22 outubro, 2018

Pedro Marques Lopes está confuso. E nós, estamos esclarecidos?


Até que enfim, que vejo publicadas um conjunto de questões muito pertinentes àcerca do Relatório e Contas do FCPorto! Só a opção do local onde foram inseridas ("A Bola") não foi a melhor, dada a péssima reputação de que o pasquim goza no Porto, incluindo os principais colaboradores. Quanto ao autor da crónica,  Pedro Marques Lopes, tudo bem. É  um homem honesto, informado e sabe como levantar as questões. 

É preciso que outros lhe sigam o exemplo, porque enquanto continuarem a pensar que Pinto da Costa está acima de qualquer crítica, podemos estar a contribuir para a derrocada do FCPorto. Temos de nos convencer que não há ídolos eternos. Vejam o que está a acontecer com o Special Man que nem sequer tem as mesmas responsabilidades, ou lhe chega aos calcanhares, malgrado as diferentes funções.

Neste momento, as dúvidas de Pedro Marques Lopes são, de certeza, partilhadas por todos os portistas, incluindo aqueles que por amizade, ou conveniência, evitam enfrentá-lo. As exposições de PML podiam resumir-se ao que escreveu: 

"Para que não fiquem dúvidas é preciso dizer que não estou a sugerir que se trilhe um caminho de ainda mais endividamento (e esse voltou a subir) ou da loucura despesista. Nada disso. O que quero dizer é que o que está em jogo nos próximos anos é demasiado importante e que o desenvestimento neste momento não é opção. Fundamental é que o investimento seja racional, bem aplicado e que exista uma razão clara e transparente para todos sobre o que se fizer a nível financeiro.

Mas não é só o dinheiro estar em causa. Nunca fomos um clube endinheirado e sempre conseguimos fazer mais, muito mais, que os ricos deste mundo - basta atentar nas nossas victórias nacionais e internacionais e nas equipas que vamos sistematicamente batendo na Champions. Como nunca, é crucial que a nossa capacidade de recrutamento e de aproveitamento e gestão de activos seja mesmo exemplar".

É bem explícito o que aqui vem plasmado. A SAD do FCPorto  é uma sociedade anónima, é verdade, mas é também de um clube, com associados, que têm toda a legitimidade de reivindicar informações rigorosas sobre os movimentos e aplicações financeiras do clube e em tempo oportuno. Se o orçamento do FCPorto previa uma redução de 70.000 euros de encargos com jogadores e afinal subiu para 6 milhões, ainda que por uma boa razão (prémios a jogadores pela conquista do campeonato), o cálculo foi um tanto leviano, porque devia ter sido feito descontando antecipadamente esse valor visto que o objectivo sempre foi ganhar o campeonato. Eu também não sou entendido nestas ginásticas financeiras, mas a verdade é que de coerente tem pouco.

A juntar a esta confusão existe outra, que não sendo da mesma área é parcialmente comum. Chama-se Porto Canal. Será que os sócios do FCPorto não têm o direito de saber como vai a contabilidade e a saúde financeira da estação de TV? É que, consta por aí (é lamentável não haver certezas por silêncios abusivos) que Júlio Magalhães é pago pelo FCPorto. Como ficamos? Querem, ou não querem, ser claros?

      



3 comentários:

  1. Por mais criticas que se façam ao PC o homem está-se a borrifar, tem a aguarda especial Super Dragões na mão, esses, que lhe poderiam fazer alguma afronta ainda o veneram, e o homem sente-se cada vez mais "Quero Posso e Mandam". O FCP financeiramente está uma desgraça e ainda se dão ao luxo de aumentarem, depois de ganharem principescamente.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  2. A Sad é o principal problema do clube. Admira-me os accionistas de referência nada fazerem. O tempo de Pinto da Costa acabou e ele ainda não se apercebeu disso. A sua incompetência atual é gritante. Alguém me sabe dizer o que faz Reinaldo Teles para ganhar aquele pornográfico ordenado? O que se passa no FCPinto da Costa envergonha-me como sócio do FCPorto.

    ResponderEliminar

  3. Se eu neste momento fosse sócio sentia-me obrigado a fazer um interregno porque de certeza
    que as questões que iria levantar não iam ter resposta. E se digo isto é porque os sócios de
    agora também não estão ao corrente dos vários problemas que tivemos estes últimos anos nem
    se atrevem a querer saber. Eu até compreendo, mas acho que já chega de paciência. Não quero com isto dizer que enveredem pela rebeldia, porque isso só ia afectar a união dos portistas,
    mas é sempre possível convocar reuniões com os mais acomodados, incluindo os SuperDragões e os Colectivo Ultra 95.

    É importante que todos se disponibilizem para isso, de contrário nunca sairemos desta situação
    altamente perigosa para o FCPorto.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...