11 novembro, 2014

Líderes do Porto de costas voltadas é dar tiro nos pés, e na região

O respeito é um sentimento que muito prezo e que procuro seguir na minha vida quotidiana no relacionamento com os outros, particularmente com desconhecidos, porque também gosto de ser respeitado, e porque parto sempre do princípio que, até prova em contrário, todas as pessoas são respeitáveis. Sou assim, e faço questão de continuar por esse caminho. Pontualmente acontece cruzarmo-nos com certo tipo de pessoas cujas reacções nos levam a pensar que não sabem bem o que isso é, porque parecem confundir atitudes gentis e de boa educação, com subserviência, interiorizando estupidamente que lhes é devido um respeito especial. Isto passa-se nos transportes públicos, na rua, em quase todo o lado, mas nota-se com mais evidência quando circulamos nas nossas viaturas e atenciosamente cedemos a passagem a tipos que circulam em carros majestosos todo-o-terreno e similares, e eles nem sequer se dignam agradecer.

Tais comportamentos exercem em nós um efeito de dominó negativo que logo nos leva a arrependermo-nos de termos sido educados... Portanto, é importante não confundir comportamentos. Sou pela boa educação e pelo respeito, mas fecho as portas das boas maneiras a todos os arrogantes mal educados que se me atravessem pelo caminho convencidos que os sinais exteriores de riqueza lhes conferem qualquer ascendente sobre os outros. Nesses momentos gostava de ter tempo para lhes tirar uma foto para depois as exibir num local público com estas palavras: atenção, este carro é caro, mas o gajo que o conduz é uma grande besta! Portanto, aqui está uma explicação resumida também para o desprezo e para a negação de respeito, relativamente a certas figuras públicas que tomaram conta do país e que não me furto a identificar. 

Aqui chegado, pouco me resta para contar sobre o meu estado de espírito e o que sinto sobre o clima irrespirável que infesta o futebol português... Se as instituições do Estado já bateram todas no fundo, se a Justiça é a vergonha que sabemos, se a Educação deseduca e promove a emigração, se a Economia está de rastos e a Saúde deporta os seus clínicos, se o país está falido e hipotecado à banca internacional, enfim, se os governantes não governam e se o Presidente da República não preside, apenas se preocupa com a pose e consigo próprio, como podem funcionar as instituições desportivas? Um desastre, claro! Uma miséria! Uma vergonha, um autêntico antro de prostituição desportiva!

Sei que não estou a dar nenhuma novidade. Mas nós, portuenses, o que fazemos? O nosso clube o que faz? Onde está aquele homem temerário chamado Pinto da Costa, que nada deixava passar-lhe ao lado se soubesse, ou suspeitasse, que estavam a tentar prejudicar o FCPorto? Porque é que em vez de apontar baterias a Rui Moreira, seu conterrâneo e portista, por escrever no Correio da Manhã, não aponta para alvos mais pragmáticos? Eu também discordo, nem acho que Rui Moreira ganhe grande coisa por escrever nesse pasquim (só perde), mas se Pinto da Costa quer provar com isso que é mais criterioso que ele quanto aos orgãos de comunicação social que elege para falar, então não entendo por que é que foi à RTP (e à SIC) já depois do muito mal que lhe fizeram a ele próprio (Apito Dourado) e continuam a fazer ao FCPorto. Se o critica por isso, Moreira também o pode criticar por ter escancarado as portas do Porto Canal a gente que vimos ainda há bem pouco tempo falar tão mal dele, como os Malheiros, os Salas e as Maias feiticeiras, e outros do género...  Tão pouco aprovo que Rui Moreira tenha deixado o lugar que ocupava no Dragão, e ainda menos a história infeliz do portista e do portuense. Ambos, estão a agir mal e voltados para o lado errado do problema, ambos estão a promover uma guerra patética que não serve a ninguém, excepto os centralistas. Convenhamos, há que recuperar o bom senso. Entendam-se, cavalheiros!

Sempre admirei Pinto da Costa e o defendi, talvez no pior momento da sua vida, mas também acho uma perda de tempo (e de energia) o sentido que ele está a dar às suas "lutas" e à definição dos seus adversários, precisamente num momento em que todos os portistas mais anseiam por sentir que ele está bem vivo, combativo, que ainda não esmoreceu para se opôr ao centralismo mais feroz e descarado que se instalou no futebol nacional... Tão, ou mais descarado, que o saque do governo de Passos Coelho na bolsa dos portugueses.

19 comentários:

  1. Sempre foi assim e sempre assim será, quando parecia que as figuras mais destacadas do norte se iam unir em prol da região há sempre alguém que põe areia na engrenagem, e isto não é por acaso, os mafiosos não querem que o Porto seja o líder da revolta contra o império da capital, e então começa a mexer os peões, já foi assim com a regionalização. Enquanto os nortenhos não derem uma valente vassourada nestes politicos vigaristas eleitos pelo norte, isto não vai ao caminho.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  2. Acho-lhes piada, é quando tomam estas atitudes e depois vão para a televisão falar do centralismo e do individualismo dos nortenhos... De facto, estão a dar um excelente exemplo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Estamos numa sociedade podre de ideias de respeito e de poucas soluções, não vimos luz ao fundo do túnel. O povo não passa de números, objectos dos governantes incompetentes, ladrões e políticos corruptos. Portugal é uma feira da Ladra, tudo se vende por bom preço a chinês.

    Eu não vou aqui defender ninguém, mas não gosto de pessoas, ressabiadas e mimadas e outros acomodados a viver da historia, gosto mais de gente viva bem viva a trabalhar para o bem comum e não de costas voltadas.
    Meus senhores "Construam pontes e não muros", porque este, é o momento ideal da união contra o centralismo e o chauvinismo de Lisboa.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  4. Um "independente" empurrado pelo Rui Rio e acolitado por centristas centralistas, para cair nas graças da capital tinha que arranjar forma de mostrar protagonismo. Como resultou com o edil anterior, há que repetir a dose. Já não cá estarei para ver, mas meus filhos e netos saberão quem foi e o que fez e tem feito JNPC. Dificilmente ouvirão falar de Rios e Moreiras.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Guilherme Olaio,

    É aí que Rui Moreira está a falhar. Essa ideia de imitar uma personalidade que não é a sua pode custar-lhe caro. Mas, deixe que lhe diga, Rui Rio foi parar à Câmara do Porto com a maioria dos votos dos portuenses... Que tipo de portuenses? Isso gostava eu de descobrir... Sobretudo conhecer as suas origens, os seus contactos e interesses. Só assim encontraria a resposta. Mas quando vejo portistas mudos e quedos, depois de ouvirem os sportinguistas em pleno estádio do Dragão insultarem Pinto da Costa e a assobiarem a sua equipa mal começam a jogar, faz-me mudar de ideias e finalmente perceber a eleição de Rui Rio.

    ResponderEliminar
  6. Quando, convidado para o Eixo do Mal, na comeração dos 10 anos do programa, o senhor presidente da Câmara, fala do segundo lugar de Portugal no Euro 2004 e esquece que em 2004 o F.C.Porto foi campeão europeu, está tudo dito - ainda bem que Pedro Marques Lopes não tem esses pruridos e lho atirou em directo.
    Com todos os defeitos, prefiro 1 PC que 100 RM.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Não me quero estar a repetir mas, Rui Moreira é uma desilusão. Completa.

    Está a mostrar aquilo que vale. Por muito mal que alguém lhe tenha feito (é a única explicação que encontro para estas atitudes) devia colocar os interesses do Porto e da região à frente de tudo o resto. São atitudes que carecem de explicação.

    E Pinto da Costa devia ter mais gente jovem ao seu redor. Gente com garra para representar o FCPorto contra tanto inimigo. Gente capaz de delinear uma estratégia estruturada para dar cabo de tanta infâmia que é escrita e dita contra o Porto, o seu clube bandeira e a sua gente.

    E enquanto a comunicação social desgraçada desse país fascizóide vai enchendo as páginas de barbaridades e joguinhos pró-centralistas, temos de aturar o Rui Moreira a pactuar com o jogo de Lisboa e um Porto Canal que não dá uma para a caixa (salvo as excepções decorrentes de ideias veiculadas por essa bluegosfera fora).

    Enfim Rui, urge fazer alguma coisa. Mas o povo dorme e quem tem a possibilidade de ascender a cargos de decisão (possibilidade e não competência ou capacidade atenção), não faz a ponta de um corno pelo povo.

    Mas quem vota nesta gente só merece o que tem. Só me sinto defraudado por Rui Moreira porque se eu tivesse tido a possibilidade de votar, tinha votado nele. Enganou-me. Mas só uma vez. Não me engana mais.

    ResponderEliminar
  8. Mas meu caro, gente que vota em Rui Rio e Passos Coelho, merece o quê?

    País de pipoqueiros e gente sem respeito pelo espaço e pela liberdade respeitadora do próximo. É já uma gente que não sabe a que pertence, nem (a)onde pertence.
    O Porto tem muitas causas pelas quais lutar e mesmo assim anda tudo a dormir.

    ResponderEliminar
  9. Expectativa a partir do dia 1/12 com o novo "figurino" do Porto Canal.

    ResponderEliminar
  10. O Pc foi muito sagaz na critica ao Rm sobre o correio da manha.

    O que faz um intitulado combatente do centralismo: deixa de escrever no único jornal ainda com sede na sua cidade, que ainda aborda mais temas da região norte, que ainda tem uma base alargada de leitores na região, e vai escrever e dar vendas a um jornal da capital, com maioria de notícias sobre a capital e que trata genericamente muito mal, nao só p fcp como a cidade do Porto e suas gentes..

    As pequenas coisas dizem muito, e o caminho de ruptura foi uma vez mais escolhido pelo presidente da Camara....

    Ima desilusao

    ResponderEliminar
  11. Caros amigos,

    É por estas e por outras que não vale a pena alimentarmos grandes expectativas antes do tempo. Por outras palavras: não vale a pena deixarmo-nos impressionar com os primeiros passos da "criança", importa vê-las crescer para ter bem a certeza se crescem bem.

    De futuro, serei mais contido nas minhas considerações mais optimistas, ainda que correndo o risco de passar por pessimista... Mas durmo bem com esse rótulo.

    ResponderEliminar
  12. Deacon Blue13/11/14, 21:04

    Boas!

    O ADN actual dos Portuenses já nao tem muito a haver com o dos nossos país e avós!
    Estamos bonsinhos/light de mais, com nítida perda daquele carácter nortenho que nos fazia diferentes/aguerridos!
    Nao estamos a entender e a ser mais fortes que o centralismo! Estamos a perder a luta!
    O Porto dos anos 70/80 dava cartas e parecía ter futuro....
    era um orgulho....hoje está apreensivo e nao reage.....

    Nem nos damos conta, mas as criticas actuais a Pinto da Costa resultam de uma compreensivel perda das suas qualidades porque a idade nao perdoa! É assim a vida.
    Mas este está a ser já um problema na sucessao de Pinto da Costa e parece que nos está a passar ao lado nao sendo devidamente valorizado. Nao tem assim tanto tempo é verdade....nao acaba o mundo.... mas os sinais sao evidentes...será que a sucessao está bem preparada? parece que nao...nao sei....o clube revela alguns sinais de novo riquismo, distancia com os adeptos e submissao com tudo o que rodeia a capital que é preocupante...

    O que se passa actualmente no FC Porto e sobretudo no Porto
    resulta do cancro centralista que dura, dura, dura e vai ganhando a luta.....
    Como se isso nao bastasse, cada Portuense (eventualmente Portista) que emerge e è reconhecido pelo "seu povo", vai sendo recorrente que, após atingir o pedestal, da-se conta que tem outra dimensao e aquí sim, revelam efectivamente do que sao feitos, cegos pela ambiçao e esquecem tudo o que os rodeia! Talvez algo comparàvel ao principio de Peter....e nao faltam exemplos....cuidado! Eles chama-nos ao choco e depois devolvem-nos esterilisados.

    Incidencias da vida obrigam-me a passar muito tempo fora do país, em algumas grandes cidades que até gosto e aprecio.....
    Mas o Porto (e o FCPorto) serao sempre a minha paixao, a minha casa.
    Quando estou sentado no Dragao ou a assistir a um espectáculo no Coliseu,tenho a sensaçao que estou com a familia, com gente do Porto, com gente que nasceu onde nasci, a minha gente, a minha cidade, a minha familia!

    Abraço

    PS




    ResponderEliminar
  13. Deacon,

    é um pouco de tudo isso que disse que nos está a arrastar numa direcção perigosa de perda de identificação, de genes, de inconformismo.

    Sobre o Porto e o FCPorto, subscrevo
    as susas emoções. Eu também já tive de viver fora do país...

    Um abraço



    ResponderEliminar
  14. Deacon Blue14/11/14, 01:53

    Nao sei porquê mas falta uma nota final a seguir ao PS....se calhar foi falha minha levado pela emoçao do que estava a escrever.

    Mas também agora nao faz sentido.....fica para outra ocasiao!

    Deacon Blue

    ResponderEliminar
  15. Ainda gostava de saber o que vai na cabeça de RM para fazer semelhante viragem, ele que até era contra RR, e, de repente aceitou um lugarzinho que ele lhe deu na câmara. Agora como presidente, vai dizendo por aí uns disparates tipo à flor da pele, na cidade vamos ver qual vai ser o seu trabalho, para já nada.
    Espero que RR assente bem os pés na terra, que se lembre que o FCP é o maior Baluarte da cidade e se deixe de mimices e vamos ao trabalho que se faz tarde.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  16. Não é nada compreensível este distanciamento entre PC e RM. Seria importante para o clube mas fundamentalmente para a cidade uma aproximação efectiva mesmo que sem grandes parangonas.

    Acho que Rui Moreira tem estado bem como presidente da câmara embora me fique encravada esta marginalização do clube e muito especialmente de algumas críticas feitas ao treinador bem como os escritos no jornal mais centralista do país (embora nunca os tenha lido).

    Mas também não entendo como o clube, sendo aparentemente o dono/responsável do Porto Canal, permite que aquela gente vermelha, maldizente e anquilosada tenha espaço de antena na casa. E cada vez suporto menos os nortenhos que vão para a capital e se tornam mais centralistas do que os locais.

    A cidade do Porto e o Futebol Clube do Porto precisam de se unir contra este centralismo bafiento que tem vindo a aumentar a olhos vistos e que prejudica tudo e todos que não sejam da capital e para isso basta ver o que se passa na Liga portuguesa com o silêncio do clube e das instituições nortenhas.

    ResponderEliminar
  17. Pois eu também tinha essa sensação Deacon Blue. Mas das duas últimas vezes que fui ao Dragão já não a tive.

    E isso preocupa-me.

    ResponderEliminar
  18. Deacon.

    o seu comentário inicial terminava com um PS mas sem mais nada, pelo que deduzi tratar-se das iniciais do seu nome. Mas se tiver qualquer coisa a acrescentar é só reenviar.

    ResponderEliminar
  19. Quem na provincia tem ambições na politica nacional tem de fazer exactamente o que os ruis deste país estão a fazer!
    Olhar para a escada agarra-la com as duas mão levantar de preferência o pé direito e coloca-lo no primeiro degrau! Ou seja, alinhavar um discurso bairrista e anti centralista que lhe permita a possibilidade de colocar o pé esquerdo ou seja conquistar a confiança dos crentes!
    Conseguido esse objectivo vamos subir o segundo degrau que é agradar á corja lisbonária que como sabem detem o poder!
    É isso que Rui Moreira está a fazer pois tem a ambição de subir alto na escada podre do poder!
    Por acaso alguém me pode indicar o nome de um presidente da camara do Porto defensor acérrimo dos interesses do Porto e das suas instituições sem vergar a espinha que tenha subido muito alto?
    Alguns bem tentaram mas lá de baixo abanaram a puta da escada de tal maneira que eles se espalharam ao comprido!
    Ex presidente da camara do Porto guindado a primeiro ministro ou presidente da républica que eu me lembre não houve!
    Presidente da camara de lisboa a conseguir esse desiderato é o mais fácil! Agora vamos levar com o costa a primeiro ministro mais um fazedor de impostos e tachas!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...