07 maio, 2015

Que FCPorto teremos na próxima temporada?


Espero bem não me enganar se disser que, a partir do momento que Pinto da Costa aceitou integrar o heterogéneo grupo do Conselho Editorial do JN, os portistas não terão mais razões para se preocuparem com as informações distorcidas no que ao FCPorto respeita. É respaldado nesta realidade que dou como credíveis as notícias que dão como certas as saídas de seis jogadores do plantel principal do FCPorto, a saber: Danilo (já contratado pelo Real Madrid), Casemiro, Óliver Torres, Jackson Martinez, Alex Sandro e Brahimi. A serem incorrectas estas notícias no seu conjunto, a ver vamos se Pinto da Costa as desmente, ou se vai também remeter-se ao silêncio...

Com o empréstimo obrigacionista (num total de 40 milhões de euros) ontem anunciado pelo administrador da SAD, Fernando Gomes, ficamos ainda sem saber qual vai ser a estratégia de aquisições para a próxima época. E era importante que isso fosse esclarecido para sabermos com o que podemos contar. 

Ficou provado que o método contratual dos empréstimos, tem mais inconvenientes que vantagens. Os jogadores com mais potencial, serão naturalmente devolvidos à procedência e dificilmente assumirão o espírito de jogador à Porto. Teremos de esperar muito da sorte, ou dela depender, para nestas condições acreditarmos na abundância de jogadores com o carácter de Casemiro, por exemplo. Por outro lado, fazemos rodar e crescer esses jogadores, dando-lhes visibilidade, que estariam certamente na sombra dos titulares nos clubes de origem, sem com isso retirarmos grandes dividendos. Depois, conviria redefinir a ideia do jogador à Porto de que tantas vezes se fala. Quaresma, é um jogador talentoso mas gosta mais de si próprio que do FCPorto, e só joga quando lhe apetece. Por mais beijos que dê no emblema, não será com essas manifestações que convence os adeptos mais exigentes que é um jogador à Porto. A sua irreverência roça muitas vezes a indisciplina e transmite maus exemplos aos restantes jogadores. A aposta em dar-lhe a braçadeira pode ter sido bem intencionada, mas foi ingénua, porque não é aos 31 anos que Quaresma vai alterar a sua personalidade, como aliás se comprova. 

Uma época pouco azul e branca, a do FCPorto desta época. A bipolaridade já não é de agora, começou por alturas em que Victor Pereira era treinador, acentuou-se com Paulo Fonseca e continuou com Julen Lopetegui, que mesmo assim conseguiu fazer uma carreira louvável na Champions League podendo ainda, com muita sorte é certo, ser campeão, mas arriscando-se a não ganhar nada.

Não sei se tudo isto está a ser devidamente estudado pela direcção portista, nem faço ideia se  Pinto da Costa percebe a sua quota parte de responsabilidade nos insucessos do clube que, significativamente, se estendeu a quase todas as modalidades e escalões. O que sei, é que, se o FCPorto pretende regressar às victórias para a próxima temporada vai ter de dar uma volta de 180º em vários aspectos. No modelo de contratações, da comunicação, dentro e fora do clube, e sobretudo na forma de defender os seus interesses, quer junto das instituições desportivas (Liga e Federação), quer com a comunicação social centralista. Para isso, dispõe de uma ferramenta preciosa, um canal de televisão de que a maioria dos clubes não pode usufruir.

Uma coisa vos garanto: Pinto da Costa, vai mesmo ter de falar seriamente aos adeptos. Nos êxitos, desculpam-se falhas, nas derrotas, nunca! Desviar as atenções do futebol para guerrinhas de alecrim e manjerona com portuenses/portistas como Rui Moreira e emudecer com os desmandos proveitosos dos seus adversários,  é visar o pássaro errado, e perder pontos...     


9 comentários:

  1. Provavelmente vamos perder o campeonato, e com este já é segundo para os Batoteiros vermelhos.
    Sinceramente, já acreditei mais em Pinto da Costa, hoje, o presidente está mais fragilizado, idade a saúde, por isso, era o momento de preparar o FCP para uma geração de gente mais jovem sem deixarmos de contar com gente experiente dentro do clube para sustentar esse sangue novo.
    O clube Abutre do Regime, está neste momento bem infiltrado em tudo que mexe no futebol, para levar os seus intentos sujos em seu prol.
    Estamos a perder terreno para o inimigo, e, se não agirmos rápidos, vai ser muito difícil recuperar. Adormecemos, já não somos como dantes, levamos muito tempo a reagir.
    Esta política de estrangeiros a mais, contratações de jogadores em fim de carreira, emprestados para logo saírem não é boa política.
    Ao perdemos tudo, não foi só Lopetegue o único culpado, foi mais o presidente que o contratou.

    Abílio Costa

    ResponderEliminar
  2. Luís Miguel08/05/15, 16:52

    Rui Valente

    Em relação às compras e vendas de jogadores teremos a habitual especulação ao longo dos tempos.

    Ao contrário do que mencionas, não ficou nada provado que o método contratual dos empréstimos, tem mais inconvenientes que vantagens, porque muito simplesmente não se consegue provar nada, são tudo meras opiniões.

    Também ao contrário do que mencionas, PdC não tem que falar SERIAMENTE aos adeptos, porque palavras leva-as o vento, tem é que continuar a trabalhar como tem feito ao longo das últimas décadas.

    ResponderEliminar
  3. Luís Miguel,

    É a tua opinião, vale o que vale. A minha, baseia-se no que aconteceu esta temporada e vai continuar a acontecer para a próxima SE NADA SE FIZER, que é, entre outras coisas, o inconveniente de os jogadores emprestados, sabendo que estão de passagem, não se dedicarem ao clube, não se empenharem como estávamos habituados, de mais a mais, vindos de clubes como o Real Madrid e o Barcelona... Quanto a Pinto da Costa, deves andar distraído, ou tens medo de criticar o Presidente quando ele merece, porque nada fez este ano para defender o clube e o próprio treinador. Ou será mentira?

    Além disso, estou a dar apenas a minha opinião, não tenho que provar coisa nenhuma. As minhas "provas" baseiam-se no que se consta, e não estou a falar de Bolas, Records, por que não leio essas drogas, baseio-me em notícias veículadas pelo JN, jornal do qual Pinto da Costa é conselheiro editorial...

    Mas pelos vistos tu dás a tua opinião, e apresentas provas.

    Depois,garanto-te que se eu fosse sócio, Pinto da Costa teria de me responder por que é que esta época se armou em prima-dona, se deixou comer como um anjinho sem dar cavaco às tropas, quer dizer, aos sócios e adeptos.

    Pinto da Costa não é dono do clube, é o Presidente, mas parece ter desistido de agir como tal. Ou tu, não notas diferenças?

    Ah, e se tu és sócio, pelos vistos não levas muito a sério os teus direitos enquanto tal. São formas de estar. Para terminar te digo que também não me provaste nada.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Portista Abílio Costa. Concordando, no mais, consigo, só lhe contrpôem-nho que os Clubes da Lissabon, neste caso os lampiões, noutros o Sporting, e, neste caso, em tempos do Maior Mestre de Futebol, sr. JM Pedroto, pode ver, por exemplo o Sporting arravessado com o Clube da Luz--que há pouco no-las privou, ou seja de Lampiões se tornaram Pretalhões, excelente sinal de "fair play", que, para mim maldito cigano, cedo se esqueceu! Porra, mas se o Editor quiser editar, rejeito esta interjeição, para o mais suave, "Puxa Vida"!
    Benfas julga-se na mó de cima! Claro, com todos os favores dos Homens do Apito Bermelho; mas o Sporting, na mó de baixo, em podendo nunca lhes será diferente!!!
    Pinto da Costa, julga que a avançada idade o torna eterno, sua senilididade, apraz-lhe ao dito e soberbo silêncio. A sua idade avançada, não o faz ver, que para os interesses do FC Porto não presta mais? Ou quererá, ele, de todo putanheiro, bater o Record, não o chauvinista Alfacinha periódico, mas, prejudique quem prejudicar, mormente este bastião da Invicta e Velho Burgo o FC Porto?
    E, prezado Portista, só discordo de si, porque o Benfas, não é só o Clube do Anterior Regime, mas, igualmente desta miséria, auto-propalada de Democracia (cf. os inúmeros favores do Costinha do Castelo, ou seja, António Costa, somente ao Clube da Capital????

    Despeço-me a quem, de facto, ama o Porto. Nas vitórias e nos erros intencionais, da arbitragem!

    Sempre com amor a este ditoso Clube, mesmo quando passamos uma fome de 19 anos!

    Viva o Porto, nosso amado!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Júlio Soares09/05/15, 14:44

    Rui Valente!
    O "Pinto da Costa", o do Futebol, se a sua saúde cardiológica é má ou se está senil (mas a senilidade, em seres humanos, fazem exaurir quer as suas vantagens, quer defeitos...). Não o creio, convençam-me do contrário. Está com medo, de qualquer coisa que Lisboa, quer através da aposentada Magistrada Pública Maria José Morgado, essa desdita Cidade, com todo o poder, por ser sede da Capital, suas influências e do esbanjador Parque Automóvel do País (ouvi falar em, nada menos que 10 000 Automóveis topo-de-gama, para assessores, assessores de assessores e, mais, até para Presidentes de qualquer Jota, assentando na porcalhota Capital), tem, pura e simplesmente medo e pavor de mais um Apito Dourado!
    E, querendo ser o Presidente mais eterno, balda-se no seu antigo clube do coração, a troco disso!
    E vêm-me, à memória, deste ainda Presidente:
    https://youtu.be/LJ-vin0tSEE

    Júlio Soares de Carvalho

    ResponderEliminar
  7. Isto, é com asco, que falo deste "senhor Dotor".
    Imediatamente pós-abrilinamente, um histórico do "reviralho", imediatamente aderindo ao PS, Dr. António Sousa, propôs o inexperiente economista Fernando Gomes, que fez quantos dislates, lhe aprouveram em Vila do Conde. Mas, isso, são questões históricas, mas de autêntico derrube patrimonial.
    O que ressalva, foi que patrocinou a Casa do Sporting em Vila do Conde. Tenho a absoluta certeza do que afirmo, pois foi a pedido, mas com dinheiros camarários, que o Eng.º Maia, a conseguiu erguer, um renomado leão, mas nunca lá pôs dinheiro, abastado como ele é, mas devendo à Câmara Municipal de Vila do Conde, pelas mãos do sr. dr. economista Fernando Gomes!
    Fugiu de Vila do Conde e, pelas mãos do PS, candidatou-se, e, pior venceu a segunda Câmara do País... Aqui, já, contra-ordenou o Plano Urbanístico, por exemplo o Centro Comercial da Cidade, mas fez algo de bom, ou seja o Parque da Cidade, mas arguto, como sempre foi, nunca o pretendeu proteger contra Arquitecturas-Urbanismos e o Diabo a quatro, à sua Volta...
    Enfim, surgiu-lhe mais uma fuga, desta vez, num Governo Socialista, para Ministro dos Assuntos Interiores, criando, como lhe está na massa do sangue, as infames, porque inoperantes e dispendiosas, a menos que multar seja uma fonte para o erário camarário, mas de resto, emprego para inúteis. Por ser, alegadamente do Norte, foi corrido pela elite (de quê? Juro que não sei) e recandidatou-se à Câmara do Porto. Os Portuenses, brutinhos embora, correram-no. Zás Trás Pá! Mas, Fernando Gomes, encontrou compadrio para o Parlamento Europeu. Enormemente bem pago, embora, não fez mossa ao Porto!...
    Segue-se, após PE, Súcialistas, deram-lhe albergue, como Administrador, na Galp. Mais não me recordo.
    Mas ver um Sportinguista nos quadros, muito bem pagos, da SAD do FC Porto...
    A mim, como ao Rui Valente, queimarei o meu Cartão de Sócio, pedirei à minha filha Teresa que o faça e o Pinto da Costa, o do Futebol, que escolha melhores companhias que a amante Carolina Salgado ou Fernando Gomes, prontérrimo a conceder a A Bola, infames dizeres sobre o Clube do Nosso Coração, pois de Spontirguistas acolitados, o Nosso Ex-Grande, agora Cobarde, por Silencioso, Presidente, tem o dever de proteger o FC Porto. E, não o conseguindo mais, tenha ao menos o brio e a hombridade de deixar o encargo, a outros!
    Nunca gostei de falar de um conterrâneo, Rui Valente. Mas, a hora impõe-me! Contra Traidores, venham eles donde forem!
    Saudações cordiais, do
    Júlio

    ResponderEliminar
  8. Na vida, há sempre um dia em que nós temos que saber sair pela porta grande com o dever cumprido, é preciso saber o momento desse dia glorioso.
    Somos sacanados todos os dia por grupos mafiosos bem organizados, e para nos defendermos temos que estar bem preparados, caso contrário, ficamos mal tratados.
    O que acontece, é que neste momento ninguém nos respeita! não reagimos! e a escória, a escumalha, está espezinharmos, a Peste vermelha está bem instalada.
    Reage Porto, reage, senhores do nossos destinos antes que seja tarde.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  9. Deacon Blue10/05/15, 12:34

    Caro Rui,

    Permita que comente algo relativamente ao que diz o Luis Miguel!


    "...Ao contrário do que mencionas, não ficou nada provado que o método contratual dos empréstimos..."

    Sim, ficou provado que nao ganhamos nada com a desvantagem de termos jogadores emprestados!
    Se precisamos de jogadores emprestados para fazer o que se fez esta época e isso satisfaz um Portista, eu vou ali e já venho!
    Num click, qualquer Portista encontra equipas nestes últimos anos que defendiam, atacavam, jogavam à bola, muitissimo melhor que esta!
    Se serve para isto os jogadores emprestados....ridículo!

    "...Também ao contrário do que mencionas, PdC não tem que falar SERIAMENTE aos adeptos, porque palavras leva-as o vento..."


    Tanga! Comentario típico de alguém que nao está de forma alguma familiarizado e que nao sente o que é um clube por dentro, como adepto e sócio.
    Se o é, é de muito mà formaçao clubistica. Desculpe lá a forma mas a simplicidade e ligeireza dos seus comentarios merecem isto.
    Desde quando é que um líder como é Pinto da Costa nao está obrigado a falar para os sócios?
    Está obrigado sim senhor e a falar S E R I A M E N T E, sabe porque? porque o clube nao é propriedade dele! Ele tem de prestar contas! E nao me venham com a tanga de que so nas assembleias é possivel ou é só ai que tem de se falar!
    É fundamental que exista uma política de responsabilidade!
    Mas também digo que nao tenho grandes expectativas sobre o que venha Pinto da Costa a dizer! Vou ficar sentàdo è espera. Um dos defeitos que tem Pinto da Costa ,e que fala pouco e mal direcionado quando perde!
    Em nada isto poem am causa o que fez pelo clube mas também deve de estar consciente que nao tem crédito para fazer o que lhe der na gana.

    Cmpts
    DB


    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...