Pergunto-me até quando irá durar o enigma Porto Canal, versus Câmara Municipal do Porto, versus FCPorto.
Neste folhetim de silencio ruidoso e de telenovela mexicana, o que me incomoda é a confusão que esta situação poderá gerar não apenas nos portuenses como no resto do país, nomeadamente da capital. Mais me espanta a aparente indiferença, ou porventura a distração dos órgãos de comunicação social lisboetas, normalmente tão diligentes a denunciar as guerrinhas dos "provincianos" lá do Norte.
Sabemos bem como o Terreiro do Paço e seu corpo fiel de colaboradores olha para os nossos problemas quando se trata da distribuição de fundos comunitários ou investimentos que visem o desenvolvimento regional. Ignoram-nos simplesmente, ou então desviam os fundos para a capital e arredores, a coberto do maior embuste legislativo que é o efeito difusor aprovado ainda na campanha eleitoral de 2009 pelo governo PS, com o aval de Durão Barroso. Saliente-se que Portugal foi o único país da UE a aceitar este negócio do spill-over... Adiante.
Como bem sabem, os centralistas não costumam ignorar-nos quando se trata de nos ridicularizar com a pronúncia, ou com os "sistemas" nebulosos de Pinto da Costa. Então, o que se estará a passar com eles para ainda não terem explorado, como tanto gostam, a paz pôdre existente entre as 3 entidades da nossa cidade (Câmara/FCPorto/Porto Canal). Andarão distraídos?
Os portuenses investem quase tudo no futebol, pouco tempo dedicam a outras temáticas. O clube parece mais importante que a cidade (para mim, são almas gémeas, não sei separá-las). Não admira portanto que ninguém pareça querer saber por que é que o Porto Canal tem convidado frequentemente todos os presidentes da Câmara nortenhos e ainda não o tenha feito com Rui Moreira (será isto portocentrismo?). Será normal este comportamento? Será deontologicamente aceitável para o prestígio de um órgão de comunicação social como é a televisão que a Direcção do Porto Canal não dê nenhuma explicação aos portuenses para este lamentável procedimento? E o FCPorto o que terá a dizer?Ninguém quererá saber exactamente o que se passou para isto estar a acontecer, ou preferem lançar para o ar pareceres pessoais inspirados na clubite aguda que nada esclarece?
Só espero é que o FCPorto não faça com o Porto Canal de Júlio Magalhães o que fez com Paulo Fonseca no futebol... É que, hipotecar um campeonato por excesso de confiança proveniente do hábito de ganhar pode não ser grave e resolver-se na época seguinte, mas deixar um canal entregue a um amador como Júlio Magalhães que afugenta em vez de atrair os espectadores pode ser o fim de um projecto muito caro e muito importante para o Norte.
Boas,
ResponderEliminarnem mais!
Saudações Portistas
Carlos Torres