03 março, 2019

Excesso de confiança não é optimismo



Suponho não ter exagerado quando disse no post anterior que havia excesso de confiança da parte de alguns adeptos. É preciso ter em conta a qualidade dos adversários, quando ela existe. O clube do regime pode não ter a melhor equipa, porque de facto esteve muito tempo a jogar mal e porcamente, e a beneficiar descaradamente das arbitragens, mas há um tempo para cá melhorou.  Portanto, havia que levar isso em conta. 

Sempre fui dizendo que o melhor da nossa equipa é a competitividade. A resiliência que Sérgio Conceição soube incutir nos jogadores conjuntamente com a qualidade de uma parte deles. Isso funcionou até onde foi possível. O ano passado foi suficiente para vencermos o  campeonato, este ano,  ainda não sabemos. Já não dependemos só de nós, dependemos do adversário de hoje e dos tradicionais favores do exército de corruptos que impera nesta droga de país.

Apesar do resultado e das falhas defensivas que permitiram a victória ao adversário, criamos oportunidades para marcar, mas a ansiedade de alguns jogadores, quer para rematar, quer para passar a bola correctamente, abalou o domínio do jogo. Não devemos esquecer que este problema não é novo.

Marcamos mais golos que a maioria dos adversários, mas não tantos como podíamos, se tivéssemos um lote equilibrado de jogadores com essas qualidades. Basta-nos lembrar as inúmeras ocasiões que chutamos à baliza sem termos capacidade para descobrir os espaços abertos e lá meter a bola. Hoje, como  noutros jogos, acertamos mais vezes nas pernas dos adversários  que na baliza. Aconteceu em Guimarães e em Moreira de Cónegos. Para mim, o problema da equipa é esse. Não somos famosos a passar e a chutar. A qualidade de passe é irregular, e os remates também. Nessa matéria somos apenas razoáveis. Por isso, repito, valorizo o trabalho de Sérgio Conceição e censuro os dirigentes por não lhe terem disponibilizado um grupo de jogadores mais qualificado. Para não levantar dúvidas, acho que comparar a homogeneidade qualitativa deste plantel com outras que tivemos há uns anos para cá, é absurdo, e assim vai ser difícil, muito difícil mesmo, repetir o feito da época passada. Não é impossível, mas não vai ser nada fácil. O Benfica podia merecer o respeito que merecem todos os clubes dignos. Podia, mas não merece. E não merece porque respira imposturice por todo o lado.

A propósito, não resisto a citar as palavras de uma adepta portista quando à entrada do Dragão foi abordada  por um jornalista do Porto Canal para dar um palpite sobre o resultado do jogo. Entusiasmada, a mulher não se coibiu de dizer o que pensava, e disse naturalmente que o FCPorto ia ganhar ao clube que odiava (o Benfica).

Palavra feia, é verdade,  que poucos (suponho) gostam de dizer. O Rui Cerqueira  foi um dos que não gostou e disse-o no pré-Match.  Mas quando nos lembramos que andámos a ser tratados abaixo de cão pela comunicação social, e pelo próprio Benfica, sabendo os meios obscuros que usam para ganhar, o que é que esperam? E se acrescentarmos a isto (e já não é pouco) a colaboração protectora que esse infame clube tem dos organismos desportivos e do Estado, é com amor que lhes devemos pagar? 

Em circunstâncias normais, num país com hábitos pautados pelo civismo e pelo rigor, eu também condenaria a senhora, mas nesta mixórdia de país, onde nem o próprio governo se aproveita, que se destaca pela imposturice e pelo assobiar para o lado, o mais provável é que o ódio acabe por dominar as pessoas mais pacíficas que existem.

Pois eu confesso que tenho tanto desprezo pelo que representa Lisboa e seus ícones para o país, que se calhar já é mesmo ódio o que sinto. Não sou hipócrita, não sou do tipo de dar a outra face se me agredirem, e o que essa escória de gente (lembram-se?) nos tem feito é agredir e prejudicar. No desporto como na política.

Há uns "bons" samaritanos* que não se importam de ser humilhados, só para se darem ares de civilizados... Desconfiem dessa gente, são as piores. 

*Não estou a referir-me a Rui Cerqueira, o papel dele é outro. 



18 comentários:

  1. O Tempo como sempre acabou por dar a sua sentenca.Obrigado FJ Marques pelo campeonato passado, tu que ate foste criticado por un treinador que tem un filho a jogar no inimigo.Penso que hoje nao existem muitas duvidas q o grande FCP está entregue a bicharada.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, o SC inventou na equipa que montou para este jogo. Como é possível que uma equipa depois de estar a ganhar entre em nervoso miudinho, e assim o adversário fez o golo do empate, mais consentido de que merecido.

    Para mim este campeonato já foi, hoje a jogar em casa não podíamos perder. Depois com aquela estrumosa comunicação social lisboeta, políticos e tudo ligado ao futebol vão levar esta corja ao colo.

    A Sra disse uma palavra muito feia em relação a essa cambada, mas olhe, entre isso e nojo, que é o que muita gente sente e pensa dessa praga que tão mal faz ao nosso futebol não vai muito longe. O sr Cerqueira é um politicamente correto, e perdeu uma grande oportunidade de não se manifestar do que a sra disse. Estes são os que gravitam à volta do sr Pinto da Costa.

    A. C.

    ResponderEliminar
  3. Viva o Sérgio Conceição. Com um banco tão pobre como Militão, Danilo, Soares, Hernani, deve ser impossível fazer melhor.

    ResponderEliminar
  4. O Sérgio entregou o ouro ao bandido ao jogar com 2 gajos no meio campo. Eles jogam com 4 de ferrolho (até só jogaram com 3) e segundas bolas nem vê-las. Pensei que ainda na primeira parte ia corrigir o erro e fazer entrar um centro campista, mas não persistiu uma hora no mesmo erro.

    O Presidente não ajudou ao tirar o foco do jogo na 6a feira e transformar a véspera de clássico num corropio de conferências de impressa. Sinais dos tempos.

    No melhor pano caiu a nódoa. Agora é tentar eliminar a Roma e pensar na taça de Portugal. O benfica será um justo campeão por todo o nosso demérito. Triste mas é a realidade.

    Ha que continuar a trabalhar e substituir a direcção o mais depressa possível. Coisa que não se afigura fácil.

    ResponderEliminar
  5. acordei de um pesadelo, o campeonato so por milagre este ano alias como no ano passado. Conclusao SC nao aprendeu com os erros, nao inventou mas nao foi corajoso, fomos derrotados de uma forma identica como ja tinha sido com o guimaraes, nao sabemos segurar o jogo, essa desculpa da eficacia quando se tem jogadores que em dez falam 9 em frente a baliza....O QUE GANHOU ONTEM ALEM DA SORTE FOI O AMOR A CAMISOLA, FORAM OS JOGADORES FEITOS NO BENFICA QUE GANHARAM, SC TEM ALERGIA A PORTUGUESES E DO OLIVAL NINGUEM SERVE, VIEIRA TEVE EFETIVAMENTEV RAZAO EM RELAÇAO AO SEIXAL MAS ONTEM GANHARAM QUANDO TOINHAM PERDIDO BASTAS VEZES NOS ESCALOES INFERIORES E NA B.
    Responsavel pela epoca desastrosa ........ SC.
    Espero pelo milagre

    ResponderEliminar
  6. Vidente-Mor:

    Só publiquei o teu comentário para as pessoas saberem que qualidade de portista é a tua! Quando chegas ao ponto de elogiar a CORJA vermelha é porque és da côr deles. Nunca mais entras aqui. Vais para a rua.

    Dei-te algumas oportunidades, mas bronco como és desperdiçaste-as! Acabou.

    ResponderEliminar
  7. Rui, é evidente que SC tem que estar presente nas vitorias e nas derrotas, ninguém lhe tira o mérito de tudo que tem feito de bom no FCP, mas à dias assim, ontem, na minha opinião esteve mal no onze inicial, ao contrário da outra equipa os jogadores do FCP foram macios e poucos foram os que jogaram bem.

    Onde estava o sr Pinto da Costa após a derrota! Se perder este campeonato ainda vai ter a lata de se recandidatar!...

    O clube (do Governo Costa, Centeno & Compª) do Regime, depois de vir ao Dragão ganhar e passar à frente, de certeza que vai ser levado ao colo por toda a escumalha da capital centralista.

    A. C.

    ResponderEliminar
  8. Soren,

    A tendência dos adeptos é sempre a mesma. Se os resultados da equipa são positivos esquecem a qualidade (ou a falta dela) do plantel, e elogiam o treinador. Se a equipa começa a fazer maus resultados voltam as críticas ao treinador.

    A questão básica é esta: chama-se gestão de recursos. É da exclusiva responsabilidade do presidente e da SAD. Ponto. Só
    pouco mais de meia dúzia de jogadores do plantel têm categoria para jogar no FCPorto de outros tempos. Foi a SAD quem aceitou comprar estes jogadores. São jogadores instáveis. Herreras, Olivers, Marcanos, Brahimis e por aí fora, não dão garantias de qualidade, ora fazem umas coias
    giras, ora entregam o ouro ao bandido. Sempre foi assim. Até termos a casualidade de vencermos um campeonato!
    É nessa perspectiva que me vejo obrigado a dar mérito ao Sérgio Coceição. Quem fez melhor que ele? Lopetegui? Nuno E. Santo? Quem? Já pensou quanto rendem os sucessos do passado de Pinto da Costa (que ele diz recente)? Rendem porque os adeptos continuam obcecados com o que ele fez no passado, e isso é culpa deles. Ou estarei a ver mal a coisa?

    ResponderEliminar
  9. Abílio,

    é claro que como qualquer treinador Sérgio Conceição comete erros, mas tendo em conta o plantel que lhe deram (e ele aceitou-o), pouco melhor podia fazer. Venceu um campeonato e já não foi mau para o que expectava! Temos também de apreciar o funcionamento do FCPorto numa perspectiva empresarial. O 1º-responsável é sempre o administrador, é ele que selecciona os quadros superiores e intermédios, o pessoal técnico, os operários etc., etc. No futebol não é muito diferente. Pinto da Costa é o administrador do clube como também é do Porto canal. Acha que o Clube e o Canal têm sido bem geridos?

    Eu acho que não. Mas parece que sou eu que estou errado, ao que vou avaliando.

    ResponderEliminar
  10. Esta derrota e as perdas de pontos anteriores, devem-se unica e exclusivamente ao desgaste e falta de rotatividade de alguns jogadores, como Alex e Herrera que têm sido utilizados em todos os jogos e apresentam um rendimento proximo dos 70% daquilo que podem dar, expecialmente o Herrera. Aí começa a superioridade dos adversários muito quando se trata de antecipar, compensar e ganhar as segundas bolas, desgastando os criativos como Brahimi e Corona em excessivas tarefas defensivas tirando-lhes discernimento para construir.
    Senti uma grande angustia quando vi todos os titulares principais nos jogos das taças e o resultado está à vista.
    Por outro lado, no meio campo jogadores como Oliver, pese a sua grande qualidade técnica, não têm dimensão para jogos deste nível. Sérgio Oliveira era bem mais capaz e acertivo, pese embora a sua irregularidade exibicional e quiçá alguma lentidão.
    Espero bem que se contratem dois jogadores para o meio campo, polivalentes, capazes de substituir Herrera, ou que os vão buscar à formação.

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida Rui Valente. No melhor pano caiu a nódoa.

    Mas o Sérgio este ano errou muito. Foi ele que fez o mais difícil, motivou uma equipa quem 5 ou 6 bons jogadores e o resto são jogadores medíocres.

    Desgastou um plantel com pouca qualidade nas taças, dizendo que o campeonato era a prioridade. Ontem jogou em 424 (apenas com Herrera e Oliver no meio sendo que o Oliver não sabe defender), abriu uma autoestrada constante no meio campo e só a rectificou aos 81 minutos. Quase nunca ganhámos uma segunda bola; e ele teimou no erro. O 11 inicial não foi o certo, a estratégia para o jogo também não. São 9 pontos em mês e meio.

    Agora com a arbitragem que temos, a comunicação social que temos e as instituições desportivas e políticas que temos, só um milagre retirará o título ao benfica.

    Portanto, foco na Liga dos Campeões, manter o 2o lugar e ir ao Jamor tentar ganhar um tacita.

    ResponderEliminar
  12. A gestão de Pinto da Costa nos últimos anos está à vista. Deixou o benfica corromper tudo e todos, à vontade e sem contraditório. Não fosse o FJM e não havia campeonato para ninguém o ano passado.

    Serão 5 títulos em 6 anos para o Benfica.

    Pinto da Costa sabe que em Portugal só o Porto pode fazer frente aquela gente. Mas não teve a lucidez para se retirar e proporcionar uma transição consistente e bem feita na direcção do clube. Ele e quem pessimamente o secunda estão agarrados ao poder.

    E sabe que eu digo isto há anos, nas vitórias e nas derrotas, não estou a dizer isto porque ontem perdemos.

    O Sérgio Conceição só tem que aprender com os próprios erros para ser um treinador de topo. Tem tudo para o poder ser. Esperemos que na próxima temporada tenha melhor plantel, não esteja amarrado a colocar espanhóis medianos a jogar para os rentabilizar e tenha mais estabilidade para trabalhar, sem ter que se andar a aperaltar e a dar conferencias de imprensa extra em vésperas de clássicos.

    ResponderEliminar

  13. Soren,

    já ouviu por acaso o (agora) comentador Cândido Costa a falar da equipa do FCPorto e do Sérgio Conceição? É tudo uma maravilha! Quem o ouvir, ou fica com vontade de rir, ou desliga a tv. É de uma hipocrisia arreliante!

    Eu que até simpatizava com ele enquanto jogador, agora já não o consigo ouvir! O paleio que utiliza, fanfarrão e ridículo é de bradar aos céus!

    Mas será que quem escolhe os comentadores portistas só aprecia o estilo lambe-cus?

    Ai Porto, Porto, quem te fez tanto mal?

    ResponderEliminar
  14. Soren,

    Bem, se formos rigorosos, percebemos que o FCPorto da actualidade tornou-se numa espécie de clube de meninos de côro. Você vê um jogo de juniores no Olival e o público portista é suplantado pelos adeptos dos rivais a apoiar a equipa. Parece que são eles a jogar em casa.

    Não me espanta nada que esta forma distante e complacente de Pinto da Costa de gerir o FCPorto
    tenha influenciado pela negativa os portistas. Tornaram-se tudo, menos aguerridos e espertos (no bom sentido). Se os sócios não se mexerem vamos ter muitos dissabores.

    Vamos lá ver se no andebol interno não nos roubam o mérito, porque lá fora respeitam-nos. E no hóquei também, apesar de Cabestany e os jogadores já terem percebido que a liderança do FCPorto é um deserto de actividade. Quanto ao Basquete, não há maneira de entrar nos carris. Será do treinador ou do Director da modalidade?

    ResponderEliminar
  15. Infelizmente ontem perdemos o campeonato! Não adianta tentar dourar a pílula pois a verdade é só uma e ficou ontem provada à saciedade: Não temos estofo de campeão!! Desperdiçar 7 pontos de avanço e ficar com 2 de atraso diz bem da falta de classe desta equipa. A exibição de ontem foi confrangedora, pontapé para a frente e o Marega que resolva. Fizemos o mais difícil que foi ficar a ganhar e depois de forma infantil deitamos tudo a perder. Sérgio Conceição é muito limitado taticamente pois joga sempre da mesma maneira e isso dá mau resultado como se viu. O principal responsável é Pinto da Costa que persiste em estar num lugar para o qual já não tem capacidade. Além de levar o clube à asfixia financeira, desbaratou equipas campeãs, ganhou milhões, gastou-os não sabemos bem onde, e brindou-nos com uma equipa constituída pir uma maioria de jogadores banais que falham quando não pidem falhar. O campeonato do ano passado só foi nosso por uma conjugação de factores que são difíceis de repetir, refiro-me ao momento Herrera e Tondela, pois sem eles e tal como este ano tínhamos perdido o campeonato. Os acomodados e incompetentes da Sad não aprenderam com os erros e não dotaram a equipa com um mínimo de jogadores de classe. Mesmo em janeiro podiam ter comprado um ponta de lança que fizesse minimamente a diferença, mas em vez disso preferiram dar 7,5M ao amigo de Braga por um jogador que nem para o banco vai. A cambada de bajuladores de PC enoja-me pois para eles PC é mais importante que o clube. Infelizmente a bajulação continua e a incompetência vai ser premiada por mais 4 anos em que vamos continuar a ter incompetência, comodismo e silêncio perante os ataques de que somos alvo. E enchem a boca com os "Homens do Norte", o Mar azul e outras bacoquices parolas que não levam a nada. Aguentemos!

    Francisco Paulos

    ResponderEliminar
  16. Toda a gente sabe onde está o problema mas os socios do Fcp sao incapazes.Falam muito do Maduro da Venezuela e eu pregunto Qual a diferenca entre a guarda bolivariana e os superdragoes ou os NN ? País da trampa e o que e.

    ResponderEliminar
  17. Nao sejamos ingenuos tambem, o momento tondela existe porque tinha existido o bamburrio Herrera sem ele Nao tinha existido momento tondela.Este ano por exemplo vou ganharam muito dinheiro com os lampioes vao ser 10 en 10 e mejor que a taxa de juro dos bancos. pensó eu de que.

    ResponderEliminar
  18. As equipas comecam a ganhar e entram no nervoso miudinho porque os jogadores que jogam no meio campo Nao se sentem comodos por estar sempre en inferioridade numerica perante o opositor. Um treinador que está no banco e Nao ve o básico, e o que? Inteligente? A pólvora ja Foi inventada ha muito.Nem o louco do Adriánse como lhe chamavam muitos despovoava o miolo como este treinador.Porque? Porque sabía que os jogos se ganham no miolo. Ate podes jogar con 3 defesas, más no miolo Nao.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...