeã do Mundo. Organizada, animada, mas sóbria, como sóbrios são os alemães. Mas de um civismo EXEMPLAR!

    O público pôde cumprimentar os atletas com elevação e calma, sem aquele histerismo típico dos latinos.

    Enfim, tal selecção, tal país.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...