22 setembro, 2014

Um breve comentário sobre o FCPorto-BoavistaFC

Isto de comentar, ou deixar de comentar as arbitragens, presta-se a muitas especulações. Se os comentários não forem sustentados pela seriedade de quem os faz e com o rigor possível, considerando que a clubite aguda tolda sempre um pouco a imparcialidade do adepto, corremos o risco de passar por "calimeros" e de perder a razão. 

Ontem, por exemplo, aquela entrada aparatosa de Maicon sobre o adversário sugere imediatamente ao espectador que cometeu falta. Se era para cartão amarelo ou vermelho, é discutível, agora quem acompanha o futebol há muito tempo sabe que nas condições em que o terreno se encontrava é dever dos árbitros agirem em conformidade com essas condições, ou seja, terem mais moderação na mostragem dos cartões, uma vez que o piso ensopado leva os jogadores a entrarem mais duro por não poderem controlar devidamente os tempos de entrada. Aliás, se bem se recordam, pouco antes houve uma entrada semelhante à do Maicon sobre um jogador do FCPorto (não me lembro agora qual) com 3 adversários em cima e o árbitro limitou-se a marcar falta. Em circunstâncias normais, podia justificar-se a mostragem do cartão vermelho, portanto não condeno a decisão. Agora, o que é censurável, além da dualidade óbvia de critérios, é a recorrência factual dessa dualidade de critérios em quase todos os jogos do FCPorto. 

Em Guimarães, o FCPorto  ganhou de facto (não foi moralmente), repito, ganhou, o árbitro marcou erradamente fora de jogo e "anulou" um golo matemático, transformando uma victória legal num empate arbitral, sacando-nos os respectivos 3 pontos. Coincidências? E com o principal adversário da 2ª. circular, será também coincidência que os árbitros na dúvida o beneficiem e por conseguinte prejudiquem os seus adevrsários? É claro que esta é uma discussão antiga que, tal como está o país, cujo poder continua a ser ocupado por gente inferior, com queda para a corrupção, muito dificilmente será moderada. Portanto, é impossível contar com o bom senso dos Governantes porque eles simplesmente não existem. Portanto é ingénuo pensar que a estratégia do tipo "o calado é o melhor" seguida pelo FCPorto nos poderá levar a algum lado.

Este FCPorto de agora anda a estranhar-me, não o reconheço, não mostra qualquer afinidade com o FCPorto guerreiro, irreverente, inconformado que tanta fama gerou no país e no mundo. Por isso, receio que se não disser presente, se não mostrar aos adversários que a tolerância tem limites, se não se defender nem que seja nas instâncias europeias - dado não podermos contar com as nossas -, repito, vamos ter problemas e não há treinador nem Brahimis que nos possam valer.

Não admito, não admito mesmo, que aqui alguém ouse sequer insinuar que o que acabo de dizer é qualquer coisa semelhante à calimerice. Se quiserem tirar as dúvidas leiam os posts que quiserem neste blogue e vejam se o tema da arbitragem prepondera. O que prevalece, isso sim, é o meu repúdio pelas consequências de um centralismo pior que o de Salazar, e este nacional benfiquismo que me faz vergonha de ser português. E não sou de facto. Agora, sou primeiro portuense, embora também muito decepcionado com muitos dos meus conterrâneos. Estivesse eu no lugar de comentador dum qualquer Guedes ou Serrão, dizia-lhes como se mostra ao mundo o portismo. Abandonava a inebriante "bandeira"  da avença, deixava os interlocutores a comentar sozinhos e levantava a bandeira do FCPorto. Mas isso para alguns, é algo transcendental nos tempos que correm...    

10 comentários:

  1. Completamente de acordo, Rui e vou carregar na mesma tónica. Critérios absurdos, com provas claras de dois pesos e duas medidas, mostrando situções semelhantes e juízos de arbitragem diferentes, têm de ter tratamento da parte do F.C.Porto. Objectividade nunca será calimerismo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A minha opinião é que o FCP está recheado de bons jogadores não se nota muito as ausências de um outro jogador. o problema que você se refere, e bem, já vem de longe: ou seja, é arbitragem malhar no FCP a bem do Nacional benfiquismo Salazarento para alegrar a Nação.

    Ontem tudo correu mal ao FCP, até a chuva antes da partida, de uma bola que ficou no charco e não houve golo, e mais e mais oportunidades que ficaram por marcar, e, mais um arbitro rigoroso para o FCP e tolerante para o adversário. Também com tantas Camionetas à frente da baliza, e que da única vez que foram à baliza do FCP estavam em fora de jogo! Enfim uns Arrumendados à imagem do seu treinador.

    Agora a vergonha, é que ainda só se fizeram meia dúzia de jogos e o Nacional benfiquismo estar ser beneficiado todos os jogos, penaltis por marcar no Bessa, Setúbal, ontem um penalti fantasma contra o Moreirense, expulsaram um jogador do Moreirense e um jogador dos lampiões que deu um autêntici coice no peito do adversário ficou impune, que ganharam e não jogaram nada. É por estas e por outras que se o FCP não reagir o FCP vai ser mais humilhado..

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  3. Deacon Blue22/09/14, 15:15

    Caro Rui,

    O FCPorto ficou calado a semana passada nao ficou?(e tinha mais razoes para reclamar)!!!
    Pois é.....aquí temos o resultado e preparemo-nos que se continuarmos caladinhos, vamos ser muito provavelmente papados na próxima sexta em Alvalade.

    Continuo a acreditar no trabalho do nosso treinador embora confesse que já cometeu aquí e acolá alguns erros com decisoes que nao têm muita lógica, mas enfim...faz parte...aguardemos....
    Ontem, confesso que fiquei apreensivo com a forma como o vi a reagir depois do jogo, sentí-o algo perdido de ideias!

    O FCPorto e o seu presidente já nao sao efectivamente o que foram no passado. É aceitavel que o presidente já nao tenha o mesmo folego mas alguem do clube deveria de estar atento a estas situaçoes e comentar sem papas na lingua e no tempo correcto....

    Coméça a ficar evidente que o "nosso ADN" já nao é o que era....estamos mais aburguesados....

    Abraço
    Deacon Blue


    ResponderEliminar
  4. É uma tristeza a arbitragem, ainda agora começou é já conseguiram tirar 4 (quatro) pontos ao FCP, e a direcção do nosso clube impávida e serena como se não tivesse acontecido nada, não se compreende. Eu já não estou para lutar contra moinhos de vento, eles é que têm obrigação de falar, mas falar públicamente para toda a gente ouvir e para os sócios e adeptos sentirem que os nossos dirigentes ainda existem. Apetecia-me dizer muita coisa mas é melhor ficar por aqui, para não dar alegrias aos gajos do clube da verdade desportiva, que de verdade só têm 9 pontos, os outros quatro foram oferecidos pelas arbitragens em Setúbal e no Bessa, e com jeitinho ontem também não ganhavam.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  5. Ai meu Deus!
    Depois das " eleições " na liga depois da entrevista que o canal de todos os portugueses concedeu ao exmo sr "presidente" da liga onde este pode explicar qual era a linha que o futebol cá da parvónea devia seguir estão á espera de quê?
    Que a direcção do nosso clube desse um murro na mesa?
    Que o Porto canal arregimentasse uma série de experts e emitisse um programa onde denunciasse as manigâncias da corja loisbonária?
    Também eu! Só que tive o bom senso de puxar de uma cadeira pois os meus joelhos já não são o que eram!
    Há algo que se passa aqui no Norte que eu não entendo! E como ser humano que sou receio aquilo que não entendo!

    ResponderEliminar
  6. O arbitro Jorge Ferreira teve um critério para o FCP e outro para o Boavista como se viu no programa 90minutos à Porto, do Porto canal.

    Existiram entradas ao Danilo e ao Tello, pelo critério do arbitro merecedoras de vermelho, que ninguém realçou.

    Agora como se pode nomear um arbitro para um jogo desta importância que apenas dirigiu esta época um jogo a meio da semana passada (Freamunde-Leixões) e mostrou 15 amarelos e 3 vermelhos?????!!!!!!!

    Expliquem-me por favor.

    ResponderEliminar
  7. Ontem, no Porto Canal (Aleluia!) debateu-se a arbitragem e passaram as imagens que testemunham aquilo que referi (sem me recordar do nome do jogador), isto é, mostraram que Tello foi carregado duas vezes em falta de forma semelhante à que o Maicon cometeu. Uma na lateral do meio campo e outra na linha de canto. Mais. O Danilo sofreu uma falta do mesmo género.
    Enfim, é isto que é difícil de digerir, porque não pode ser um simples erro humano, e sim o aproveitamento cirúrgico de um lance para prejudicar uma equipa e ajudar outra que nem era propriamente o Boavista...

    ResponderEliminar
  8. Deacon Blue23/09/14, 06:42

    Caros,

    Andam por ai uns artistas a vender a ideia de que agora temos um Ferrari e que o treinador nao o sabe conduzir.
    Aquelas frases feitas que passam despercebidas, mas quee ficam, e nao sao debidamente contrariadas.

    Os jogadores (esses colossos) que o FCPorto foi buscar ao R. Madrid, Barcelona e Atlético, estavam pouco mais que encostados!

    Nem 8 nem oitenta! Haja a noçao do ridículo. Ou entao é pura má fé.


    Deacon


    ResponderEliminar
  9. Deacon Blue23/09/14, 07:04

    Peço desculpa por alguns erros na escrita. Na maior parte deve-se ao facto de ter um computador "espanhol" e nem sempre faço a devida revisao.

    Deacon

    ResponderEliminar
  10. Caro Deacon Blue,

    não há "crise". Dos nossos adversários sabemos o que esperar. Agora de certos portistas é que é mais perigoso. Uma avençazinha mais gorda, e lá se vai a paixão clubista pela sanita abaixo.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...