24 fevereiro, 2019

O Porto não vai a lado nenhum com tanta permissividade. Talvez o Sérgio Conceição faça outro milagre...

Resultado de imagem para treinador de Hóquei do FC Porto
Cabestany disse o que o Presidente
só diz fora do contexto


Não me sinto no dever de justificar as minhas opiniões, a não ser quando alguém me apontar hábitos de contradição devidamente explicados com factos. Sem isso, é inútil argumentarem com aldrabices porque nem sequer me dou ao trabalho de publicar comentários dessa natureza. Era o que me faltava copiar os maus exemplos dos políticos e dos governantes  deste país, porque nem sequer merecem um minuto da minha atenção, quanto mais da minha consideração. Naturalmente, não estou a referir-me aos comentadores habituais do Renovar o Porto que já me conhecem um pouco, e sabem que não admito comentários obscenos. Como já devem saber, para mim, que não sou político, nem anarquista, a liberdade da democracia obedece a regras, por isso tem de ser limitada (ao contrário do que defendia o falecido Mário Soares). Foi a partir do dia em que o vi a desautorizar publicamente um polícia na via pública que perdi o resto de consideração que por ele nutria.

Vale isto por dizer que não gostava vir a ter a mesma decepção com Pinto da Costa. Esse sentimento já esteve mais longe, mas ele continua a não fazer tudo o que deve pelo FCPorto. Não alimento o culto da idolatria, nem por ele, nem por ninguém, contento-me em não me enganar quando admiro alguém, quer pela sua competência, quer pela sua integridade intelectual.  

Os slogans não fazem um clube, mas são relevantes num determinado enquadramento, ou seja, quando o clube é bem gerido, e dessa boa gestão se conseguem sucessos desportivos com regularidade. Mas não servem para grande coisa quando a cara não diz com a careta. Servirá certamente quando e se o belo "somos Porto" conseguir manter a perenidade da garra anterior, e se tivermos um presidente à Porto. E por favor, evitemos a demagogia, não entremos pela pieguice purificadora de sacrificar o clube para defender o presidente, que (todos sabemos) não tem as mesmas condições de saúde e idade para presidir ao FCPorto a tempo inteiro. Podem ficar desapontados com o que venho dizendo há longo tempo, mas esse presidente à Porto deixou de o ser. Se querem defender o FCPorto, então usem o pragmatismo de Pinto da Costa de outrora e não a passividade que ele tem agora. É compreensível, mas não é recomendável para o futuro do clube. 

Foi com um Pinto da Costa pro-activo que ele próprio conquistou a fama de bom presidente, fama essa de que ainda hoje goza imerecidamente por parte de alguns adeptos.

Esta fidelidade aparente dos adeptos com o presidente portista pode dar ideia de estabilidade mas a qualquer momento pode perder-se. O FCPorto, ninguém pode negá-lo, foi muito mal gerido desde 2013 a esta parte, salvaguardando a milagrosa época 2017/2018 pela batuta do improvável Sérgio Conceição. Mas não pensem que eu quero eleições apressadas. Nada disso, queria sim que Pinto da Costa as preparasse se porventura tivesse algum candidato fiável a ocupar o seu lugar. Se sair abruptamente pode atrair candidatos suspeitos que podem gerar o caos no FCPorto. Isso, não quero, mas também não quero este Pinto da Costa. De resto desejo-lhe longa vida e muita saúde.

Insisto neste assunto por muitas razões, algumas das quais já apresentei aqui. Mas esta tarde, voltei a ser confrontado com uma situação bizarra que pode vir afectar as prestações das equipas portistas de outras modalidades. Foi no jogo de Hóquei em Patins entre o FCPorto e o Sporting de Tomar.

Cautela e caldos de galinha é coisa que não dispenso para que o Renovar o Porto não seja invadido pelos moralistas do costume. Primeiro em jogo jogado o FCPorto mereceu perder. A fantástica equipa  do FCPorto tem revelado nos últimos jogos um nítido abaixamento de forma, como é evidente. Nota-se a desmoralização estampada no rosto dos jogadores! Por quê, não sei, mas só posso imaginar.

O FCPorto conseguiu ganhar em casa ao Benfica, mas baqueou hoje com o S. Tomar por 4-3. Se me limitasse a avaliar a exibição das duas equipas o meu comentário ficava só por aqui. Mas não posso, porque para ser honesto com a apreciação do jogo sem considerar a conjuntura estaria a fazer meia apreciação. É aqui que o problema se coloca e que os dirigentes portistas não se atrevem a resolver: o FCPorto quando vai jogar fora, sobretudo para o sul do país, tem sempre que suportar situações intoleráveis e anti-desportivas contra as quais treinadores e jogadores pouco podem fazer.

Guillem Cabistany foi expulso e impedido de acompanhar a sua equipa no jogo anterior, privando-a da sua (importante) presença por ter dito (com razão) que "tinha assistido à maior vergonha numa pista de hóquei"  Hoje, os jogadores do Tomar usaram da matreirice do costume, mas jogaram bem e rápido, sem entrarem na pancadaria de outros. Contudo, o jogo estava permanentemente a ser interrompido para o ringue ser limpo quando os jogadores portistas causavam mais perigo. E os árbitros corroboraram nessa comédia... Foi de partir tudo! 

Coisas destas são recorrentes em todas as modalidades. Como é possível moralizar uma equipa para ter que jogar nestas circunstâncias sabendo que o clube onde jogam não é capaz de reclamar esta pouca-vergonha! Como?   Que querem os grandes adeptos do FCPorto? Que seja o treinador a substituir o presidente? É isso? 

Bem, isto desgasta uma pessoa e gera revolta. Se a SAD do FCPorto não a sente, ou é porque anda a dormir, ou porque se está a borrifar para o FCPorto e para os adeptos. Eu, como portista não me sinto lá muito considerado! Nada! Nem uma declaração de repulsa contra estas situações são capazes de fazer.

Haverá ainda quem não tenha coragem para abordar este assunto, só para proteger o senhor presidente? Então, não é o FCPorto o clube? Ou andam a confundir o clube com uma propriedade do senhor presidente? Eu não confundo, podem ter a certeza. Já o apoiei, porque merecia. Hoje, não merece essa atenção. As razões, já acabei de as expôr.  Oxalá não seja o próprio Pinto da Costa a cavar o melhor do seu tempo enquanto presidente. Dependerá dos próximos resultados e da conclusão do Benficagate. 

Resumindo: "Quem não reage a uma infâmia por não poder contar com a justiça sujeita-se a alimentar os seus com cobardia". 






  

11 comentários:

  1. Já estou cansado de dizer que o sr Pinto da Costa única e simplesmente existe, é um presidente ausente, o seu tempo de um verdadeiro líder com voz e acção acabou. Tenho lido e ouvido presidentes de grandes clubes muito mais novos que Pinto da Costa, a manifestarem-se do desgaste que provoca ser Timoneiro e estar em todas nesses grandes Clubes. Eu sei que o Poder é muito difícil de largar, mas, tudo na vida tem o seu prazo e do sr pinto da Costa acabou.
    Ouço alguns portistas mais conservadores dizer não vai aparecer melhor que Pinto da Costa! por favor, então quando ele morrer não há mais ninguém capaz, acaba a Instituição FCP... Não falta gente nova capaz e com amor ao Clube para liderar e ter grandes êxitos.

    A. C.

    ResponderEliminar
  2. Os cemitérios estão cheios de gente que era imprescindível.
    Concordo em absoluto com este Ilustre Portista,nas suas apreciações
    que acompanho de de há muito tempo na blogosfera.

    ResponderEliminar
  3. Aqui o que se passa é que o clube tornou-se refém de um capricho pessoal e isso nao abona nada de bom para a massa adepta desse mesmo clube.

    O clube com este timoneiro atingiu o zenite, mas os tempos mudaram e hoje para se atingir o cume é muito mais dificil, teria que haver uma capacidade de reinventar processos que claramente já se viu que o timoneiro nao é capaz.

    Também quando se questiona a possibilidade de o clube rentabilizar a marca e talvez esta poder ser detida por um grupo económico, aparecem aqui alguns fariseus que dizem que o clube é e será sempre dos sócios. Entao está bem assim.

    ResponderEliminar
  4. Não vale a pena colocar em questão os últimos anos de presidência do sr. Pinto da Costa, porque ele aparece sempre nas vitórias e prazenteiramente recebe os troféus com umas fotos á mistura para colocar no pedestal do Museu ah e faz um artigozito na Revista Dragão. Veja-se o Porto Canal.. enquanto os outros canais televisivos se esfalfam a dizer mal do FCPorto os comentadores afectos ao clube (salvo rara excepção do Guedes) são uma cambada de nabos... o que me surpreende é o ar cândido do António Oliveira e suas palestras que mais não são améns a tudo que o apresentador lança á discussão em desfavor do Porto, mas como ia dizendo o Porto Canal entretêm-se ao Domingo a apresentar programas repetidos e reportagens de vinhos parecendo publicidade de adegas e engraçado lá para o fim da noite a repetição do jogo de Hóquei do Porto-Benfica que não existe qualquer duvida que fez lembrar a derrota com o Tomar horas antes.. que me leva a pensar que eles não querem ter audiências por algum motivo.. ENCERREM ou deem a vaga a outros mais competentes e assumidamente portistas.
    Com os meus cumprimentos
    A. Martins

    ResponderEliminar
  5. A. Martins,

    Nem me fale do António Oliveira! Basta prestar um pouco de atenção ao seu comportamento na RTP que ficamos a saber ao que vem. Espero que nunca se candidate a Presidente do FCP e se o fizer não tenho um único voto, porque o que quer é olhar pela vidinha dele, não é pela do clube que lhe deu palco e sucesso. Só foi (e é já alguma coisa) um bom jogador. Mais nada.

    ResponderEliminar
  6. Caros,

    atenção! Estamos de acordo, pelo que aqui está escrito. Mas uma coisa que não devemos fazer é deixar de apoiar ao nosso clube. Sérgio Conceição ainda está na luta. Já fez um "milagre" e ainda pode fazer outro. Há que apoiá-lo sempre! Independentemente do comportamento de Pinto da Costa! Enquanto pudermos ser campeões temos de nos manter sempre unidos, mas com o direito à crítica quando quem dirige o FCPorto desiste de fazer tudo o que lhe compete, e não limitar-se
    a dar umas piadinhas sem objectividade nenhuma.

    Vamos manter-nos TODOS unidos! Com as suas legítimas convicções, mas unidos. Uma coisa não impede a outra.

    ResponderEliminar
  7. pois no hoquei tem de se jogar mais, realmente quase como no futebol nao ganhamos fora a equipas mais ou menos, o que aconteceu com o tomar esteve para acontecer com o oeiras e o paço de arcos e o juv viana em casa. Parece que começamos a ficar como antigamente , passavamos a ponte e adeus vindima.
    No hoquei e preciso mais qualquer coisa , quem entrou pouco trouxe a equipa , o italiano nao esta integrado e ainda nao percebe o nosso hoquei, o poka nao resulta e o puto que veio do benfica parece ser uma +romessa mas nao evolui a sua mais valia parece ter vindo dos toupeiras. Se no futebol bastava jogar como contra o tondela para ganhar a guimaraes e moreirense e ai as culkpas sao claramento do treinador, no hoquei parece que faltam mais dois joigadores a serio e raçudos, duvido que ganhemos ao sporting e a oliveirense em casa, se ganharmos somos claramente campeoes.

    ResponderEliminar
  8. António Oliveira está muito intelectualizado, já é doutor, e vai ao canal publico dar catequese do futebol, para agradar a Calimero e Lampião. Outro pelo contrario é o Serrão que nunca vai documentado, o futebol para ele é um jogo de bonecos, matrecos.
    Aqui ninguém diz mal ou ofende Pinto da Costa, agora manda o bom senso saber sair e dar o lugar a outro, o FCP não é uma empresa privada e muito menos uma monarquia.
    Unidos até à vitoria final sempre, o FCP para mim como a cidade, faz parte da minha família só quero melhor, sempre o melhor...

    A. C.

    ResponderEliminar
  9. Guerreiros de Papel
    Os guerreiros de banda desenhada de Braga estão a descer para o lugar que lhes pertence, mas hoje, os guerreiros para a taça devem de vir com armas na bagagem,+ minas e armadilhas para um FCP se estiver distraído e a jeito, espero que não.

    Os Tadinhos...
    O Lobo Mau vestido de capuchinho vermelho não precisa do dia de carnaval, o Bicho vermelho disfarça-se todo o ano, de Polvo, Toupeira, Abutre, lampião e se for preciso de Sto António para dar sermão aos peixinhos e peixões do apito, são uns amores de farsantes. Eles na porta 18, no ciclismo e nalguns atletas de futebol só davam Chã de Tília, Coitadinhos...

    ResponderEliminar
  10. Não poderia estar mais de acordo com o seu artigo Rui Valente, sem querer ser pessimista, mas apenas realista, estou com grande apreensão quanto ao pós - Pinto da Costa. Estou convencido que não sairá da Presidência por sua iniciativa. Infelizmente está agarrado ao poder, mas não só, todos os que o acompanham na SAD estão na mesma situação. Mesmo que Pinto da Costa não quisesse continuar os seus pares na SAD tudo fariam para o convencer a manter-se na Presidência pois a continuidade deles está dependente do Presidente. Pessoalmente não acredito nos outros Administradores da SAD para dar continuidade à obra de Pinto da Costa ( a obra no passado, não a actual ). Assim o pós Pinto da Costa vai ser com alguém de fora do actual quadro directivo pois quanto aos actuais dirigentes não vejo nenhum à altura de assumir a Presidência. E quem vier de fora vai com certeza trazer os seus homens de confiança, ou seja, irá fazer uma “ limpeza na SAD e no Clube “. Poderá ser bom ou não, só o futuro nos vai esclarecer. Para já isto é uma incógnita e infelizmente para muitos um assunto tabu: o futuro do Clube sem Pinto da Costa. Uma coisa eu sei : ficaria muito mais descansado se durante os últimos anos o Presidente tivesse promovido uma renovação nos quadros dirigentes e entre eles alguém capaz de assumir a Presidência e isto sem prejuízo de em eleições os sócios poderem optar por outra solução. Pinto da Costa poderia sair com consciência tranquila de ter deixado à disposição dos sócios uma alternativa válida. Infelizmente não é o caso. Cordiais saudações.
    Jorge Monteiro

    ResponderEliminar
  11. Com efeito, Pinto da Costa não tem a capacidade que tinha noutros tempos, o que se compreende pelo adiantado da idade, mas o pior é que, na SAD, também não há ninguém que queira dar a cara, apesar dos chorudos vencimentos. Sempre fui e sou um grande admirador de PC (sou sócio há mais de 40 anos) e da sua obra em prol do clube, mas é evidente que, há muito, que deveria ter providenciado a sua substituição e ficar num lugar tipo presidente honorário, deixando a gestão a pessoas mais jóvens (nenhum da actual SAD) para dar um novo fôlego ao clube que, nos últimos anos, tem perdido força junto das instituições desportivas e políticas.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...