05 setembro, 2014

Porto Canal, a mancha negra do FCPorto

A rapidez com que os media do futebol montaram a telenovela "Quaresma" já não me surpreende, era expectável. Não fazia ideia é que lhe iam chamar "Quaresma". Também podia chamar-se Lopetegui, Antero, ou Pinto da Costa, ainda que com o nome do presidente já muitas tenham sido feitas - sem grande sucesso -, mas que não deixaram de gerar algum incómodo a Pinto da Costa e despesas ao FCPorto com processos judiciais... Há falta de mais imaginação, os mesmos do costume, desta vez e até ver, ficaram-se, pelo nome (Quaresma, até soa bem, lembra a Páscoa), tal como nos filmes americanos, onde os enredos se repetem e só mudam os títulos...

Existe porém uma situação no FCPorto, que não é nenhuma telenovela mas pode vir a tornar-se polémica potencialmente mais grave que uma quaresmada, um grande problema, ou mesmo um grande buraco financeiro, chamado Porto Canal. Pela parte que me toca, não me podem acusar de não ter chamado a atenção para o assunto, bem pelo contrário, quase pareço o gravador do Porto Canal... 

Para já, sócios e adeptos só têm olhos para as performances desportivas da época que agora começou. O plantel foi reforçado como nunca, em qualidade e quantidade, o novo treinador parece inspirar confiança, assim como os primeiros resultados fazem subir a pique as expectativas. Pessoalmente, também me incluo na lista desses optimistas.

Seria no entanto importante que os adeptos, sobretudo os sócios, podendo participar nas Assembleias Gerais do clube, se preparassem para questionar a SAD na próxima reunião sobre a situação do Porto Canal, uma vez que da Direcção de Júlio Magalhães a comunicação com os espectadores é praticamente nula. Não é com auto-elogios, por se dizer que o Porto Canal está a crescer (palavras de Júlio Magalhães) que ele efectivamente cresce. Não sei como se pode fazer uma afirmação desta natureza, quando o que continua a ver-se são gravações sobre gravações de programas, ruidosas, cansativas, exasperantes mesmo, potenciadas com o desaparecimento abrupto dos poucos programas com alguma qualidade, como o "Pólo Norte" e o "Pena Capital", cujo efeito aumentou o vazio de conteúdos e consequentemente o recurso a mais gravações.

Não é preciso ser perito em televisão para se perceber o retorno negativo que esta forma amadora, desleixada, quase anárquica, de "dirigir" uma empresa desta natureza pode provocar nos espectadores, sobretudo naqueles (como eu) que mais desejam o seu sucesso. Já quase não suporto sintonizá-lo. Só Júlio Magalhães (e não só) parece não querer perceber isto! Prefere atirar-nos areia para os olhos.

Há outra coisa que o director do Porto Canal ainda não se dignou explicar aos portuenses (sim, porque antes de ser portistas são portuenses), que é dizer-lhes por que é que ainda não convidou Rui Moreira o Presidente da Câmara em exercício para uma entrevista, ou programa, ao contrário do que fez e continua a fazer com Luís Filipe Menezes, o candidato derrotado. Não vale a pena esconder, salta à vista, que ali à qualquer ressabiamento mal resolvido. Será um erro crasso pensar que se pode blindar uma estação de televisão como se blinda um clube. O negócio da televisão, é diametralmente oposto. Como o próprio nome diz, televisão é comunicar, atrair público para vender, gerar receitas em publicidade, nunca omitir, e ainda menos repelir espectadores (que é o que se está a fazer de modo irresponsável).

No passado recente, dada a tradicional inveja da concorrência dos clubes de Lisboa, o FCPorto, teve necessidade de se fechar devido ao sectarismo dos media centralistas e para se poder concentrar no essencial que era zelar pela conquista de campeonatos e troféus. Actualmente, como proprietário do Porto Canal essa blindagem já não faz qualquer sentido é um paradoxo, uma futilidade que fica cara.

Tenho tentado compreender o que poderá estar a passar-se entre o FCPorto e o Porto Canal que explique esta aparente dissintonia entre ambos, mas só posso mesmo imaginar. Aliás, custa-me a acreditar que o amadorismo do actual Porto Canal  passe despercebido ao Presidente Pinto da Costa. Por isso, pergunto: se o presidente sabe  que se está a passar, porque não reage, não giza uma estratégia para o canal mesmo que provisória, para acabar com aquele triste espectáculo de amadorismo? Serão intruções suas, este deixar andar? Custa a crer. Por outro lado, interrogo-me: e o Júlio Magalhães, com as responsabilidades que tem, aceita esta política absurda de esconde-esconde que lhe pode valer um atestado enorme de incompetência? Pensarão ambos que as pessoas são todas um bando de imbecis? Que raio de consideração pelo público será esta?  É verdade que em Portugal ainda há muitos imbecis por m2, mas que diabo, há também quem saiba distinguir o verdadeiro valor das coisas e não adormeça ao som do hino da Amélia Canossas.

Bem pode o FCPorto vencer muitos campeonatos que, se não começar a olhar com seriedade para o que se está a (não) fazer no Porto Canal e permitir que a imagem de amadorismo que está a deixar passar se cole ao clube, será também ele levado por arrastamento. Mais: não me parece que os sponsors estejam muito entusiasmados em investir numa estação de tv que se transformou num entediante estúdio de gravações repetidas.

Quem ver e não souber, não acredita que o Porto Canal pertença ao FCPorto. Em boa verdade, ninguém ousará dizer que o Porto Canal é o espelho do FCPorto, mas o facto é que (segundo afirmam) é pertença do clube. Ninguém pode negá-lo.

8 comentários:

  1. O FCP no Porto Canal é um Bluf, é mais um tipo de anúncio! Não tem ponta por onde se lhe pegue nem muita parra nem pouca uva, simplesmente não exista.
    Para saber algo do FCP temos que aguardar uns largos minutos após o jornal da noite. Não há debates sobre o clube, os que dizem algo são sempre os mesmos os Guedes ,BB, Rios os politicamente correctos, nada de novo.
    Quanto aos programas ou grelhas do Canal, nem me prenúncio.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  2. Deacon Blue05/09/14, 14:25

    Caro Rui,

    Tenho uma duvida e uma certeza sobre o actual Porto Canal!

    A duvida é do real envolvimento financiero do FC Porto!

    A certeza é que, todos os actuais envolvidos só estao a ter "prejuizo" com o actual estado de coisas.

    Comentario final: Uma vergonha para todos os envolvidos!


    Abraço
    Deacon



    ResponderEliminar
  3. Caro Deacon Blue,

    também tenho as mesmas dúvidas e as mesmas certezas...

    ResponderEliminar
  4. Eu não acredito que o FCP não pague uma boa prestação pelos parcos serviços do Porto Canal ao Clube. Agora assim, nem o FCP tem um canal televisivo só do clube como os outros grandes têm, nem o Porto Canal é uma televisão nacional, nem regional é uma mistura de nada.
    Quero que o Porto Canal siga enfrente, mas, que se definam o que querem para o futuro e o FCP tenha uma presença de comunicação televisiva ao nível de um clube grande europeu para toda a sua grande massa de adeptos simpatizantes sócios de todo o mundo...

    ResponderEliminar
  5. Deacon Blue06/09/14, 14:01

    Caros

    Podemos dar as voltas que quisermos ao texto, que estratégia? que envolv. financeiro? etc e tal, o que é facto é que, com o actual estado de coisas o FCPorto nao tira o proveito que se supoem deveria de tirar de um canal de tv, e para além de nao tirar proveito, ainda sai objectivamente prejudicado! qualquer critico de tv que fizesse análise da qualidade do canal, esta seria obviamente negativa e, faz todo o sentido que inclua nessa anàlise o FCPorto porque está envolvido com o canal, o que nao é nada benéfico para o clube!

    O FCPorto nesta materia revela objectivamente que anda a dormir e os "días vao passando"...
    O FCPorto revela falta de dinámica e estratégia adequada aos tempos que correm na sua política de comunicaçao ( e nao é de agora ).
    O FCPorto nao tem sido proactivo, e nem sequer passivo pois nem reage, fica calado. A política de comunicaçao no FCPorto prácticamente nao existe. É um embuste, algo profundamente surreal e algunas vezes com umas comunicaçoes que coincidem no ridículo amadorismo com aquilo que vemos no Porto canal.

    E claro, depois temos os experts jornaleiros da capital, esses seres limpos, com a moralidade, experiencia e reconhecimento ao mais alto nivel internacional, chamar-nos de provincianos!
    Como se o ridículo do nosso lado nao fosse suficiente, temos ainda de levar com o ridículo de sermos criticados por autenticos anormaloides!

    Eu raramente vejo o Porto canal!Dei comigo a mudar de canal porque sentía vergonha/mal estar ao ver o que estava a ver. Tinha o mesmo tipo de sentimento de vergonha do tipo estar a ver um filho meu a apresentar um trabalho a um professor, eu a ver que o trabalho nao tinha qualidade, e só me aptecia sair dali!

    Tenho dito!

    Deacon
















    ResponderEliminar
  6. O casamento Porto Canal - FCPorto é um casamento em que o marido (FCP) não dormem na mesma cama e poucas vezes vai a casa.
    Espero que o FCP tome rédeas da casa, ou, então deixe a mulher e case com outra. Por este andarem nunca vão ser felizes a família do marido FCP, já está ficar preocupada.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  7. Esqueçam!
    O problema do Porto canal é o mesmo de tudo que é instituição no norte do país exceptuando o FCP!O centralismo exacerbado de que goza este país é que cria condições para que as pessoas que gerem as instituições na província tenham medo,muito medo de ferir susceptibilidades na capital do império! Imaginem um director do Porto canal com tomates para pôr a nu as manigâncias que assistimos todos os dias por parte da corja lisbonária ficar sem emprego aqui porque o projecto pifou precisar de se candidatar a algo em lisboa!
    Tava feito ao bife!
    E depois como é que comprava bifes?
    Meus amigos isto não tem solução pelo menos enquanto as pessoas verdadeiramente nortenhas não tiverem coragem para assumirem as suas responsabilidades e partirem para a guerra sem medo de represálias em caso de derrota!
    O nosso problema é termos fama e não proveito de povo gerreiro e dantes quebrar que torcer!
    Somos isso sim uns pobres diabos sempre á espera que a mudança caia do céu por obra e graça do Espirito Santo!
    Só um pequeno aparte para verem como as coisas se fazem: o sr Presidente da liga de clubes está a ser contestado por batoteiro! O que acontece? A querida RTP de todos os portugueses concede-lhe uma entrevista onde o sr diz o que lhe apetece!
    Ah|Edo Bosh 15 joguinhos!Dura lex ed lex!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...