20 fevereiro, 2019

Uma Lisboa corrupta domina o país!

Lamento dizer isto, mas este entusiasmo um tanto infantil de acreditar que o F.C.Porto pode vencer campeonatos com a mesma regularidade que vencia num passado pouco distante,  não é uma questão de fé portista, é não ter capacidade para avaliar o contexto dos momentos e de quem os administra. 

Como já disse, e repeti em várias ocasiões, o meu apreço pelo trabalho de Sérgio Conceição advém do facto de ter herdado um plantel apenas razoável que acabava de viver épocas pouco auspiciosas, orientado por outros técnicos que nunca souberam como rentabilizá-lo. Tal como agora, era uma mistura de jogadores de qualidade quanto baste para jogar no FCPorto, e de outros de qualidade muito duvidosa (e caros). Ora, foi essa bipolaridade qualitativa e assimétrica (que nenhum treinador do mundo deseja para si), que Sérgio Conceição à sua maneira transformou numa equipa coesa, forte e competitiva.

A juntar a isto Sérgio aceitou o desafio numa altura eticamente miserável, em que a corrupção de um clube adversário dominava como nunca o futebol português e que não estava (como continua a não estar) a ser devidamente combatido pelo Presidente portista e restantes dirigentes. Só por isso, Sérgio Conceição não merece ser criticado, mesmo que nem sempre o seu sistema de jogo seja brilhante. Mais do que jogadores de futebol, estes rapazes, dentro dos seus condicionalismos particulares, tornaram-se guerreiros, sujeitaram-se e continuam a sujeitar-se à violência usada contra eles pelos adversários e que com uma frequência inconcebível lhes têm provocado lesões gravíssimas. Estranho é que alguns portistas se conformem com a frequência desta violência que arrasa os nossos atletas como se o jogador à Porto tivesse de tolerar esta pouca vergonha que além de anti-desportiva é pouco respeitável. Jogo duro sim, faz parte de muitos desportos (o andebol o hóquei também o são) mas estamos a falar de jogo violento, de lesões que levam os jogadores aos hospital com uma frequência inusitada. Leio critícas sobre a gestão do esforço com alguns jogadores que não está a ser feita como devia - e de certa maneira até concordo - , mas não vejo reacções do Presidente portista a quem de direito contra esta grave situação. Por que será?

Se não acreditam nas instituições desportivas denunciem-nas ao Governo, obriguem-no a assumir as suas responsabilidades! Que têm a temer? Se acham que não vale a pena, porque não confiam nele, então qual é a alternativa? Competir até onde fôr possível?  Ou, comer e calar? É essa a força do FCPorto?

Não vou-me incomodar mais com isto, estou enojado demais com este país e com a falta de honestidade de quem o governa. O Presidente da República não passa de um actor do tempo da outra senhora que já deu sinais de não ser homem para as grandes causas. Pedrogão foi uma tragédia para muitos portugueses, mas não é um palco para "líderes" de circunstância. Conseguiu dar a volta ao povo porque este povo é assim, deixa-se levar facilmente por habilidosos.

Enfim, deu-me dó ver ontem o Francisco J. Marques e o Pedro Bragança no Universo Porto a falarem com a moral nitidamente em baixo. Já se lamentam sem grande fé na Justiça, já lhes falham as palavras porque se sentem impotentes para mais. Não os censuro, não são eles que mais ordenam.

Entretanto parece que andam todos muito entusiasmados com a recandidatura de Pinto da Costa, como se ele tenha feito tudo para defender o FCPorto contra esta autêntica invasão mafiosa  do clube do regime. Pinto da Costa deixou o  papel de queixoso à responsabilidade de um homem que não é mais do que um funcionário com poderes limitados. Isto não é próprio de um líder (como ele já foi, mas já não é).

Que país! Que desonra é para mim ter tanta lixeira humanóide a mandar neste país! Imagino o que dirão de Portugal os jogadores estrangeiros (sobretudo os espanhóis) quando regressarem às suas casas! Será que não sobra nenhum político, mesmo reformado (um Ramalho Eanes por ex.) que ponha em sentido esta corja (agora digo eu) de governantes?       

23 comentários:

  1. Caro Rui Valente,
    Antes de mais, "de acordo com a lei francesa o principio da liberdade da prova permite aos investigadores usarem qualquer prova perante o tribunal, desde que não tenha vindo de ações ilícitas por parte dos tribunais ou dos magistrados. Mas qualquer prova que seja trazida pode ser usada", afirmou Jean-Yves Lourgouilloux.
    Numa altura em que colocámos as intrumentais toupeiras de volta ao local do crime, portugal* esforça-se por repatriar o whistleblower Rui Pinto para o poder julgar e condenar. Assim vai este nosso país à beira mar plantado.
    É muito triste e lamentável. Envergonha-nos a (quase) todos.
    1 abç.
    Luís Oliveira
    (*) a letra pequena foi propositada

    ResponderEliminar
  2. concordo com essa de lisboa corrupta, mas o problema que e o povo tuga que e por natureza corrupto e do compadrio. Basta ver o governo e o PS que e um partido do compadre. A justiça nao funciona, o presidente e um bananas mas da beijinhos ( um novo thomaz com upgrade em comunicaçao social ), um governo sem ganhar eleiçoes, O IDEAL PARA O TUGA ERA O ESTADO NOVO TRANSVERTIDO DE ESQUERDA ( mais ou menos o que temos hoje ), UM CLUBE DE FUTEBOL, O FADO, FATIMA DE MANSINHO e putas e vinho verde.

    ResponderEliminar
  3. É vergonhoso; e Pinto da Costa sem energia nem saúde para o cambate necessário, desaparece de cena. Mais ninguém dá a cara, os próprios autarcas são marionetas do sistema centralista. E se é aconselhável que o poder central por vezes mantenha o Status Quo, é dever do poder local desafia-lo.

    No Porto cidade a maioria das pessoas entre os 20 e os 40 nem sabe o que é centralismo, ou nem sequer tem noção que ele exista.

    As vidas de todo um povo controladas por meia dúzia de maçons e seus acólitos, todos paus mandados de 3 ou 4 patrões, alguns nem portugueses são. Ninguém quer saber disto para nada.

    Mas Rui, novos tempos se aproximam. A Europa desintegra-se lentamente e parece-me que já não há volta atrás.

    ResponderEliminar
  4. Por exemplo, acho que já nem amor próprio o povo português tem. Porque um povo que admite chamar-se de "tuga", uma alcunha depreciativa "lançada" por africanos imigrantes das ex-colónias, é um povo que perdeu o amor próprio.

    Um povo que nem sabe que a actual bandeira que ostenta é de uma organização da maçonaria (carbonaria) e que toda ela é uma farsa.

    ResponderEliminar
  5. Lisboa corrupta domina o país, domina, calca e esfola.
    A corrupção à maneira da Padrinhagem: O ex dono disto tudo o salgado do BES encontro com os amigos, Tudo a Bem da Nação: Sócrates 3 vezes com o vieira vermelho para dois pequenos almoços 2 vezes e com mais com umas figurinhas da nossa praça ligados a política e governos da altura, só para cumprimentar mais nada claro... Os PSs do Porto zangados contra o chefe Costa, não por problemas da cidade!.. Não, nada disso, os problemas são outros, o tacho para lugares Europeus...

    O Maior o presidente do FCP está sem voz, sem genica, sem folgo pela idade, é que deveria dar a cara, mas está mais preocupado com a recandidatura, vai acabar a mandar nos destinos do FCP até próximo dos 90 anos apoiado por muita gente hipócrita.

    Lisboa Tem um cheiro um hálito a corrupção um cheiro doentio a compadrio, tem um cheiro a mofo de centralismo, Lisboa é um mau exemplo, nem bons ventos nem boas decisões tudo à La Carte.

    A. C.

    ResponderEliminar
  6. Caros,

    como sabem, existem N blogues temáticos de futebol afectos ao FCPorto. Como vocês, eu também vou lá comentar (agora nem tanto) e sobretudo ler. Não precisam de puxar muito pela cabeça para reconhecerem que um grande número desses comentadores raramente associam as dificuldades por que tem passado o FCPorto (nomeadamente vigarices, insultos e discriminações) à política e ao próprio Governo! Muitos passam ao lado disso. É como se uma coisa nada tivesse a ver com a outra. É como se o Governos e os políticos (todos!) pertencessem a outro mundo, mas não pertencem, é o mesmo.

    Por acaso até devia ser assim, não deviam imiscuir-se e sim dedicarem-se a assuntos mais apropriados à suas responsabilidades. Sucede que os políticos não só invadiram a área do desporto, particularmente do futebol, como interferiram nele de forma arbitrária, em vez de controlarem os dirigentes da Federação e da Liga para saberem se estão a trabalhar como devem.

    Um blogue de futebol é para discutir futebol, é evidente, mas não necessáriamente apenas de tácticas e de jogadores. O desporto, seja o futebol, ou outro, estão também dependentes dos governos. Se o Governo soubesse acompanhar essa área as coisas fiavam de outra maneira, seria impossível ser um Benfica qualquer a dominá-lo.

    Mas, parece que para alguns adeptos tudo tem de ser resolvido pelos jogadores e pelo treinador. Agora, já nem tocam no nome do presidente Pinto da Costa!

    Uma coisa é certa, se isto acabar mal, se não ganharmos nenhuma competição este ano (refiro-me apenas ao futebol), veremos a quem vão esses senhores pedir explicações...

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui, ainda há adeptos que pensam que o plantel tem qualidade, imagine. Que o meio campo até é bom e tal, e que só há problemas no ataque.

    Neste meio campo actual, o Beluschi, Lucho, Maniche e Deco iam os 4 para o banco... É a loucura total.

    Quem delapidou planteis de sonho? Quem não renovou contratos para depois vender e comprar gato por lebre para meter dinheiro ao bolso? Quem não acautelou as finanças para depois não termos de vender os miúdos craques formados na nossa escola e com o nosso sangue, para nos salvamos da forca da UEFA?

    O pessoal quer é fumar no Dragão e ver uns gajos a correr na relva (até essa hoje não presta). É o que temos. É depreminente mas é verdade.

    Se voltarmos a vencer é porque o Sérgio voltou a conseguir e o clube corrupto vermelho passou por instabilidade, nada mais.

    ResponderEliminar

  8. Soren,

    falta muita racionalidade a certos comentadores. Fazem as suas análises mais com o coração que com a cabeça. Deviam antes de tudo fazer as suas apreciações medindo os pontos fracos e os pontos fortes de cada jogador, porque só alguns podem considerar-se jogadores equilibrados. Só para dar um exemplo vejamos o Brahimi: é um jogado habilidoso mas não tira partido nem de 50% dessa habilidade porque tem três tremendos defeitos:

    1-é muito individualista
    2-não sabe gerir as suas limitações técnicas e por isso abusa das fintas até ficar sem bola
    3-Não sabe aproveitar a velocidade quando a equipa está projectada no ataque. Pára, e afunila essas jogadas. Para não ser injusto, devo dizer que às vezes (poucas infelizmente)
    quando está para aí virado faz jogadas geniais, mas nunca será genial pelas razões expostas (penso eu de que...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo 100%. É um craque que não quer ser um grande jogador. Não quer porque tem um ego maior que a sua qualidade como jogador; e isto já é dizer muito porque é sem dúvida o mais virtuoso do plantel.

      Um desperdício, estilo Quaresma. Um abre latas que atrai por vezes 3 e 4 defesas contrários para cima de si. Imagine se tivesse a inteligência e a humildade para soltar a bola no momento certo, o espaço e as oportunidades que não criava para os colegas. Mas pelos vistos não há treinador que o consiga fazer mudar.

      Mesmo assim já é muito bom. Infelizmente só posso imaginar o que seria, se fosse inteligente.

      Eliminar
  9. Há blogues muito interessantes, o que mais gosto é claro o Dragão até à Morte, que esclarece e desvenda a podridão de uma comunicação social vendida e hipócrita que faz a cabeça do povinho. Mas invariavelmente lá vão os comentários para a táctica.

    O que é facto é que o orelhas falou na taça da liga e tudo mudou. As equipas e os árbitros são os mesmos mas tudo mudou. O executivo do governo senta-se sem pudor ao lado deste ladrao condenado para ver jogos contra o FC Porto e vibrar pelo benfica.

    E nunca poderemos dissociar as denúncias do FJM com o fim do êxito da podridão vermelha no futebol e o evitar de um penta que é só nosso. Atribuo o título do ano passado ao Sérgio e ao FJM.

    O Sérgio este ano deu um tiro no pé quando rebentou os habituais titulares nas taças. Pode ter comprometido aquilo que interessa que é o campeonato e a Liga dos campeões. Esperemos que não, mas com tanta lesão vai ser preciso uma equipa mesmo à "Sergio jogador" para vencer Tondela, Benfica e Roma. Basicamente a época joga-se nesta semana e meia, cheia de lesionados. Esperemos que com o Braga sejam chamados alguns miúdos da B e se descanse quem interessa descansar.

    Extra futebol ninguém está realmente para se chatear e dar um abanão na sociedade. Porque não um movimento a apelar ao voto em branco? Imaginemos umas eleições impugnadas por excesso de votos em branco. Mas enfim... Eu já servi de mártir duas vezes quando comecei a minha carreira profissional e disse que em Portugal, mártir nunca mais. O povo é tão comodista e miserável que mete dó.

    ResponderEliminar
  10. Soren,

    sim, o Dragão Vila Pouca é um blogue de futebol interessante, desportivamente falando discute-se bola e denuncia-se os pasquins da Capital. Consulto-o frequentemente mas não comento porque para isso tinha de entrar em conflito com alguns comentadores e não quero desestabilizar o blogue.

    De mais a mais o Vila Pouca também anda com problemas de saúde talvez por causa da situação que se vive no país, que é uma vergonha. Eu também já estou a ficar pelos cabelos mas enquanto puder vou picando os abutres que nos andam a chular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha desconfiado disso, mas como não sei nada ao certo... Espero que não seja nada de muito grave e que possa recuperar bem. Vamos lá a ver se este ano ainda consigo ir ao Porto.

      Eliminar
  11. A Bem da Nação só a Regionalização, o país a ser governado por lisboa onde impera a grande corrupção a panelinha e o desprezo total pelo resto do país, agora sim, vamos ficar de Tanga e ser o penico da Europa.

    A. C.

    ResponderEliminar
  12. A nível de comunicação o Porto bateu no fundo. O UPB é um bom programa mas não tem expressão nacional. O clube é desrespeitado por todos e ninguém reage. O Porto Canal poderia ter um papel importante mas por comodismo (ou incompetência?) de quem o dirige não cumpre a sua missão, que é a de ser a nossa voz perante todos os roubos e tropelias de que somos alvos. Pelo contrário dá voz a muitos antiportistas. Temos como analista de arbitragem um autêntico perdigoto que não passa de um corporativista que pretende talvez assegurar um futuro tacho. O milagre de Conceição no campeonato passado é difícil de repetir pois momentos Herrera e Tondela geralmente não acontecem duas vezes. A nossa direção está ultrapassada, caduca composta por gente acomodada e bem de vida que se preocupa mais com o seu bem estar do que com o clube. Pinto da Costa não tem metade das suas capacidades e isso é bem visível na sua falta de discernimento que o impede de ver que se devia retirar. Como está rodeado por uma cambada de bajuladores ninguém o alerta que é tempo de sair. Como ninguém faz nada para mudar a situação teremos de arcar com as consequências, e essas são os roubos constantes e a falta de respeito de que somos alvo. O campeonato passado branqueou a incompetência de uma Sad que é o principal factor do estado em que estamos.

    ResponderEliminar
  13. Unknown,

    Para o Porto Canal ter alguma influência na defesa da região (e da cidade) seria necessário ter uma visão política da situação e não temer usá-la para informar o povo mais afastado destas importantes causas.

    Não é o perfil de Júlio Magalhães e do próprio Pinto da Costa. Não podemos esperar mais destas pessoas. O mundo gira à volta deles, portanto o melhor é esquecê-los.

    ResponderEliminar
  14. Caro Rui Valente,
    Razões de saúde não me têm permitido vir aqui comentar a este seu espaço que tanto aprecio e que não deixo de acompanhar sempre. Concordando em tudo o que diz, permita-me acrescentar o seguinte : maior do que a revolta que sinto pela " ditadura do poder absoluto da capital do império " é a tristeza por ver os políticos do Norte, sobretudo do Porto, agachados perante o poder central, venha ele do Largo do Rato ou de São Caetano à Lapa. O recente episódio com Manuel Pizarro nas listas do PS às eleições europeias ilustra bem a postura subserviente dos políticos da nossa terra. Infelizmente, o Movimento para a criação de um Partido Regional não vingou, mas apesar dos meus quase setenta anos ainda quero acreditar que um dia aparece uma nova geração de políticos que andem com a espinha direita e que recuperem o projecto político do género do Movimento para o Partido Regional. Com, ou sem saúde, estarei lá de alma e coração com ele. Aceite as minhas melhores saudações portistas. Jorge Monteiro.

    ResponderEliminar
  15. Uma Lisboa corrupta, um 1ºministro mentiroso aldrabão até dizer chega, uma ministra da Saúde que é um pau Mandado do do 1º ministro. um PR, o beijoqueiro anti/regionalização, um Clube corrupto imune à Justiça, uma comunicação social sem Ética e perigosa, uma cidade capital esbanjedoura, ladra de todo o dinheiro de outras regiões e onde impera a promiscuidade política, lobes gays, escritórios de vigaristas por todo lado um TdeC que parece uma confraria, e, em que a palavra racismo por tudo e por nada infelizmente já está gasta.
    Volto já, vou vomitar.

    ResponderEliminar
  16. O Tacho e o Poder.
    Não podemos contar para combater esta praga de centralistas com Lapas do Poder e nem com a gente assalariada confortável no Tacho que exerce.
    Vamos por cá mandando uns bitaitadas, mas não sei se alguém nos ouve, pelo menos, desabafamos aquilo que nos vai na alma.

    A. C.

    ResponderEliminar
  17. Unknown,
    Jorge Monteiro,

    Temos de continuar atentos e sobretudo não dar qualquer hipótese de sucesso aos partidos da
    actualidade. Nenhum merece consideração, porque existe uma ambiente de corrupção nunca antes visto que os partidos da oposição parecem ignorar.

    Só o voto em branco, ou a abstenção (pelo seguro). Hoje nem sequer confio na honestidade do sistema eleitoral.

    Espero que recupere depressa a sua saúde.

    Um abraço

    ResponderEliminar


  18. A Regionalizaçao nunca passará num referendo do modo como está previsto.

    Na grande Lisboa vivem 3/4 milhoes de pessoas e muita gente tem a noçao que o centralismo traz bons empregos e outras "regaliass"....

    E depois salvo erro na ACTUAL Constituiçao para ser aprovado teem de votar 50% dos eleitores e vencer com mais de 50% dos votos!!!!!!....

    Depois do Festival da Cançao , da Web Summit, vem as Jornadas Mundiais da Juventude ( mais investimento e nao será pouco) ....

    CENTRALISMO, CENTRALISMO, CENTRALISMO......

    ResponderEliminar
  19. Certo,

    e o que é que pensa que devemos fazer? Resignar? Entregar os pontos? Influenciar os adeptos do "não vale a pena"?

    O problema também está nos conformados, não acha?

    ResponderEliminar
  20. Caro Rui Valente
    Em jeito de introdução digo que sou Nortenha, Portista e Regionalista, para mim três coisas completamente indissociáveis. Não consigo gostar de Lisboa e tudo o que ela representa para o resto do país. Em termos de políticas, tenho 25 anos e já não suporto este centralismo, este vergar à capital. Para lisboa existe tudo, o resto do país que se lixe. A minha cidade (Penafiel) está desde 2001 (desde a queda da ponte) à espera da construção do IC35, devo dizer que até aos dias de hoje não foi movido um único grão de areia, este é um projecto que tem sido continuamente adiado, porém é algo essencial para o desenvolvimento de toda a região, mas como não é em lisboa, ninguém quer saber!! O que me revolta ainda mais é saber que na assembleia da república exitem deputados do Norte mas que nada fazem pela sua região, chegam à capital do império e esquecem-se de quem são, donde vêm e de quem os colocou lá, por isso acho a regionalização algo difícil de se concretizar, porém jamais deitarei a toalha ao chão.
    Com os melhores cumprimentos
    Sara Mota

    ResponderEliminar
  21. Cara Sara Mota,

    Felicito-a por ser portista, mulher e regionalista! É um orgulho para as mulheres e uma "boa" vergonha para os homens!

    Volte sempre e não desista de pensar assim. É uma honra fazer a diferença quando ela se alicerça na inteligência.

    Bravo!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...