28 fevereiro, 2019

O próximo jogo do FCporto e a galhardia actual do senhor presidente

Antes, Pinto da Costa denunciava asneiras com lâminas
nos dentes, hoje só o faz  com bombons 

Aproxima-se o fim de semana (sábado), e espera-nos um jogo extremamente importante com o clube do regime. Como sabemos, o FCPorto tem vindo a recuperar de uma fase menos positiva, mas felizmente curta. Por outro lado, o clube do regime, com maior ou menor influência do polvo gigante, tem feito bons resultados. Bons demais até para aquilo que têm jogado. Basta comparar a resistência que os adversários impõem quando jogam com o FCPorto com  a brandura serena como jogam com os vermelhos, para concluirmos que ali tem de haver batota.  Enfim, já nada nos pode causar surpresa com esta gente.

Contudo, temos de estar atentos e muito concentrados, porque o adversário é perito em fazer teatro do tipo "quedas fatais", dentro e fora da grande área para ganharem vantagem no marcador. Temos por isso de defender privilegiando a velocidade na aproximação à bola evitando o mais possível o contacto físico.

Penso que tem havido algum excesso de euforia com os últimos jogos pela parte dos nossos adeptos, porque olham mais para os resultados, que para as exibições. Ganhamos ao Braga com toda a justiça, mas cometemos ainda assim algumas asneiras. Na defesa, o Felipe cometeu algumas fífias que felizmente não foram aproveitadas pelo Braga, e no todo geral continuamos a alternar a qualidade do passe entre o bom e o mau, e a esbanjar muitas situações de golo por rematarmos com mais ansiedade que convicção.

Não gosto de valorizar os adversários, e ainda menos quando se trata de adversários manhosos, habituados a contar com a colaboração dos árbitros (e agora vídeo árbitros) para levarem os 3 pontos para casa. Mas, neste caso concreto reconheço que possuem alguns jogadores com qualidade de passe e são bons a rematar. Portanto, nada de facilitismos. A grande vantagem do FCPorto continua a assentar num controle forte sobre os adversários, na posse de bola, e numa resiliência invulgar capaz de tornar a vida complicada a qualquer adversário. Temos de ser muito assertivos em tudo, e sempre! Se cometermos muitos erros, passes errados com a nossa defesa adiantada podemos ser apanhados desprevenidos, e eles marcam. O factor surpresa tem de estar sempre do nosso lado, e não no lado deles. A concentração,  antecipação e a rapidez de execução, tem de ser o segredo do nosso sucesso. E não pode ser apenas no sector mais recuado, é logo na frente com os avançados a pressionarem forte (mas fingindo-se distraídos) para não alertarem o opositor... 

O modelo de jogo de Sérgio Conceição assenta numa posse de bola pro-activa, contudo se não a usar com muita concentração com equipas manhosas, arrisca-se a perdê-la e a ter dissabores. Vale isto para todos os casos, mas principalmente para adversários do nível da Champions, como é o caso do Roma. O Benfica não é o Roma, mas arma-se sempre em clube grande, como é costume. Gosta de lançar os foguetes antes da festa. Somos nós que temos de os obrigar a apanhar as canas. 

Toda a comunicação social corrupta já anda por aí a esfregar as mãos, porque não esperam outra coisa que não a victória do Polvo. Mas não lhes vamos dar esse prazer. É no sábado que quero ver os adeptos do "Somos Porto" a sufocarem os adversários com os seus gritos de apoio ao FCPorto! Não podemos parar, temos de os deixar atordoados com a nossa voz.  

Of record:


  1. Não compreendo esta SAD do FCPorto. Quem não souber, às vezes pode ficar com dúvidas que o FCPorto é o proprietário maioritário do Porto Canal! Ontem, o Porto Canal foi incapaz de informar os seus espectadores do resultado do jogo de andebol entre o FCPorto e o Benfica! Só hoje de manhã pude saber no JN, Os dragões felizmente venceram 25-27! Que desleixos comete este Canal de Julio Magalhães.
  2. Também não compreendo por que é que o Sr. Pinto da Costa se limita a comentar o episódio do atraso dos adeptos portistas na entrada do jogo com o Tondela, com estas chorosas palavras:
«Há quem não continue a perceber que os adeptos são essenciais ao futebol e o que aconteceu em Tondela, com milhares de portistas a só terem acesso ao recinto já com o jogo em andamento, é triste. Defender o futebol e as competições é zelar para que não volte a repetir-se»

Ó Sr. Pinto da Costa, zelar para que isto não volte a acontecer seria obrigar os dirigentes do Tondela
a ressarcir os adeptos portistas desse prejuízo devolvendo-lhes o preço dos bilhetes, ou pelo menos, metade.  Ou o senhor presidente paga um bife inteiro se só lhe servirem metade? Ou, como agora fez, contenta-se a queixar-se ao proprietário do restaurante no Dragões Diário?

Quem o viu e quem o vê.  



6 comentários:

  1. pois vamos ao que interessa , a bola nas 4 linhas, se os toupeiras jogarem como tem jogado serao humilhados, vao tentar marcar no inicio como fizeram na taça da liga. Se SC nao inventar os toupeiras nao tem hipoteses com arbitros ou sem arbitros , a dupla de centrais deve ser claramente pepe e militao com manafa. O problema de SC e o meio campo que tendo danilo provavelmente a tendencia sera tirar oliver, REPITO SE SC NAO INVENTAR NAO DEVERA SER DIFICIL GANHAR.

    Ja agora aproposito da guerra com lisboa relembro que rui rio ganhou as eleiçoes no porto cidade contra a maior instituiçao da mesma com o objetivo de fazer o que esta a tentar fazer agora e como se percebe sem exito que era agradar num futuro a lisboa para arranjar um tacho la seja ele quAl fosse.
    JULIO MAGALHAES TEVE PELO MENOS A HONESTIDADE, corajem e amor DE SAIR DA COMODA E ``PRESTIGIANTE`` LISBOA PARA VIR PARA A INCOMODA E ``DESPRESTIGIANTE`` PORTO, ELE E UMA JORNALISTA A QUEM SE AUGURAVA UM EXCELENTE FUTURO NA INFORMAÇAO NACIONAL ( NACIONAL SIGNIFICA OBVIAMENTE NO AL ANDALUZ OU LISBOA ).

    ResponderEliminar
  2. Vidente-Mor,

    Então, o que interessa é a tua opinião, como sempre! Ou seja, se Sérgio Conceição não inventar
    "as toupeiras não têm hipótese" (que chatice ele ter inventado ganhar o campeonato a época passada). E inventar pelo que dizes, deve querer dizer meter o Danilo e deixar no banco o Oliver, certo? Portanto, entre uma alternativa e outra qual é que é para ti INVENTAR? És capaz de esclarecer para não termos dúvidas? Olha, eu tenho,sabes?

    Não me fales de Rui Rio porque ele já não conta para o totobola. Diz-me antes o que estarias disposto a fazer para dar uma ajudinha cá ao pessoal Aceitam-se candidatos.

    Quanto ao Julinho Magalhães não brinques comigo com os teus critérios de avaliação.

    ResponderEliminar
  3. O Futebol Clube do Porto é presentemente um barco sem comandante. Por tudo que nos fizeram, fazem e continuarão a fazer o clube merecia ter alguém que o defendesse no momento próprio. É frustrante ver o actual comportamento de Pinto da Costa, não reage a nada, e deixa o clube ser ridicularizado sem tomar posição. É tempo de mudança. Quanto ao Porto Canal enquanto lá estiver esse betinho do JM nada de bom pudemos esperar, e é pena pois podia ser uma ferramenta que nos ajudasse na luta contra o benfiquistao. Assim faz cócegas mas não arranha.

    ResponderEliminar

  4. É impressionante os riscos que a SAD nos obriga a correr só porque o Sr. Pinto da Costa se convenceu que é insubstituível.

    O que o faz pensar assim é ter a percepção que os adeptos (sócios sobretudo) não têm coragem para lhe pedirem eleições. Eu lamento dizer isto mas prefiro falar quando é oportuno do que quando já fôr tarde. Oxalá Sérgio Conceição continue a ser feliz, senão lá vamos ver os adeptos a atirar em todas as irecções para encontrar responsáveis.

    ResponderEliminar
  5. O aconchego a comodidade o salário faz do JM um homem feliz na graça do Senhor do Porto Canal.
    O Sr Pinto da Costa é um Homem cheio de sabedoria, cheio de historia, mas também cheio de reumatismo agarrado á cadeira.

    Hoje no Clássico vamos ser arbitrado por um Carrasco um Ladrão do FCP um tal Jorge Sousa que ultimamente para o FCP é um miserável.

    A. C,

    ResponderEliminar
  6. Grande Serginho Conceicao, montaste a tua equipa a Volta de un toninho metralha, coisa que o Mestre Pedroto nunca faria...Vai comer pizzas para Roma e leva o presidente contigo.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...