20 dezembro, 2016

Habemos Porto, no Porto Canal?

Quando um clube como o FCPorto tem um presidente que ainda há pouco tempo afirmou numa entrevista ao Porto Canal que as arbitragens não tinham piorado, e passado umas semanas se queixa de 15 grandes penalidades não assinaladas a favor do nosso clube, é caso para perguntar o que o fez ver só agora, o que todos os portistas viram desde o início da temporada. Que confiança nos pode inspirar um homem que muda de opinião tão abruptamente? Deixo a resposta ao critério dos leitores.

A minha opinião já a revelei, mas para que não hajam dúvidas, vou recordá-la: foi a blogosfera azul e branca! Sim, os blogues, esses mesmos a quem Pinto da Costa e o director geral do Porto Canal não "passam cartão", não lêem, embora toda a gente os conheça. Mas, pronto, como diz o ditado, só não mudam os burros, embora quando mudam, nem sempre tenham a nobreza de carácter para reconhecer que erraram.

O jogo de ontem com o Chaves (terra natal de meu pai, que era um portista ferrenho), provou, comprovou e confirmou, que os árbitros estão notoriamente empenhados e comprometidos com o clube do regime. Se há uns que disfarçam melhor a missão de que estão incumbidos, outros roubam à descarada, provocam até, e indignam qualquer espectador idóneo que acompanhe os jogos do FCPorto.

De tantas vezes o repetir, por uma questão de seriedade, estas constatações não são meras desculpas, são factos muito graves que mancham a tão badalada verdade desportiva daqueles que menos autoridade moral têm para a pronunciar (que enfie a carapuça quem se doer).

Por isso, apesar de estarmos a ser muito desconsiderados pelo senhor presidente, que agora só tem olhos para os super-dragões, ainda bem que a nossa resiliência e os nossos comentários fizeram abrir os olhos a quem teimava em mantê-los fechados. E ainda bem, porque agora já podemos assistir a alguns programas e debates onde esta questão dos árbitros começa a ser comentada sem medos nem mariquices, e com alguns testemunhos técnicos e visuais extremamente úteis. É por demais previsível que esta postura provoque uma reacção violenta e tipicamente manipuladora aos nossos inimigos, mas nada temos a temer quando a razão está do nosso lado, que é o lado dos factos, ou seja, sem precisar de argumentos. É uma boa oportunidade que daremos aos homenzinhos da Federação e das arbitragens se retratarem e testar até onde pode ir a sua desfaçatez.

Resultado de imagem para fernando gomes presidente da FPF

Fernando Gomes
(Presidente da Federação Portuguesa de Futebol)


























Resultado de imagem para josé fontela gomes
José Fontela Gomes
(Presidente do Conselho de Arbitragem)


No  programa "Universo do Dragão" transmitido ontem depois do jogo no Porto Canal, apreciei tudo o que lá foi debatido, com particular relevo para o ex-jornalista da RTP, José Cruz e Rita Moreira, que não hesitaram em manifestar toda a indignação que lhes ia na alma. É bom sinal. Pena é, que tenhamos de pagar 3 épocas de verdadeiras pilhagens com influência nos resultados financeiros.

PS-Dos quatro presidentes aqui plasmados, só um tem afinidades com o FCPorto. Não consta que tenha usado a sua influência para beneficiar o clube onde trabalhou. Os demais, sabe-se, à boca pequena, que são todos benfiquistas (e qual é o problema?!)... 

Face ao que se tem passado com as arbitragens, umas, a levar o Benfica ao colo, e outras, a prejudicar exuberantemente o FCPorto, não será caso para pensar num cozinhado previamente marinado. Se foi, quais foram as contrapartidas? 

Resultado de imagem para pedro proença presidente da liga
Pedro Proença
(Presidente da Liga)


Resultado de imagem para josé manuel meirim biografia
José Meirim
(Presidente do Conselho de Disciplina)





5 comentários:

  1. Não sei qual é ideia de Pinto da Costa umas vezes diz que as arbitragens só se vêm no fim do campeonato e outras vezes diz que fomos roubados em 15 penaltis! Será da idade, ou qual é a estratega dele! Vamos aguardar a que conclusão ele chega.

    Eu ontem também vi o Porto Canal e vi a revolta da Rita Moreira e do ex/jornalista José Cruz mas fiquei um pouco sem perceber qual era ideia a transmitir (estava mesmo baralhado) de um Betinho que lá estava no programa.

    Será que o FCP tem que mudar as cores das camisolas pôr reflectores, mudar de cidade, para que estes parasitas da arbitragem deixem o clube em paz e sejam mais sérios, é que eles são tão escandalosos no roubo que até mexem com o sistema nervoso de quem vê os jogos do FCP. Há muito arbitro que em vez de lhes darem um apito davam-lhes um chupa chupa.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  2. Abílio,

    o terceiro comentador chama-se David (não sei o 2º nome). Ele não é burro, até compreendi e concordei com os argumentos que apresentou. Só que, quando estamos fartos de ser prejudicados, todo o "se" e todo o "mas", pode ser usado como arma de defesa pela concorrência, e é isso que ele tem de perceber.

    De contrário, corre o risco de parecer do contra numa casa que não é propriamente a RTP...

    ResponderEliminar
  3. Também gostei do Programa a que o Rui se refere no Porto Canal, mas o tal David deve ser a quota exigida pela BTV (benfica TV), para o acordo agora existente entre os dois canais (Porto Canal e BTV), para a transmissão dos jogos entre o FCP e clube do regime, quer seja em casa de um ou de outro, de outra maneira não compreendo a inclusão desse comentador.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  4. M. Moutinho,

    não sei se o David é benfiquista, e se fôr, é outra aberração do Júlio Magalhães, porque é contra-natura num canal pertença do FCPorto. A verdade é que no fim do programa vi-o a solidarizar-se com os restantes comentadores nos festejos ao FCPorto. Mas isto vale o que vale, tudo é possível no FCPorto de agora.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Costa do Castelo
    Eu não conheço esse David de lado nenhum, mas fiquei com a mesma impressão do Moutinho...
    Parece, talvez por ser natal, que Pinto da Costa se começa a mexer e a chamar os bois pelos nomes. Fico contente mas não satisfeito, porquê só agora presidente! Acabou a hibernação! vamos ter voz, ou é só nesta quadra.
    Estamos a chegar a Janeiro, espero que se venda bem e compre melhor, e deixe lá o Bolhão para o Rui Moreira. Olhe faça como o Padrinho Vermelho que anda a vender gato por lebre no caso do Lindelof ao Manchester United por 45 milhões, não sei por quantos vai ser distribuída essa quantia, mas como é natal não faz mal...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...