26 setembro, 2014

O jogo do FCPorto, com os outros lá debaixo...

Para o jogo propriamente dito de logo à noite estou optimista. Com rotatividade a mais, ou a menos, acredito na competência do treinador do FCPorto e dos jogadores, na mesma medida em que desprezo a opinião dos treinadores de bancada, com particular desgosto por aqueles que se intitulam de portistas. Creio tanto no seu portismo como de todos aqueles que a troco de uns cobres sujeitam o clube a todas as humilhações possíveis e imagináveis assumindo perante o país profundo uma cobardia a todos os níveis inqualificável.

Já não estou tão optimista é com o estado de saúde da justiça e das autoridades do país, tanto das civis como nas desportivas. As razões saltam a olhos vistos, só não vê quem não quer, ou é burro. E não estou optimista porque, se é verdade que o FCPorto para se impor como o melhor clube português teve de lutar sempre contra 3 adversários (a equipa contrária, o árbitro, e os media), agora tem de lutar contra cinco: os comentadores "portistas" da tv e da imprensa e a passividade da estrutura directiva do FCPorto. Como quem cala (demais) consente, nada impede que os adversários se sintam legitimados e mesmo moralizados para continuar a saga de intoxicação contra o nosso clube e contra a imagem do próprio Presidente (mas isso, é lá com ele). E é isso que eles estão a fazer nas barbas de Cavacos e de Passos...

É claro que, se logo as coisas correrem dentro da normalidade, se os jogadores se respeitarem mutuamente, e o árbitro passar despercebido, é perfeitamente natural que seja o FCPorto a conquistar os três pontos da victória, e se não for, que não seja por factores externos ao jogo. Se tudo correr com elevação, em paz e se ganharmos, os adeptos  passarão logo do estado de inquietação à euforia, e esquecerão por momentos as tão badaladas rotatividades de Lopetegui como as quaresmices importadas de Lisboa (lorpas!).

Mas, se tudo se passar como receio, não faltará quem se atire como cão a gato à direcção do FCPorto e até ao próprio treinador. Se os jogadores do Sporting vierem instruídos para inventar faltas (como prevejo) ao mais leve contacto e o árbitro for vulnerável à pressão e à teatralização dentro do campo e nas bancadas, então não sairemos de lá vencedores. Se tal acontecer, se fôr num cenário destes que tivermos de nos confrontar, não pouparei a direcção do FCPorto e reformularei a minha opinião que mantive  sobre esta durante tantos anos.

Não será o fim do mundo se as coisas correrem mal, mas não será seguramente um bálsamo para a confiança de ninguém.

Portanto, logo, só podemos ganhar! Agora, temos de jogar contra cinco!

3 comentários:

  1. Os meu grande receio é a equipa de arbitragem, espero que o FCP faça um grande jogo e traga os três pontos.
    Já chega de sermos roubados por incompetentes e mal intencionados.
    Era com grande satisfação que eu recebia esta vitoria do FCP, mostrava-mos a asses choringas presidido por um vendedor da banha da cobra nojento e perigoso, que somos melhores do que eles, e que eles não passam de um clube de bairro.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  2. Deacon Blue27/09/14, 12:39

    Boas,

    Vi o jogo ontem na tv e nao tive ainda a oportunidade de ler os experts.

    Todavía, alguns pontos que retive de forma resumida e que achei interessante à medida que fui vendo o jogo e comentarios de colegas que estavam comigo:

    1.A péssima primeira parte, porventura resultado do golo madrugador e o que isso possa ter afectado a nossa equipa.

    2.Optima segunda parte em que assumimos o papel que nos compete e podíamos/deviamos ter ganho o jogo.

    3.Jogadores!
    O Danilo tíra um gajo do serio! Um defesa que, salvo raras excepçoes, é vulgarissimo. Parece que tem medo da bola.
    O Herrera a jogar como joga no FCPorto, talvez tenha lugar no banco...granda trapalhao!
    O Quaresma? Despachem-no! Nao lhe cortem as pernas.
    Francamente, estes 3 já nao os suporto mais.

    4.A arbitragem!
    Na minha opiniao, o terreno esteve inclinado, o Sporting fazia o que quería a roçar a impunidade. E nem preciso falar dos lances duvidosos (nao sei se nao existiu mais de um penalti que ficou por assinalar).

    "Continuemos calados" (e sentados) que a coisa vai-se compor.

    Deacon

    ResponderEliminar
  3. Deacon

    Sobre o rescaldo do jogo pode ler o que penso no m/ último post.

    Estou a ficar cansado de pregar no deserto. A SAD aburguesou-se e está a acusar os tiques da classe. Submissa com o poder, e arrogante com os subditos (adeptos).

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...