04 março, 2019

Ser do Norte no feminino consciente

Caro Rui Valente

Em jeito de introdução digo que sou Nortenha, Portista e Regionalista, para mim três coisas completamente indissociáveis. Não consigo gostar de Lisboa e tudo o que ela representa para o resto do país. Em termos de políticas, tenho 25 anos e já não suporto este centralismo, este vergar à capital. Para lisboa existe tudo, o resto do país que se lixe. A minha cidade (Penafiel) está desde 2001 (desde a queda da ponte) à espera da construção do IC35, devo dizer que até aos dias de hoje não foi movido um único grão de areia, este é um projecto que tem sido continuamente adiado, porém é algo essencial para o desenvolvimento de toda a região, mas como não é em lisboa, ninguém quer saber!! O que me revolta ainda mais é saber que na assembleia da república exitem deputados do Norte mas que nada fazem pela sua região, chegam à capital do império e esquecem-se de quem são, donde vêm e de quem os colocou lá, por isso acho a regionalização algo difícil de se concretizar, porém jamais deitarei a toalha ao chão. 

Com os melhores cumprimentos
Sara Mota

Nota de RoP:

Dei-me à liberdade de publicar este comentário de Sara Mota e dele fazer um post, porque é uma lição de lucidez e coragem para muitos nortenhos, sobretudo para os homens. Partilho com ela o sentimento de revolta e de aversão ao centralismo, e de tudo mais que aqui referiu. É uma honra para o Norte saber que esta jovem, apesar de ser uma espécie de oásis no universo nortenho (feminino e masculino), não se coibe de dizer o que pensa sem recorrer ao anonimato de muitos machos medrosos. Mas é uma honra na acepção da palavra, não aquela honra do tipo graxa de sapatos que Júlio Magalhães costuma dedicar aos seus amiguinhos e amiguinhas da TVI que tanta falta fazem ao Porto...Terá sido o Sérgio Conceição que foi buscá-lo à TVI e lhe deu o cargo de Director G. do Porto Canal? Se calhar foi...

14 comentários:

  1. Como se não fosse possível ser benfiquista, homem, é verificar essas condicionantes todas com que vivemos por estas bandas. Por estas e por outras que não somos só nós aqui que somos esquecidos.

    ResponderEliminar
  2. "Homem", ser possível ser benfiquista, é. A questão não é essa, é que ser benfiquista neste país de salazaristas disfarçados de democratas, é quase uma obrigação! Faz uma avaliação ao comportamento da comunicação social e vê se tens coragem para me dizeres que é uma comunicação social democrata.

    Depois há outra incongruência, é que não conheço nenhum benfiquista com coragem para apoiar a regionalização, com medo que o resto do país tenha os mesmos direitos que a sacro-santa Lisboa
    (ou Benfica, ou Centralismo,vai dar mesmo))

    ResponderEliminar
  3. O cu não está relacionado com as calças. Um portista do Algarve não vai ser contra a regionalização do porque sim. Um empresário de paredes de coura que seja benfiquista ferrenho da mesma forma, não vai meter a bola ao barulho num assunto dessa importância. Aliás, diria que enquanto se tentar fazer essa colagem da bola a questões importantes o caldo esta entornado e não se vai a lado nenhum. Mas isto é uma opinião.

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo Sara Mota, o nojo a essa gente é tão grande que dá vómito.
    Nesta democracia gasta, podre, alguns, são muito piores que Salazar, hoje somos roubados à ganancia e os ladrões a cobro destes pseudo/democratas andam todos à solta, o país está cada vez mais centralizado e mais benfaquistão, não tarda muito que acrescentem à bandeira nacional um Abutre.

    A. C.

    ResponderEliminar
  5. Caro Rui Valente,

    Não conheço esta jovem Sara, mas tomara que muitos homens do Norte que estão sentados à " mesa do rei" (leia-se Assembleia da República) tivessem a dignidade da Sara e honrassem as suas origens. Infelizmente chegados à capital do império ficam deslumbrados e renegam as suas origens. Tenho mais anos de vida em Lisboa ( 30 ) do que a idade da Sara e infelizmente a ditadura de " Lisboa " é muito mais obra de gente que para lá migrou do que dos lisboetas genuínos nascidos em Campolide ou Campo de Ourique. Infelizmente ao contrário de Roma que não pagava aos traidores Lisboa paga e assim os renegados do Norte ( e não só ) estão a destruir o País. Posso não gostar da pessoa, nem simpatizar com as suas ideias, mas gostaria de deixar aqui uma questão : não gostaria de ter um líder regional aqui no Norte do estilo de Alberto João Jardim ? Um mérito temos de reconhecer : o de nunca se deixar subjugar a Lisboa. Parabéns Rui Valente por ter publicado este artigo e aproveitar para desejar à Sara Mota as maiores felicidades na sua vida pessoal e profissional. São jovens assim que ainda me fazem acreditar que um dia o Norte será capaz de escorraçar os " renegados lambe botas do centralismo " e fazer frente à "capital do império corrupto ". Bem haja Sara. As minhas cordiais saudações. Jorge Monteiro.

    ResponderEliminar

  6. Ó senhor anónimo das 13H28:

    Você fala muito bem. De facto devia ser assim. A clubite não devia misturar-se com a política, e quem diz política, diz regionalização. Misturar o cu com as calças, é isso, sim senhor. Mas só não posso dizer amen consigo, porque é isso mesmo que os media de Lisboa têm andado a fazer há longos anos (eu já cá ando há uns anitos). É dividir o país com a benfiquisação. Isto é, fabricar através da televisão o benfiquismo "nacional", enfatizando-lhe uma importância fanática e desprezando os clubes das terras para além de Lisboa.

    Se há coisa que as televisões de Lisboa têm feito é benfiquizar o resto do país. Portanto se acredita que os portugueses estão suficientemente esclarecidos sobre a regionalização depois destes políticos de merda a terem assassinado com um referendo armadilhado com o crescimento dos tachos" e os perigos da divisão do país, então não viu o filme todo.

    Além disso, se você é um benfiquista regionalista não devia ignorar isto. Depois do que os sucessivos governos fizeram - que foi ignorar sucessivamente a Regionalização, traindo a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA - a Regionalização só será realidade no dia em que o resto do país acordar e exigí-la à força, porque se não o fizerem podem arranjar problemas maiores.

    Eu estou enojado com este país percebeu? E o Benfica tem contribuído muito para isso. Ou acha que não? Não me venha deitar areia para os olhos por que eu já deixei de ver os canais de Lisboa por me cheirar a traição! O que estão a fazer é trair os portugueses e você se é do Algarve ou do Minho devia era defender a sua terra e deixar o Benfica até que quem o tem conspurcado seja substituído por gente séria.

    ResponderEliminar
  7. Rui Valente é impossível. Esses anónimos são centenas de milhar no Norte de Portugal. Se forem para Lisboa esquecem logo isso de Regionalização.

    Há tantos exemplos.

    Nem é preciso sair do Porto. O Norte de Portugal tem sido para mim a maior desilusão do meu país.

    E é por demais evidente que quem tem misturado tudo tem sido o regime. A benfiquização da população é constante e faz parte de uma estratégia de adormecimento do povo. Lembro-me no final do jogo contra esse clube representante do centralismo na taça da liga, em 4 televisões, 4 programas de rescaldo do jogo, 13 comentadores, 12 eram do Benfica. Incrível e sintomático. Pouca gente fala desta propaganda aberrante, só possível num país de gente profundamente ignorante e alheada da estratégia social de benfiquização.

    Mas basta ir ao Dragão ver um jogo, para constatar que os adeptos do FC Porto não estão muito diferentes. No fundo uns 75% dos portugueses são muito parecidos. Cegos em frente da evidência do centralismo, mal educados (fumam todos uns em cima dos outros nos estádios sem sequer respeitarem o ar que crianças respiram - para quando uma lei que proíbe essa vergonha em todos os recintos desportivos?), vão mandar umas bocas e saem a discutir as culpas de beltrano e cicrano sem nunca ouvir a palavra Presidente ou Pinto da Costa nessas discussões.

    Se lhe perguntar o que são os desvios do QREN, 95% não sabe sequer do que está a falar.

    Tenho mais fé num milagre no campeonato, do que numa qualquer revolução de mentalidades. Anda tudo a fingir não sei bem o quê numa vidinha fútil e sem sentido. Às vezes até acho que o FC Porto também adormece os portuenses. Numa cultura tão rica ninguém lê um livro e parece que o futebol é uma tábua de salvação. Vê-se tanta mobilização para ir ver a bola, mas para fazer uma simples manifestação a favor da Regionalização... Era só uma vez e bastava um estádio do Dragão cheio de gente indignada a marchar por duas ou três ruas para abanar as fundações do país. Será que ninguém se dá conta disto?

    ResponderEliminar
  8. E sabendo disso que acabei de escrever, e da influência que pode e deve ter, o discurso político do FC Porto em prol da sua região tornou-de inexistente.

    ResponderEliminar

  9. Tenho de lhe dar razão porque é mesmo assim, como diz. E acrescento outra coisa que por ventura se esqueceu de dizer. É que não são só os portistas que ficaram anestesiados pelo
    síndroma Pinto da Costa, são as chamadas elites que pura e simplesmente não existem no FCPorto.

    Há um grupinho de amigos na SAD ciosos a cuidar da vida pessoal, mas umas autênticas sombras a defender os interesses do clube que (já se esqueceram) são os adeptos.

    Mas os adeptos, nos quais nos incluímos (mas com ideias diferentes de uma grande maioria), não querem, ou não têm capacidade para entender, que a gratidão não pode ser intemporal sob pena de se premiar o passado para se sacrificar do futuro.

    Que mais podemos fazer, senão faze-los cair na realidade?

    ResponderEliminar
  10. Oh menina,você só tem vinte e cinco anos? Ui! Tem uma vida á sua frente e muito que penar neste país sem exemplo! A não ser que mude de ideias ou vá trabalhar para a capital!

    ResponderEliminar
  11. Irreutível,

    Percebo a piada, mas não me parece que seja essa a forma mais eloquente de moralizar uma jovem corajosa, e profundamente decepcionada com os gajos que ocuparam lugares de Estado e do Governo neste país vergonhoso. Recuso-me a falar do Governo ou em governantes porque não têm nível para
    isso. O que eles fazem é governar-se à custa do povo.

    ResponderEliminar
  12. Caro Rui Valente e demais leitores
    Sublinho e volto a sublinhar, sendo eu nortenha, portista, neste país vejo o meu portismo como luta contra o centralismo e poder instalado, posso dizer que é quase como uma motivação extra (vejo o FCPORTO como um baluarte na luta contra o centralismo). Porém quando é para discutir/analisar verdadeiramente este tema, o futebol não conta para o totobola. Sinceramente, muito lá no fundo, pouco me importa se um nortenho é benfiquista doente (embora dependendo da confiança, possamos ter discussão para várias horas) não consigo compreender é o motivo dessa pessoa nascida e criada no Norte se vergue à capital, que não lute pela sua cidade e região, que não se questione o porquê da sua região (Norte neste caso) ser uma região produtiva e exportadora, mas ao mesmo tempo uma das regiões mais pobres da UE, que não se questione onde é realmente investido o dinheiro destinado às regiões, isso é que me deixa verdadeiramente doente...
    A todos vocês deixo algumas questões: o que se fez ao longo destes 21 anos (desde o referendo) pela regionalização? Estudos sobre o tema? (encontrei vários estudos/artigos dos anos 80 e 90, mas recentemente são poucos) a população portuguesa está verdadeiramente informada sobre este assunto? Por vezes julgo que existe um certo medo, que este assunto é quase um tabu e sinceramente não consigo compreender o motivo, o país só teria a ganhar se este tema fosse verdadeiramente discutido, estudado, analisado...
    Por último agradeço verdadeiramente as suas palavras e deixe-me dizer que apenas sou um pequeno grão de areia, e que nada sou comparada consigo e com todos aqueles que ao longo dos anos lutaram e lutam contra este centralismo.
    Cumprimentos
    Sara Mota

    ResponderEliminar
  13. Cara SM,

    Apesar do meu portismo (que é antigo e irreversível), e do apreço que tive por Pinto da Costa quando se dedicava a tempo inteiro ao FCPorto, hoje estou muito decepcionado com ele.

    E por quê? Por vários motivos, mas também porque sendo o FCPorto o accionista principal do Porto Canal não soube contratar para o cargo de Director Geral um homem com um perfil mais combativo que o actual. Alguém com vontade para tratar destes assuntos. O Júlio Magalhães não está para se chatear com essas coisas. Nota-se.

    No Porto Canal não há um único programa sobre a Regionalização nem aparece ninguém para o realizar! O que pode significar que Pinto da Costa também não estará lá muito interessado na temática. Há uma grande hipocrisia à volta disto. Poucas pessoas se interessam pelas suas regiões, há ainda uma grande ignorância no nosso povo, são de uma passividade chocante.

    Mas, minha cara amiga, fiquei muito impressionado com o seu comentário. Isso, é muito animador para mim, e para muitos comentadores que aqui costumam opinar. São precisas jovens assim, e também homens, porque são poucos os que sentem estes problemas com a sua maturidade e lucidez. Parabéns, mais uma vez!

    Por mim, vou fazendo o que posso. Mesmo assim agradeço-lhe as palavras gentis.

    Um abraço, e volte sempre

    ResponderEliminar
  14. sm, o norte é produtivo mas o dinheiro da produção fica para os chulos dos patroes.e esse é um problema do país, não é um problema de regiões.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...