Quando um clube como o FCPorto tem um presidente que ainda há pouco tempo afirmou numa entrevista ao Porto Canal que as arbitragens não tinham piorado, e passado umas semanas se queixa de 15 grandes penalidades não assinaladas a favor do nosso clube, é caso para perguntar o que o fez ver só agora, o que todos os portistas viram desde o início da temporada. Que confiança nos pode inspirar um homem que muda de opinião tão abruptamente? Deixo a resposta ao critério dos leitores.
A minha opinião já a revelei, mas para que não hajam dúvidas, vou recordá-la: foi a blogosfera azul e branca! Sim, os blogues, esses mesmos a quem Pinto da Costa e o director geral do Porto Canal não "passam cartão", não lêem, embora toda a gente os conheça. Mas, pronto, como diz o ditado, só não mudam os burros, embora quando mudam, nem sempre tenham a nobreza de carácter para reconhecer que erraram.
O jogo de ontem com o Chaves (terra natal de meu pai, que era um portista ferrenho), provou, comprovou e confirmou, que os árbitros estão notoriamente empenhados e comprometidos com o clube do regime. Se há uns que disfarçam melhor a missão de que estão incumbidos, outros roubam à descarada, provocam até, e indignam qualquer espectador idóneo que acompanhe os jogos do FCPorto.
De tantas vezes o repetir, por uma questão de seriedade, estas constatações não são meras desculpas, são factos muito graves que mancham a tão badalada verdade desportiva daqueles que menos autoridade moral têm para a pronunciar (que enfie a carapuça quem se doer).
De tantas vezes o repetir, por uma questão de seriedade, estas constatações não são meras desculpas, são factos muito graves que mancham a tão badalada verdade desportiva daqueles que menos autoridade moral têm para a pronunciar (que enfie a carapuça quem se doer).
Por isso, apesar de estarmos a ser muito desconsiderados pelo senhor presidente, que agora só tem olhos para os super-dragões, ainda bem que a nossa resiliência e os nossos comentários fizeram abrir os olhos a quem teimava em mantê-los fechados. E ainda bem, porque agora já podemos assistir a alguns programas e debates onde esta questão dos árbitros começa a ser comentada sem medos nem mariquices, e com alguns testemunhos técnicos e visuais extremamente úteis. É por demais previsível que esta postura provoque uma reacção violenta e tipicamente manipuladora aos nossos inimigos, mas nada temos a temer quando a razão está do nosso lado, que é o lado dos factos, ou seja, sem precisar de argumentos. É uma boa oportunidade que daremos aos homenzinhos da Federação e das arbitragens se retratarem e testar até onde pode ir a sua desfaçatez.
Fernando Gomes (Presidente da Federação Portuguesa de Futebol) |
José Fontela Gomes (Presidente do Conselho de Arbitragem) |
PS-Dos quatro presidentes aqui plasmados, só um tem afinidades com o FCPorto. Não consta que tenha usado a sua influência para beneficiar o clube onde trabalhou. Os demais, sabe-se, à boca pequena, que são todos benfiquistas (e qual é o problema?!)...
Face ao que se tem passado com as arbitragens, umas, a levar o Benfica ao colo, e outras, a prejudicar exuberantemente o FCPorto, não será caso para pensar num cozinhado previamente marinado. Se foi, quais foram as contrapartidas?
Pedro Proença (Presidente da Liga) |
José Meirim (Presidente do Conselho de Disciplina) |
Não sei qual é ideia de Pinto da Costa umas vezes diz que as arbitragens só se vêm no fim do campeonato e outras vezes diz que fomos roubados em 15 penaltis! Será da idade, ou qual é a estratega dele! Vamos aguardar a que conclusão ele chega.
ResponderEliminarEu ontem também vi o Porto Canal e vi a revolta da Rita Moreira e do ex/jornalista José Cruz mas fiquei um pouco sem perceber qual era ideia a transmitir (estava mesmo baralhado) de um Betinho que lá estava no programa.
Será que o FCP tem que mudar as cores das camisolas pôr reflectores, mudar de cidade, para que estes parasitas da arbitragem deixem o clube em paz e sejam mais sérios, é que eles são tão escandalosos no roubo que até mexem com o sistema nervoso de quem vê os jogos do FCP. Há muito arbitro que em vez de lhes darem um apito davam-lhes um chupa chupa.
Abílio Costa.
Abílio,
ResponderEliminaro terceiro comentador chama-se David (não sei o 2º nome). Ele não é burro, até compreendi e concordei com os argumentos que apresentou. Só que, quando estamos fartos de ser prejudicados, todo o "se" e todo o "mas", pode ser usado como arma de defesa pela concorrência, e é isso que ele tem de perceber.
De contrário, corre o risco de parecer do contra numa casa que não é propriamente a RTP...
Também gostei do Programa a que o Rui se refere no Porto Canal, mas o tal David deve ser a quota exigida pela BTV (benfica TV), para o acordo agora existente entre os dois canais (Porto Canal e BTV), para a transmissão dos jogos entre o FCP e clube do regime, quer seja em casa de um ou de outro, de outra maneira não compreendo a inclusão desse comentador.
ResponderEliminarAbraço
Manuel da Silva Moutinho
M. Moutinho,
ResponderEliminarnão sei se o David é benfiquista, e se fôr, é outra aberração do Júlio Magalhães, porque é contra-natura num canal pertença do FCPorto. A verdade é que no fim do programa vi-o a solidarizar-se com os restantes comentadores nos festejos ao FCPorto. Mas isto vale o que vale, tudo é possível no FCPorto de agora.
Um abraço
Costa do Castelo
ResponderEliminarEu não conheço esse David de lado nenhum, mas fiquei com a mesma impressão do Moutinho...
Parece, talvez por ser natal, que Pinto da Costa se começa a mexer e a chamar os bois pelos nomes. Fico contente mas não satisfeito, porquê só agora presidente! Acabou a hibernação! vamos ter voz, ou é só nesta quadra.
Estamos a chegar a Janeiro, espero que se venda bem e compre melhor, e deixe lá o Bolhão para o Rui Moreira. Olhe faça como o Padrinho Vermelho que anda a vender gato por lebre no caso do Lindelof ao Manchester United por 45 milhões, não sei por quantos vai ser distribuída essa quantia, mas como é natal não faz mal...