04 outubro, 2017

Um político incompetente que mais parece um cumplíce

Sejd Joao Paulo Rebelo 5
João Paulo Rebêlo
(Secretário de Estado do Desporto)
Gosto de conhecer o rosto de quem se esconde, quando se impõe aparecer. Há rostos que se ocultam por timidez, outros por se acharem muito feios, e outros ainda, por mera cobardia. Normalmente são anónimos, daqueles que se fazem valentes e sabichões, sem sequer deixarem o apelido quando decidem comentar reactivamente.

Não deve ser o caso deste rapaz aqui ao lado, porque teve "coragem" para se dedicar à política e chegar a Secretário de Estado do Desporto, embora para isso, hoje, a boa coragem não faça parte do perfil exigível  a um político moderno. Mas, se ele não é cobarde, é no mínimo incompetente. A má "coragem" sim, é condição elementar para ser-se político.  

Sinto-me à vontade para pensar assim, porque quem ocupa um cargo como o seu não pode dar-se ao devaneio de repreender um ladrão de supermercado, e depois ficar mudo e indiferente com crimes muito mais graves. É uma incongruência absurda.  Revoltante, mesmo! Objectivamente, este senhor teve a coragem de notificar o líder dos Super-Dragões por incentivo à violência com cânticos inapropriados, por um grupo avulso de uma claque legalizada. Mas já não teve a boa coragem para notificar o Benfica pela ilegalização das suas claques que ainda há poucos mêses assassinaram um adepto do Sporting. Mal comparando, decisões deste tipo, lembra-me de certo modo, o comportamento de Sócrates e as inéditas transferências bancárias, da sua conta própria para a conta de amigos. Sendo legal, é inusitado, nem parece sério para um 1º Ministro. Quando se trata do nosso próprio dinheiro, em circunstâncias normais pautamos sempre pela privacidade, e pela segurança.

O assunto do senhor Secretário dos Desportos, foi também ontem debatido  no Universo Porto da Bancada. Mas, continuo a pensar que é preciso ser mais contundente. Não basta dizer, "isto não se admite", "Ao Benfica tudo é protegido", etc.,  porque eles sabem muito bem que não estão a ser correctos. É preciso pôr os pontos nos "is", apelar à figura do 1º Ministro e pedir a demissão urgente desse seu colaborador pela sua incompetência e sectarismo. O Governo tem de passar a ser enfatizado, e a indignação tem de parecer proporcional à gravidade que o caso tem, caso contrário, estamos a contribuir para o arrastamento desta situação. Quanto mais cedo o fizermos, mais cedo o Governo tomará decisões. Assim, estamos a beneficiar os infractores, a dar-lhes tempo para manobrarem. Andamos à volta de um carrossel de indigências sem fazer tudo o que é preciso para o travar.

O pior que se pode fazer, é vulgarizar o programa, transmitir aos espectadores a sensação que aquilo não vai dar em nada, que é mais um programa de maldizer entre rivais. E não é.

4 comentários:

  1. Caro Rui
    Absolutamente de acordo.
    O FCP tem que reagir de forma oficial à atitude deste capacho vermelho. Não basta denunciar no Canal Porto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Valente,

    Como sempre o comentário justo, assertivo e na hora. E como bem diz para que não achem que o "balão" esvaziou e tudo não passe dum devaneio duma "noite de verão".

    Ontem assisti ao mais chocho dos programas Universo Porto da Bancada.Não pela matéria em apreço, mas pela falta de acutilância relativamente a alguém que se comporta como qualquer dos cartilheiros da nossa (deles) praça.

    É necessário institucionalizar a denúncia e elevar o patamar do protesto. Cabe à Direcção do clube corporizar tudo quanto Francisco J. Marques traz à superfície do lodo pestilento onde se nutrem as papoilas saltitantes.

    Se nos sentirmos limitados pelo facto do 1º Ministro ser benfiquista, então o melhor é desistir. A classe política portuguesa e as demais sedes do poder deste país estão tomadas pela "instituição", e os políticos não alinhados na benfiquização do País, são a excepção que confirma a regra.

    Aquela do Juíz que impediu a acção dos inspectores no apuramento de responsabilidades relacionadas com a matéria dos email`s dá que pensar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. É isso. Não podemos falar de assuntos gravíssimos com sorrizinhos no rosto e ar de brincadeira..,

    ResponderEliminar
  4. Viva, caro Guilherme Olaio!

    o Universo Porto da Bancada foi criado inspirado nos emails. Portanto há-de chegar um momento em que se vão esgotar as provas, e com elas o esvaziamento do próprio programa.

    Quero crer que o Francisco J. Marques já tenha pensado nessa hipótese e que haja qualquer estratégia para contorná-la. Continuo a não compreender a passividade dos senhores da SAD e de Pinto da Costa. Parece que não se passa nada.

    Se não fizerem mais do que isto, estamos conversados. Teremos a confirmação da sua inutilidade actual.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...