06 setembro, 2018

Temos direitos! E exigir dos governantes seriedade é o mínimo, mas é essencial


Resultado de imagem para justiça

Não deve ser por acaso que, tirando as raras excepções de alguns portistas carolas que me honram com os seus comentários, algo de estranho se deve passar com os meus posts para não darem a sua opinião. É estranho, porque o nível de visitas diárias é enorme e não condiz nada com o número de comentários. Sei que o Renovar o Porto é um blogue de carácter generalista, mas dedico também muito tempo ao FCPorto, portanto não deve ser só por isso. Não é que tal me preocupe, apenas acho estranho. 

Reconheço que não sou propriamente o tipo de cidadão conformado com a sociedade em que vivo, que acredita nos políticos e na forma como exercem a política, mas isso não me parece justificável para tanto silêncio, porque já estou cansado de explicar porque penso e como penso.  

Vou dar um exemplo prático e actual, relacionado com o FCPorto e com a política. Ideologicamente identifico-me com a esquerda, não na esquerda partidária que conhecemos, porque na prática nunca soube adaptar-se aos novos tempos nem à mais pura genuidade da ideologia, acabando por não resistir a tiques ditatoriais. Mesmo assim, a esquerda dos partidos tradicionais consegue ser um pouco mais credível que todos os partidos de direita portugueses que nos têm governado, incluindo o PS que tem vivido todos estes anos a mascarar o seu esquerdismo com uns salpicos de reformas ridículas para parecer um partido de esquerda. Lamento dizê-lo, porque foi o PS o 1º. partido em que votei desde o 25 de Abril, seduzido na época pela persuasão democrática de Mário Soares e pela minha imaturidade política. Hoje, aprendi com o que fui observando e já não vou em cantigas de embalar. Passou-se tempo suficiente para os políticos ganharem experiência e corrigirem os seus erros, mas eles não querem, porque se habituaram à mentira e se esqueceram da importância da honra.

Mesmo assim, embora toda esta degradação moral explique parte do problema, continuo a ter dificuldade em perceber a razão para tanto conformismo cívico. Já aqui assumi como ditatorial o regime em que vivemos. É uma ditadura diferente da anterior, mas é uma ditadura! Permite a Liberdade, aguenta a crítica, mas não nos possibilita a mudança, a participação, porque sabem que nenhum dos partidos da esquerda à direita estão preparados ou vocacionados para dar aos eleitoes aquilo que eles querem, porque não estão nisso interessados. O que há, é mais do mesmo. A mentalidade é semelhante. Assim, na prática, as eleições só servem para colocar no 1º. pedestal do poder, os políticos Para mais nada. A seguir, vão mentindo como podem, e a ter comportamentos ainda mais graves...

Vamos lá ver. Esta pouca vergonha que paira no futebol (a vítima maior é o FCPorto), não podia ter sido evitada se o Governo (este e outros) tivesse elegido as pessoas certas para o lugar certo, ou seja, tivesse colocado nos lugares de chefia pessoas honestas e cumpridoras. Mas para isso teríamos de ter 1ºs ministros atentos a tudo, aos ministérios e secretarias, que controlassem regularmente os seus desempenhos. Não só não o fez, como lá colocou pessoas sem perfil para cargos de responsabilidade e ainda por cima desonestas, porque foram para lá prejudicar uns (o FCP) e beneficiar outros (o Benfica). 

Por que é que não fomos capazes de denunciar directamente esta pouca vergonha ao 1º. Ministro se hoje é fácil comprovar certas vigarices? Por que não convidá-lo a acompanhar o desempenho dos órgãos de disciplina (da FPF, Liga, IPDJ e da Sec.Est.Desporto), para avaliar com os próprios olhos os factos alegando comportamentos suspeitos? Para isso não era preciso sequer a PJ. Se a resposta do 1º Minº. fosse a prevista, se recambiasse para os suspeitos o problema, só tínhamos que insistir reiterando perda de confiança nos mesmos e responsabilizando o 1º. Ministro por cumplicidade caso viesse a provar-se o crime no MP.

E mais. Porque não apresentamos também queixa ao 1º-Minº e ao PR contra comportamento dos media  da capital, da RTP (paga por todos nós), e da SportTv,? Todos eles sabem que estão a abusar mas é preciso que alguma autoridade os faça travar. Olhem para quem esteve estes anos todos à frente da Federação, da Liga, da Sec.Est.Desporto, e do IPDJ descaradamente ao serviço do Benfica como agora se comprova e digam se não valia a pena pressionar quem manda? 

Eu não acredito na nossa democracia, já o afirmei mais atrás, mas se os responsáveis portistas acreditam por que é que toleram tantos abusos? Agora toda a gente pode fazer o que quer? Que exemplo, que magistratura de influência desempenha Marcelo Rebelo de Sousa se não abre a boca? Que porcaria de democracia é isto? Por que é que ainda há quem acredite nestes troca-tintas sem classe?

É isto que me espanta. Nós queixamo-nos com razão, mas não podemos deixar os bandidos à solta sob pena de voltarem àquilo a que estão habituados.  

Agora, pergunto aos leitores mais assíduos: há quantos anos ando eu a suspeitar da seriedade desta gente? Não, eu não sou bruxo, mas os comportamentos definem muito bem as pessoas. Mesmo os dos mais "refinados" vigaristas. Mais dia, menos dia, denunciam-se.

PS-Outra coisa que há muito queria dizer, que acabei por esquecer e reforça a minha opinião sobre aquilo a que chamam Estado de Direito: 

Pinto da Costa foi julgado, vítima de uma cabala "bem" urdida pela comunicação social ao serviço do centralismo lisboeta e foi considerado inocente pela justiça civil. A "justiça" desportiva tudo fez para o condenar. Na época já desconfiávamos e tínhamos razão até dizer basta. Hoje temos provas às centenas que os justiçeiros eram simplesmente escória. Como será no futuro próximo?

Mas, o que me intriga numa sociedade que se supunha respeitável é que, mesmo depois de Pinto da Costa ter sido absolvido, há ainda quem se permita continuar a acusá-lo publicamente de corrupto e nas televisões sem que ninguém os mande calar. É para isto, para este modelo de democracia que serve a liberdade? Que me responda quem souber.


10 comentários:

  1. Caro Rui Valente

    Há muito que leio este blog, nunca comentei mas faço-o agora. Se houver muitos como eu, embora calados, não deixam de apoiar inteiramente o que aqui se escreve. Concordo com pelo menos 90% do que escreve, o que é talvez mais do que em outro qualquer blog, pese embora haver muitos blogs portistas de grande valor, felizmente. E concordo com quase todas as suas posições, quer no âmbito restrito do futebol, quer numa visão mais vasta, englobando a política, o centralismo, etc. Continue, e saiba que há muitos que embora não o tenham demonstrado, o apoiam inteiramente!
    Parabéns e força para continuar!

    ResponderEliminar
  2. Rui continue não se preocupe com as audiências, o mais importante é malhar naqueles que não sabem estar na política nem no futebol e se aproveitam só para tirar dividendos a qualquer preço beneficiado a pessoa deles e da trupe que representam.

    Neste caso grave E-Toupeira, Emails, toda corrupção Vermelha, o 1º ministro, presidente da republica e ministro das Finanças e tanta outra gente importante nos destino deste país, continuam assobiar para o lado! Dizem alguma coisa...
    Veja este ministro vermelho o Centeno se está preocupado em resolver a construção da pediatria "O Joãozinho" retendo as verbas, mas se não os denunciasse-mos a ele 1º ministro continuavam a prestar vassalagem a um Iletrado só porque era presidente do benfica O Querido.

    Falta um ano para eleições e veja as opções ao Costa com um Faz de conta como Rui Rio que não sobe governar uma Câmara quanto mais um País, e, de todos os outros bitaiteiros da esquerda à direita que passam vida a dar tiros nos pés. É esta gente que temos, que não presta e passam adiar e comprometer o futuro dos portugueses.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui Valente, no meu caso a falta de comentários é precisamente sinal do interesse que tenho no que escreve, reconhecimento da qualidade dos seus textos, da sua lucidez (bem...não tanto na parte política... : ))e coragem. Pode parecer paradoxal o que digo, mas não: não tenho o tempo para desenvolver comentários que valha a pena enviar; e prefiro não entrar em assuntos que poderiam levar a um diálogo consigo - fatalmente consumidor de tempo e atenção... Ou seja, o que acho é que o Rui Valente é "vítima" do seu interesse. Mais ou menos como uma rapariga bonita / especialmente interessante, que não percebe porque poucos rapazes falam com ela... : )
    Um abraço, Alexandre Sottomayor

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos,

    agradeço-vos a amabilidade, mas não são audiências que me interessam, é a vossa opinião, é saber se tal como eu, não estão indignados com o que está a acontecer no país. O mundo do futebol está quase completamente minado, já sabemos, e agora com provas incontáveis. Mas, é sobretudo a política, a inutilidade a que chegou, o modo displicente como os governos reagem à bagunça, à intriga, ao ambiente pidesco dos media. É isso que não consigo tolerar porque é mesmo intolerável, porque nos querem fazer crer que vivemos numa democracia quando há tantas provas que o negam, e todos vós sabem-no.

    Obrigado, mas não me interpretem mal, por favor.

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Caro Alexandre,

    Já percebi, não se preocupe. Como disse, gosto de saber como pensam os portuenses e portistas do que se está a passar. Nada mais que isso. As audiências não me preocupam.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui...
    Sou leitor assiduo do seu blog e comentador fugaz, pela simples razão que comungo 90% das suas ideias (excepto a parte politica, sobretudo sobre esquerdas e direitas e mais um ou outro "pormaior" :)).

    Quanto ao estado democrático de direito, creio que há uma gigantesca evolução, sejamos honestos e coerentes. Alguém algum dia se atreveria a pensar, quanto mais ver, que um 1º ministro fosse engaiolado e com a justiça á perna, banqueiros condenados, policias presos, juízes afastados e o SLB investigado?
    Daí o meu muito e apreciado juízo de valor á SAD do FC PORTO em deixar andar o barco, não metendo lenha no fogo, não vá este se descontrolar. Os tribunais estão lá para absolver ou condenar.

    Outro pormenor que estamos em desacordo é sobre a posição da PGR, drª Joana Marques Vidal. Por muito competente que a senhora seja, e que o é, por muito eficaz que seja, e que o é, por muito profícua que seja, e que o é, em Portugal existe a tradição de um PGR, um mandato! Sou completamente a favor (tal como a limitação de mandatos nos politcos desde a Assembelia da República até á junta de freguesia).
    Afim de se evitar que conforme se obtém gente como a procuradora actual, também estamos sujeitos a levar com um Rangel ou Monteiro qualquer!

    Um grande abraço e continue sempre. Cá estaremos para o ler com prazer e com honra.


    ResponderEliminar
  7. Caro Gilberto,

    de facto pouco temos em comum no que respeita ao crédito que damos à política. Eu para ser honesto só consigo dar valor a algumas pessoas avulsas (muito poucas) que estão de algum modoligadas
    à política. Por exemplo, a Procuradora Marques Vidal é uma dessas raridades. Mas ainda falt saber se a deixam levar o seu trabalho até ao fim...

    Quanto à democracia portuguesa já disse o que tinha a dizer e não mudo de opinião. Mas, tanto a política como a democracia não se fazem com meia dúzia de homens mas sim com a dedicação séria e empenhada de todos. E sobre a honestidade prefiro não falar. Mas pronto, aprecio o seu optimismo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez outro excelente post. Parabéns. Se perante todos os factos que têm vindo a público sobre o IPJD, a nossa Sad não tomar uma posição firme e pública sobre a nomeação deste Pataco,pedindo a sua substituição estaremos perante um crime de lesa clube. Não podemos ficar calados perante o comportamento desse tal Rebelo que já devia ter sido demitido há muito tempo. É preciso agir pois lamentações só no muro em Jerusalém e essas qhe se saibam nunca levam a nada.

    ResponderEliminar
  9. Conversa entre Francisco J. Marques e o presidente Pinto da Costa:

    - Presidente, estou constituído como arguido por divulgar a pouca vergonha do polvo encarnado mas agora saiu o despacho do Ministério Público que acusa as galinhas e o galinheiro de crimes sem fim. Coloco-lhe só esta pergunta: "e o burro sou eu?"

    - Não, não és burro, nem galinha, nem polvo.
    Se não fosses tu a máscara da teia dos coisinhos não tinha caído. Caíu e o mérito é teu.
    Só espero, como acho que é devido, que a Justiça não seja burra, que se demarque de interferências galináceas, que não se deixe enebriar por tentáculos vermelhos e que decida, nos termos da Lei, se a agremiação de carnide é culpada ou não dos factos que constam da acusação.

    ResponderEliminar
  10. E eu acrescento:
    Pinto da Costa responde a FJM:
    imagina se tu fosses político!

    Francisco termina:
    quem seria arguido era o senhor Presidente.

    Ora essa, por quê? Eu já fui julgado e saí inocente.

    FJMarques conclui:
    É verdade Presidente, mas o senhor não sabe que os políticos são mestres a inverter as coisas?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...