05 setembro, 2018

Universo Porto da Bancada, o programa que fez de Departamento Jurídico sem o ser

Resultado de imagem para Pedro Bragança
Pedro Bragança um jovem maduro e inteligente


Agora mais a sério. Neste momento, que já vai longo, o Benfica tornou-se na melhor fonte de inspiração do anedotário do futebol português. Lamentavelmente, não está só no catálogo, tem o Governo e toda a classe política como mestres. 

Nunca é demais destacar a importância do programa "Universo Porto de Bancada", desde o pivôt Tiago Girão, até o jovem Pedro Bragança, sem dúvida o mais eloquente dos comentadores, mas principalmente o homem que deu a cara para denunciar o escândalo do futebol português liderado pelo Benfica, ou seja, Francisco J. Marques. 

Não obstante ter andado a defender o FCPorto há muitos anos com os condicionalismos de um blogue como o Renovar o Porto, nunca me privei de censurar a passividade dos dirigentes portistas, porque talvez tivessem impedido o Benfica de ganhar 4 campeonatos seguidos e de desmoralizar os nossos jogadores. Importa acrescentar que isto aconteceu em todas as modalidades! Logo se confirmará (esperemos).

A verdade é que valeu a pena. Só nos falta saber se a punição estará à altura da gravidade dos crimes, que é elevadíssima. Se os espiões do Benfica chegaram ao extremo de se infiltrarem no próprio Ministério Público, custa-me a acreditar que desta vez haja da parte da Justiça uma pena demasiado tolerante. Aguardemos. 

Já o disse anteriormente e repito, o Universo Porto da Bancada é, e continua a ser, um programa de maior interesse para o FCPorto. Se não foi suficiente para travar a senda vigarista do Benfica, é porque não teve paralelamente o apoio através de uma exposição directa ao 1º. Ministro e ao próprio Presidente da República, pela parte da SAD (e Presidente), com um veemente protesto contra a inoperacionalidade dos órgãos desportivos, acusando-os de parcialidade. Deviam têr-lhes chamado a atenção para a eventualidade de reacções violentas nos estádios, geradas pela descriminação que continuavam a ter com o FCPorto. Hoje, é extremamente simples de provar a genuídade dessas queixas. Não o fizeram, perderam-se alguns campeonatos consentindo a batota. Só nos falta esperar que Justiça seja feita, mas não à laia do IPDJ nem da Secretaria de Estado...  No entanto, o Universo Porto da Bancada fez o trabalho mais importante, deu a cara e ao que parece conseguiu resultados.

Há no entanto um detalhe que não entendo muito bem, que é o seguinte: tal como no exército ou em qualquer estrutura militar, existem escalas hierárquicas com responsabilidades e poderes diferenciados precisamente para que cada uma faça o que lhe compete. Na política é semelhante. O rigor devia ser o mesmo, mas, está visto, não é! Por isso estranho que haja tanta parcimónia em responsabilizar o 1º- Ministro, porque se o Ministro da Educação e o Secretário de Estado do Desporto se mostram incapazes de fazer o que lhes compete, seguindo a escala ascendente do poder (IPDJ, Secretaria de Estado, Ministério da Educação),  só nos resta o 1º.Ministro que não tem agido de modo muito diferente dos seus subordinados, algo que não abona nada a sua credibilidade. Por isso, acho que se o FCPorto tivesse "abanado" em tempo útil António Costa talvez ele se visse impelido a agir. Assim, foi deixando correr o marfim, deixando ao Benfica à vontade para continuar confiante na trilha cartilheira. Podemos agora argumentar, sim, mas finalmente foram acusados. E se o processo se alongasse mais, como era? Estaríamos dispostos a perder mais troféus e campeonatos da mesma maneira?  


2 comentários:

  1. o texto ta bom, mas o tempo e muito importante. E depois rui rio ganhou no porto contra o fcp, nesta altura do campeonato atacar diretamente o 1 ministro com os indices de popularidade que tem, seria catastrofico. A politica e um campeonato a parte e muito estranho.

    ResponderEliminar
  2. "Desculpas aos sócios de um presidente criminoso".
    O Leitor vermelho foi tão rápido a negar o crime que aquilo que disse em 4 minutos resumiu-se a nada simplesmente a palha a zero.
    Presumo eu, se SAD do Polvo foi incriminada pelo MP o Padrinho vermelho como o Maior é o principal responsável de todos crimes e irá de qualquer maneira responder assentando o cu no mocho. Acusação do ministério público aos criminosos é grave, e não há por onde fugir.

    A entrevista do secretario de estado e desporto o TÓTÓ a um canal de televisão foi de um vazio a toda a prova, nada que já não soubéssemos do discurso desta figurinha. Todos nós já sabemos a qualidade do actual presidente o Patacas do IPDJ vermelho até nas cuecas, perguntem ao ex/presidente Baganha quem é este figurão.

    O Costas Centenos e Negrões deixaram chegar o futebol a este estado de coisas por amor ao QUERIDO benfica, todos eles estão mal na fotografia.

    Também sou da opinião que os comentadores UPB no Porto Canal se não denunciassem estas manobras deste monstro criminoso vermelho, provavelmente ainda hoje andavam todos assobiar para o lado.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...