06 agosto, 2018

Continuemos caladinhos, meninos bem comportados, vamos ver os resultados

SÓ NÃO NOS PEÇAM PARA ACEITAR???
MAS QUE CONVERSA É ESTA???

Confrange-me bastante saber o estado de espírito da grande generalidade dos portistas. O meu é semelhante, portanto compreendo-os.

Por um lado entendo o sentimento de impotência gerado pela segregação que continua a ser praticada  ao FCPorto e à própria cidade, o que agrava a situação.

Por outro lado, sinto algum excesso de conformismo, patente no discurso e na reacção desses adeptos. Detesto ouvir expressões como estas: "já estamos habituados", "já sabemos com o que podemos contar" , "os arbitros são incompetentes" (quando são manifestamente desonestos) e desabafos do género. Muito vezes repetidas, expressões deste tipo acabam por se transformar em murmúrios de resignação que em nada contribuem para meter na ordem quem nos anda a faltar ao respeito, não só na condição de adeptos, como principalmente de cidadãos (do mesmo país).

Talvez por culpa das permanentes ocorrências do âmbito criminal, vindas da própria esfera política e também económica, sem que a Justiça acerte no tempo e na eficácia, sempre que se trata de arguidos dessa área, se explique a naturalidade com que neste país se lida com a fraude. Há uma espécie de medo de reivindicar direitos neste país. Mesmo que saibamos como é a ficção circense da nossa "democracia" temos que a pôr a prova exactamente por isso.  Os dirigentes do FCPorto não são muito diferentes do tipo de adeptos de que venho falando. O Presidente Pinto da Costa merece  alguma tolerância, devido à sua idade, ao seu passado glorioso e aos problemas de saúde. Mas que conste, ele não está só. Mas parece. É incompreensível por que é que os restantes dirigentes não se dispõem a ajudá-lo a defender o FCPorto com outra coragem e pertinência. 

Aqui não se trata de qualquer desobediência à Lei, antes pelo contrário, trata-se de um dever cívico, de uma obrigação hierárquica. Trata-se de convidar o Governo a cumprir o que não está a ser cumprido, que são as normas da Constituição da República!   O Governo arroga-se como democrata, mas não sabe levar a democracia à letra. O Governo não tem apenas direitos, tem como todos nós, deveres, e o primeiro deles é cumprir e fazer cumprir a Constituição.

Na minha opinião, acho extremamente simples apresentar provas da violação de alguns desses direitos. O mais importante dos princípios constitucionais é assegurar o primado do Estado de Direito democrático de um país mais livre, mais justo e fraterno. Assim sendo, bastaria convidar os dois principais poderes (presidencial e governativo) a pronunciarem-se sobre o tratamento dado FCPorto pela comunicação social, pública e privada, e o que têm a declarar com o que se está a passar no futebol português, sem sofismas nem hipocrisias. Isto é, com a integridade que é exigida a quem está no tôpo da pirâmide do poder.  O FCPorto pode (e deve) inclusive evocar o péssimo desempenho dos órgãos desportivos e disciplinar do futebol, e até apresentar provas. Por falar nisto, não gostei nada de ver Pinto da Costa ao lado de Fernando Gomes, não condiz com protocolos coerentes. É protocolo sim, mas sem autenticidade partilhada... Um sapo difícil de engolir.

O FCPorto continua a acreditar demasiado na justiça, e talvez se venha a arrepender, porque apesar da má  gestão dos últimos 4/5 anos ser um facto, está agora mais que provado que se não fomos Campeões, foi também por gravíssimos motivos extra desportivas.

O Director da Comunicação, Francisco J. Marques já está a sofrer as consequências da passividade ou do excesso de confiança da SAD que não tomou ainda nenhuma medida adequada à dimensão das causas. Assim como o suspenderam de fazer o seu trabalho - coisa impensável numa democracia séria e livre - também castigaram Sérgio Conceição no jogo da Super Taça e o Director Desportivo do FCP, nomeando para árbitro um catraio que, mais do que incompetente, fez questão de se portar como um vendido! É assim que devem ser classificadas arbitragens destas, e não como incompetentes, ao bom estilo de quem não quer queimar os dedinhos e prefere obedecer à hipocrisia do politicamente correcto.

Por favor, habituemos-nos  a chamar os bois pelo nome. Essa gentinha não merece nenhuma cortesia verbal. Num país como nosso, as boas maneiras não são para qualquer vigarista. O código de conduta dessa canalhada só obedece ao dinheiro, mesmo que seja roubado. O Sérgio Conceição até soube conter-se, porque no lugar dele premiava o pseudo árbitro com um bom huperkut nos queixos com um recadinho a seguir. Sei que há responsabilidades e consequências, mas sem Justiça social, não há como resistir a um bom sopapo. Sou fã do olho por olho, dente por dente, e não me tenho como um tipo adepto da violência, só que, por vezes, não há outro "remédio"para contermos a adrenalina e a revolta. Não podemos contar muito com a Justiça, porque quando é lenta (diz o ditado) raramente é justa.

Estou curioso de ver até quando, e a que ponto, irá durar o branquemento da bandalhice vermelha!   

7 comentários:

  1. O PRELADO VERMELHO CONTINUA.
    As Moscas Varejas as Larvas são as mesmas, o comedouro está no mesmo sítio com mesmo Menu de à muitos anos. Não é por acaso que Morcão Morcom) Mor vermelho ainda tem forças para dizer boladas de trampa para agradar à sua Trupe. Prisão para estes artistas só se for de ventre. É o Estado Vermelho Anarquista no seu melhor.

    ResponderEliminar
  2. Também me ri quando li isso no Dragões Diário. A mensagem é fraquissima, risível, chega a dar pena.

    Em termos de comunicação, tirando o FJM que o regime de resto já tirou de cena, há mais de 10 anos que somos uma absoluta nulidade. E o homem é "afastado" e não há substituto. Mau demais.

    ResponderEliminar
  3. Deacon Blue08/08/18, 19:25

    Boa tarde Rui,

    Isto só vai la com guerrilha e denuncia constante, legal ou ilegal da igual num país destes.
    Por a boca no trombone sem apelo nem agravo.

    O FC Porto precisa de injecçao urgente de sangue novo, gente com tomates e que saiba bem o que fazer com esta cáfila de ladroes de Lisboa.

    Eles este ano vao passar por cima de tudo e todos, vai valer tudo, obviamente sempre tudo normal e dentro da mais pura legalidade!

    E os tansos aquí a norte a comer gelados com a testa.

    Precisamos de uma verdadeira revoluçao! Alguem que de um murro na mesa.

    Abraço
    Deacon

    ResponderEliminar
  4. A culpa de tudo que nos fazem tem um nome:Sad! É composta pir elementos acomodados e ultrapassados no tempo que não defendem o clube. Pinto da Costa FOI um grande Presidente mas agora não passa de uma sombra. Morreu desportivamente e ainda não sabe. O problema é que a grande maioria parece ser fo FCPinto da costa e não do FCPorto. Enquanto assim for cada vez nos farão pior pois já sabem que da nossa parte não há reação.

    ResponderEliminar
  5. Só numa Democracia de faz de Conta como esta é que toda esta gente desenvergonhada com tiques mafiosos se mantém como nada se tenha passado e a incriminar os outros daquilo que eles próprios fazem.
    Será, que tudo ou quase tudo que está provado nas vigarice no futebol que eles praticam e a nossa justiça demore tanto tempo para os pôr a trás das grades. Espero que justiça seja rápida a agir antes que isto vá para pior do está.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

  6. Há quem considere uma desconsideração a Pinto da Costa e àqueles que o rodeiam, admitir a sua inoperacionalidade e da SAD, principalmente no que se refere à defesa do FCPorto, mas isso não é mais do que negar a realidade, porque factos são factos.

    Tolerar abusos de adversários como o Benfica, um clube manifestamente corrupto e influente para os próprios órgãos de soberania,com prejuízos de toda a ordem para o FCPorto, é manter-lhes as portas escancaradas para a vigarice e para a cumplicidade dos cartilheiros e árbitos como o que "apitou" na Supertaça só para um lado. E parem de chamar incompetentes a gajos desonestos porque são coisas muito diferentes, e não façamos de burros nós mesmos. Não nos fica bem.

    ResponderEliminar
  7. Justiça como? Onde?
    Não tenho nenhuma esperança...... num “país” de gente que põem um futebolista ( por ser do benfica) no panteão nacional....
    Tá tudo dito.
    Esperemos sentados.
    Para o ano somos capazes nesta altura de estar a disputar o acesso a uma qualquer Liga Europa ou coisa parecida e ainda vamos festejar por isso.

    Já devíamos de ter montado um estado de sítio nesta merda de futebol tuga, doa a quem doer, mas o medo de perder o tacho fala mais alto.

    Ando a ver este filme há anos....

    DB

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...