02 abril, 2019

Que humilhação, uma só mulher ter mais coragem que um país inteiro!


A eurodeputada Ana Gomes foi a convidada da última edição do programa ‘Jogo Económico’ e, juntamente com Luís Miguel Henrique e João Marcelino, debateu que papel pode ter o informático Rui Pinto na divulgação de informação que pode ser útil às autoridades ou se, por outro lado, deve-se ter em conta a forma como esse manancial de informação foi adquirido.

Rui Pinto deve ser visto como uma oportunidade ou uma ameaça para o futebol português e mundial?
Deve ser visto como uma oportunidade não só para o futebol português e mundial como para as autoridades portuguesas. Porque ele pode ser um valiosíssimo auxílio na recuperação de capitais perdidos em evasão fiscal e em todo o tipo de criminalidade e da mesma maneira que as autoridades espanholas, alemãs, belgas, francesas estão a beneficiar da ajuda de Rui Pinto, as autoridades portuguesas, quer as tributárias quer as policiais e judiciais podem beneficiar da ajuda deste informático. E pelo que sei, é o que já está a acontecer porque depois de ter chegado a Portugal, Rui Pinto comprometeu-se em tribunal a ajudar as autoridades portuguesas. Portanto, ele pode ser uma grande oportunidade para que Portugal corrija muitos dos problemas de corrupção e de infiltração para ajudar a descortinar outro tipo de criminalidade, fiscal e não só, e no fundo para recuperar ativos.
A justiça portuguesa tem o desafio de ter de garantir a segurança de Rui Pinto. Além disso, considera que a nossa justiça tem, sobre si, os holofotes mundiais?
Não vimos já faixas em estádios de futebol por essa Europa fora a pedir que seja concedida proteção a Rui Pinto? Isso é sinal que muitas pessoas, também na área do futebol, querem verdade desportiva a integridade e está preocupada com o Rui Pinto. As autoridades judiciais de que falei há pouco (espanholas, alemãs, belgas, francesas) já estão a colaborar com Rui Pinto porque há interesse que este informático seja protegido. Portanto, a nossa justiça vai estar sob os holofotes, não só no tratamento que dá a Rui Pinto, se valorizam e aproveitam a presença de Rui Pinto em Portugal para esclarecer uma série de casos extremamente complicados de corrupção e de outro tipo de crimes como o branqueamento de capitais e evasão fiscal, sendo que alguns destes crimes têm a ver com a verdade desportiva. Portanto, quer a segurança de Rui Pinto, quer o tratamento que as autoridades portuguesas vão dar à informação que este informático possa ter, tudo isso vai estar sob escrutínio internacional. Num debate recente no Parlamento Europeu sobre um relatório que aprovámos sobre o combate aos crimes fiscais, entre outros, a Comissária Europa para a Justiça, Věra Jourová (responsável pelo combate contra o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo) enalteceu o papel dos denunciantes e disse como é fundamental a sua proteção. Na resposta a esta intervenção, até chamei a atenção para a importância de que a Comissão Europeia siga com atenção o caso de Rui Pinto. Neste relatório até existe o pedido de constituição de um fundo europeu para proteção dos denunciantes porque está evidenciado o valor de denunciantes como o Rui Pinto, até porque boa parte dos esquemas criminais que temos incluem fundos europeus. Espero que Rui Pinto não tenha o final infeliz que tiveram outros denunciantes e que se reconheça o extraordinário trabalho e interesse público daquilo que ele pode revelar.
A justiça portuguesa tem estado à altura sobretudo nos casos em que está envolvido o futebol português?
Não, considero que a justiça portuguesa tem estado muito atrás e muito abaixo daquilo que seria exigível num Estado democrático e sobretudo em comparação com o que têm feito os aparelhos de justiça noutros países e até as próprias autoridades tributárias. Por exemplo, as investigações que as autoridades espanholas, alemãs, belgas, francesas têm aproveitado a informação de Rui Pinto mostram uma proatividade que não vimos até hoje nas autoridades portuguesas, fiscais ou outras. Quanto à justiça em si, nesse caso ‘e-toupeira’ verificamos que os arguidos que vão a julgamento já não incluem algumas personalidades que deviam ter sido constituídos arguidos se a justiça fosse coerente e consequente com aquilo que ela própria descobriu. Se a justiça portuguesa constitui arguido um indivíduo que é suposto ser o ‘braço direito’ do chefe de um clube, que era um assessor jurídico e que tinha contactos com indivíduos infiltrados no sistema de justiça, ou com possibilidade de se infiltrarem no sistema informático obviamente para descobrir e impedir investigações, isto é altamente grave. E já nem falo de outros casos envolvendo a corrupção de magistrados, como o caso Rangel, onde a justiça não tem feito aquilo que era elementar fazer. Sabemos que a justiça é lenta mas no nosso país, dá a sensação que há muitas infiltrações promíscuas no próprio sistema de justiça que explicam por exemplo a história de um funcionário judicial usar passwords de outros funcionários judiciais para aceder a processos que eram do interesse de determinadas figuras dos clubes de futebol ou a história da captura de magistrados que explicam que a justiça tinha de atuar de forma muito mais incisiva e exemplar, exatamente para não continuar a impunidade. A sensação de impunidade explica o pântano que estamos a viver, não só no futebol, como nos negócios e até mesmo na política. Existem organizações criminosas, autênticas máfias e isso acontece em Portugal e não só.
As autoridades portuguesas devem aproveitar toda a informação que Rui Pinto tenha em sua posse?
Absolutamente! De resto, é isso que está previsto na legislação europeia que prevê a proteção dos denunciantes e é algo que estará previsto numa diretiva europeia que vai ser aprovada em breve. O estatuto de proteção dos denunciantes é muito alargado mas o que já existe em termos de legislação já obriga a proteção dos denunciantes e que valoriza o seu trabalho. Eu sei que há legislação penal portuguesa que tende a excluir como meio de prova informação que seja obtida por meios ilícitos (não sei se foi o que houve no caso de Rui Pinto) mas hoje valoriza-se o interesse público que advém da informação concreta. Foi assim nos casos LuxLeaks, SwissLeaks e Panama Papers, por exemplo.
Foi uma queixa da Doyen que levou à detenção de Rui Pinto. Como classifica esta situação?
Perante as denúncias, as nossas autoridades têm ficado sossegadinhas no seu canto e só atuaram (e isso põe-me doente) a ‘toque de caixa’ de um fundo de investimento nebuloso e duvidoso sediado em Malta com uma máfia cazaque por trás. E é a ‘toque de caixa’ disto que as autoridades portuguesas vão atuar? Se isto é assim, assusta-me! Se calhar ainda vamos descobrir que por trás da tal Doyen, que é um fundo esquisito, estão alguns clubes de futebol com o objetivo de silenciar Rui Pinto. Ou estão os escritórios de advogados que se prestaram a ser intermediários de todo o tipo de negociatas esquisitas e, até porque dispõem de sistemas de segurança informática da ‘treta’ e facilmente são penetráveis, e quando perceberam isso reagiram usaram os seus contactos para fazer as autoridades judiciais agir… um dia iremos perceber isso tudo. O que é que eu disse? Eu disse que ‘o rei vai nu’. Disse o que todos sabem sobre o passado criminal do líder máximo do Benfica. O que me preocupa é que a corrupção a nível desportiva se repercuta para o resto da sociedade, incluindo a corrupção e captura de governantes.

6 comentários:

  1. CARO Rui Valente,

    Através de tudo quanto já ouvimos, vimos e lê-mos, sentimos, como aqui já foi expresso por si e pelos seguidores do tema, no blog, enorme frustração, após aquela incompreensível decisão sobre o etoupeira.

    Todos desconfiamos porquê. Não o dissemos abertamente. Contudo das malhas que o diabo tece, emerge ANA GOMES, uma alfacinha a quem presto a minha modesta homenagem, por nos permitir subscrever tudo aquilo que queríamos que todos soubessem.

    ESTA FRASE É O ALFA E O ÓMEGA DA CORRUPÇÃO DESPORTIVA EM PORTUGAL:

    "Disse o que todos sabem sobre o passado criminal do líder máximo do Benfica. O que me preocupa é que a corrupção a nível desportiva se repercuta para o resto da sociedade, incluindo a corrupção e captura de governantes."

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Caro Guilherme Olaio,

    A situação do país no que concerne a corrupção, é assustadora. Pensem o que pensarem os que se incomodam com a opinião pública crítica, não devemos deixar de dizer o que pensamos sobre assunto. Neste caso concreto do Rui Pinto, em que a polícia portuguesa e o MP tanto se empenharam em meter na cadeia um jovem que está a ser apoiado por países muito mais poderosos
    e evoluídos que o nosso, e que até já censuraram Portugal por causa disso, tal comportamento
    só acentua as minhas suspeitas quanto a sua credibilidade. É que ninguém compreende que a juíza Ana Peres tenha livrado das barras dos tribunais um ex-prisidiário com um currículo elucidativo àcerca da sua personalidade. E compreende ainda menos quando comparámos a pressa
    que tiveram em trazer para Portugal um jovem bem reputado por toda a Europa. Quem sai mal na fotografia não é só o MP e o próprio Governo, é o país! Uma vergonha que até o Salazar
    ficava escandalizado. Se soubesse a vontade que tenho de sair desta pocilga onde já não gosto de viver nem acreditava! Já não consigo ouvir nem tolerar os gajos que se sentaram nas cadeiras do poder! É que não contribuí em nada para os colocar no poleiro do poder, e isto custa mesmo muito!

    É demais!

    UM ABRAÇO e muita paciência para o que virá a seguir

    ResponderEliminar
  3. Os Vermelhos o Polvo já meteu um processo à Dra Ana Gomes, agora só falta saber se o caso for a julgamento quem é o Juiz. Embora a Sra deputada esteja bem alicerçada e sabe o que está dizer, conhecendo passado do delinquente, mas mesmo assim, o Todo Poderoso Lampião Corrupto tem muita gente importante na justiça e na politica e tudo é possível. Depois de alguém ilibar o principal responsável do caso Etoupeira já nada me admira infelizmente.

    A. C.

    ResponderEliminar

  4. Caro Rui Valente,

    A OPORTUNA, OPORTUNIDADE DOS OPORTUNISTAS.

    Todos, sabemos das fraquezas sentimentais e clubísticas dos responsáveis
    pelas bancadas parlamentares. Até já assistimos a debates entre o PM e um líder parlamentar, na circunstância do PSD, onde se trocam mimos do tipo " apesar de termos a mesma simpatia pelo nosso clube querido", etc,etc...

    Foi recentemente anunciado na CS o seguinte:

    "Perante a ameaça de greve, o Ministério da Justiça comunicou ontem à Associação Sindical que está disposto a melhorar estatuto remuneratório dos magistrados.

    O Governo comunicou à Associação Sindical dos Juízes Portugueses, nesta sexta-feira, "que estava em condições de propor à Assembleia da República, na qual se encontra pendente de apreciação a proposta de lei de alteração do Estatuto dos Magistrados Judiciais, uma modificação do estatuto remuneratório" destes profissionais, que pode pô-los a ganhar mais do que o primeiro-ministro e evitar uma greve iminente."

    No quadro actual e tendo em conta tudo quanto sabemos dos Processos judiciais em curso, envolvendo o "clube querido", lembrei-me dum programa de TV de Vítor Moura Pinto, onde tratava de um ou mais assuntos e concluía dizendo, "isto está tudo ligado".

    Estará?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Olá, caro Guilherme Olaio!

    Comentários, para quê? É tudo menos INSUSPEITO!

    Andou o palerma do Rui Rio a falar da promiscuidade, entre a política e o futebol quando surgiu a ratoeira do Apito Dourado, a agora que já nem sabemos se até a Justiça não estará
    metida na máfia vermelha, o gajo não abre o bico? Que coerência a deste homem! Salta aos olhos! Que melro este nos saiu também! A mim nunca me enganou. Agora, já deve ter percebido que não ganhou nada ter-se virado contra o Porto e o FCPorto!

    Os traidores costumam ter esta sorte. É tudo uma questão de tempo!

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui Valente,

    Apenas para uma correcção do meu comentário anterior.

    Ao referir-me ao Jornalista, queria dizer VÍTOR BANDARRA e não o Vítor Moura Pinto.

    As minhas desculpas e obrigado

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...