23 setembro, 2014

Ainda sobre arbitragem...


... e o silêncio estrondoso da direcção do FC Porto, quero acrescentar o seguinte: não acredito que o peso desse silêncio indicie uma estratégia. Não acredito sequer nessa hipótese, porque não encontro maneira de a imaginar, de lhe encontrar um  ponto de partida racional para a conceber. Assim como não acredito que a estrutura directiva do clube, nomeadamente Pinto da Costa, se mantenha passiva e calada por muito mais tempo. Mais dia, menos dia, ou mêses, não faço ideia (será sempre tarde), vão acabar por falar. E é isso que me custa prever, esse pegar de empurrão tão impróprio do FC Porto de Pinto da Costa. A quebra do silêncio surgirá pois por pressão, não por imperativo de consciência, não por precaução. Surgirá no pior momento, numa altura propícia às piores especulações, que é aquilo de que se alimentam os inimigos do FC Porto. Nessa altura, será tarde para lamentar, e muito mais tarde para intervir.  

É certo que já passamos por vicissitudes similares, já fomos perseguidos, agredidos, injuriados, e sempre (quase) demos a volta por cima, ganhando no campo, mas não soubemos matar à nascença o monstro nem evitar a exposição pública ao mais vil dos processos "desportivos": o Apito Dourado. Permitimos, com alguma sobranceria, que ele ganhasse forma, que evoluísse e que deixasse na opinião pública menos atenta a impressão de culpa. Nós ( FC Porto) contribuímos para deixar essa imagem e ainda não aprendemos. Por quê, pergunto eu? E os nossos inimigos (dizer adversários, é puro snobismo), como imaginam que conjecturarão? Acaso já pensaram na intriguice que um silêncio tão despropositado pode suscitar, principalmente quando temos razões evidentes, até para gritar? A que ocorre logo, é esta: «se, nem mesmo a serem publicamente tratados  abaixo de cão, manipulados pelos árbitros, os portistas não reagem, é porque têm rabos de palha, estão com medo...». A superioridade moral no futebol é pior que marcar um golo na própria baliza, é determinar o fim de um percurso vencedor, de um clube campeão. Abdicar, nem que seja apenas do direito de resposta, é abdicar da própria dignidade. 

O aviso à navegação está feito. Outra vez.  Hoje, foi só mais um. Logo veremos se na próxima sexta-feira o árbitro terá, ou não, capacidade  para resistir aos primeiros contactos entre jogadores que (como é costume), da parte dos lagartos, serão aproveitados para transformar em dramáticas cenas de vitimização. Veremos durante quanto tempo o árbitro* resistirá ao convite para expulsar um, ou mais jogadores do FC Porto. E depois veremos também como reagirá o FC Porto se o árbitro fôr um desavergonhado igual aos que o antecederam. É que, por melhor que uma equipa seja, por mais moralizada que jogue, nada resiste num ambiente (país) de absoluta impunidade.

*E respectiva equipa...


4 comentários:

  1. Não tenho duvida alguma, que enquanto os dirigentes do FCP não se manifestarem contra esta estruturada roubalheira ao FCP por parte da corja maligna que está na arbitragem, vamos levar com árbitros corruptos, incompetentes e mal intencionados a favor do Nacional benfiquismo, e por tabela empurrar os Miseráveis calimeros para cima da tabela.
    A encomenda já está a ser tratada para a próxima 6 ª feira...

    Costa do Castelo.

    ResponderEliminar
  2. Não foi o Seguro que disse, "Qual é a pressa?". Tenham calma. A reacção está prevista há muito tempo e será publicitada logo que estejamos a cinco pontos. É só pôr o countdown a funcionar !

    Cumprimentos

    ResponderEliminar


  3. olarápio para Alvalade...

    a desfaçatez continua. tal como o silêncio da Direcção.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Deacon Blue25/09/14, 12:35

    Caros!

    Estao abertas as hostilidades para o jogo de amanha! O Sporting, esse clube exemplar, pelos vistos pos ontem no ar as escutas do nosso presidente no famoso caso apito dourado.

    Em circunstancias normais, diría que o silencio é o melhor remedio e vamos mostrar no terreno quem é de facto o melhor.

    Todavía, se nao trouxermos um resultado positivo de alvalade amanha, ficará uma sensaçao de que saimos derrotados e enxouvalhados!

    Hà momentos em que o silencio é o melhor remédio, mas outros em que nao, temos de perceber quando é necessário falar.
    QUEM NAO SE SENTE, NAO É FILHO DE BOA GENTE!!!!
    Exige-se por tanto uma resposta clara e precisa! Uma resposta em conformidade e que os ponha em sentido! Seremos capazes???!!!

    Vai-se com isto consolidando uma ideia recente: O FCPorto já nao é o que era....

    Cmpts
    Deacon Blue



    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...