27 maio, 2019

Eleições europeias. Venceu a abstenção. Bravo!

Nunca o FCPorto me causou tantos desgostos como agora. E não estejam à espera que me atire ao treinador, ou aos jogadores.

Não tenho a visão irresponsável dos políticos, sei distinguir o sério do vigarista, o patrão do empregado e as competências de cada um. Não me atiro a bodes espiatórios.  Da mesma maneira que responsabilizo os políticos pela desgovernação do país, e pelo  seu trabalho desastroso, sigo o mesmo princípio com o FCPorto. É assim que deve ser.

Pinto da Costa e os restantes representantes da SAD, além de estarem a fazer um trabalho miserável com a gestão do futebol, estão a deixar uma imagem de submissão à tirania centralista nunca antes vista. Não soubemos dar-nos ao respeito, porque não tivemos coragem para tanto, mesmo perante vigaristas e corruptos da pior espécie! Que falta de brio! Saúdo os que deram o peito às balas, para defenderem o clube, arriscando-se a todas as acusações hipócritas, quando deviam ser outros a fazê-lo, em vez de se limitarem a comentários tardios e inofensivos. Francisco J. Marques foi o obreiro da defesa possível. A SAD, limitou-se a consentir, atrás das cortinas com a boca fechada. Vamos lá ver no que vai dar confiar demais na Justiça... Até ver, não nos valeu de nada, os marginais continuam activos.

As recentes eleições provam que os abstencionistas são pessoas conscientes, que já aprenderam a não dar pérolas a porcos, e a aldrabões. Hoje, justificava-se muito mais um 25 de Abril (a sério), do que no tempo do Estado Novo.  Salazar, e Marcelo Caetano, apesar de ditadores, nunca se assumiram como democratas, mas não impediram o Porto de abrir sedes de bancos, e de jornais.

Esta merda (é o termo) de regime, dito democrata e transgressor da Constituição, faz precisamente o contrário, concentra em Lisboa as instituições mais relevantes, deturpa a Justiça, extorquindo-nos direitos e património, e só lhes falta roubar-nos a alma. Faço um manguito ao sr. 1º. Ministro e ao Presidente da República, que é o mais minimalista gesto de repúdio que lhes posso dirigir.

Acabaram recentemente as eleições europeias. Foram 70% de portugueses a dizer aos 30% de votantes que a maioria é deles, dos abstencionistas, e que só tencionam transformá-la em votos partidários quando os políticos aprenderem a ser sérios, e Homens! Essa, é para mim a principal razão! Tanto no futebol como na política, o que o país precisa é de gente íntegra, cumpridora e competente. Mais nada.

Para terminar, envio para esses  30%  de dispersos votantes, os  meus pêsames, por além de terem perdido o desafio, terem perdido tempo.

O futuro próximo o dirá.   


11 comentários:

  1. VIVA O PARTIDO DA ABSTENSÃO.
    Ganhou o maior partido, ABSTENSÃO por uma grande maioria de percentagem. Já ninguém acredita nos partidos destes pseudodemocratas, mesmo fazendo campanhas cheias de folclore de risos cheios de hipocrisia e dando vivas ao clube do regime.
    Os portugueses estão cansados desta gente, a grande maioria deles não prestam os portugueses estão cansados da ditadura de Lisboa, o país não cresce porque está tudo CENTRALIZADO.

    Atentamente.

    ResponderEliminar
  2. O pior é ver políticos a festejar vitórias com a abstenção nos 70%. Não têm vergonha. Vergonha? Não sabem o que isso é, o lugarzinho, o tachinho está garantido.
    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
  3. E o Marcelo ainda tem a lata de criticar a abstenção. O descaramento não tem fim, está-lhes na massa do sangue.

    Não percebem que fora do seu mundinho hipócrita, e de troca-tintas, há pessoas mais inteligentes e dignas que eles. Muito mais!

    ResponderEliminar
  4. O Porto, ou o Norte, deveria constituir um Partido. Os políticos das cidades ou regiões que temos hoje não nos defendem o suficiente. Os que temos, mesmo sendo daqui, fazem parte das fileiras dos partidos dominantes.

    Um Partido que exigisse melhor e maior distribuição de fundos, de poder, de regalias, que exigisse a descentralização. Havia tanto que fazer!...

    Se não o temos, e se não o criamos, a culpa é somente nossa. Não podemos estar à espera que seja o resto do País a zelar pelos nossos interesses.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde caro Rui Valente

    Antes de mais, posso dizer que um dos poucos pontos que não estava de acordo consigo era este mesmo, o voto. (apesar da minha juventude, vejo o voto mais que um direito, seria um dever de qualquer cidadão em democracia) Porém, admito que nestas eleições fui uma das abstencionistas... Atenção, não fui votar por preguiça, foi uma decisão consciente e uma tentativa de revolta...
    Tinha ideias em votar, e o meu voto iria para o partido liberal (apesar de não me identificar totalmente, é o único que apoia verdadeiramente a descentralização, ou diz isso para ganhar votos, já nem sei.) No dia anterior,(final da taça) um dos membros desse partido, com responsabilidades, chamou-nos a todos nós (portistas) de porcos. Repito, um individuo com responsabilidades num partido que proclama trazer a mudança, vai para o twitter chamar porcos a possíveis eleitores... Não sei o que o futuro nos trará, mas algo vai ter mesmo de mudar.
    Despeço-me com uma questão: existe alguma possibilidade de criação de um partido "regionalista", que combata verdadeiramente esta podridão?

    Com os melhores cumprimentos
    Sara Mota

    ResponderEliminar
  6. Se as pessoas do Norte não fazem nada, é porque gostam do estado em que isto se encontra.

    ResponderEliminar
  7. Cara Sara Mota,

    Ainda bem que ficou a saber o risco que corremos se votarmos em gente que mal conhecemos, e que não dão garantias a ninguém que estão dispostos a cumprir com o que prometem nos seus programas eleitorais.

    Com o tempo, chegará à conclusão que para os eleitores votarem são precisas garantias sólidas da parte dos candidatos. Não chega apenas terem discursos convincentes, é preciso dar garantias. Pela parte que me cabe, provavelmente nunca mais vou votar, porque sem essas garantias nunca o farei. Não suporto traidores.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 16H38

    Espero que apliques a ti próprio a inactividade, já que comentas sem sequer dares o nome.

    ResponderEliminar
  9. Caro Rui Valente

    Antes de mais,peço desculpa por voltar a incomodar e ainda para mais com um assunto que nada tem a ver com o seu post, peço desculpa. Mas sabe quem é a sra. Sofia Vala Rocha?? Farta-se de defender que Portugal é lisboa e o resto é paisagem, mas pelo que parece (segundo o que a mesma publicou no Twitter) amanhã vai estar no noticiário das 21h, sabe em que canal?? Pois, esse mesmo... (Porto Canal) Uma pessoa que farta-se de dizer que os votos de lisboa são mais importantes e todo esse tipo de coisas, vem ao Porto Canal... Desculpe mais uma vez este desabafo, mas não entendo...

    Cumprimentos
    Sara Mota

    ResponderEliminar
  10. Francisco Paulos31/05/19, 14:20

    Queixamo-nos que é tudo centralizado na capital e o Norte cada vez é mais desprezado. Tudo certo! E as forças vivas da região fazem algo para mudar este estado de coisas? Não! Pelo contrário os políticos do Norte quando vão para a capital esquecem-se das suas origens e passam a ser antinortenhos. Então no futebol ainda é pior os mais antiportistas são precisamente gente do Norte e do grande Porto. Somos uns acomodados que só sabemos lamentar, ainda agora foi lançada mais uma rádio para servir os interesses dos lampiões. Até quando vamos permitir que isto aconteça?

    ResponderEliminar
  11. Cara Sara Mota,

    Não tem que pedir desculpa, a Sara comenta sempre que quiser, esteja à vontade, é sempre bem vinda. Quanto à Sra. que refere, não faço ideia quem seja, mas se ela usou a linguagem que referiu, então está tudo dito.

    E quanto ao convite que Júlio Magalhães lhe fez para ir ao Porto Canal,também estamos conversados, porque deste há muito que acho o Director Geral do Porto Canal um incompetente, um dos muitos nortenhos vendidos ao poder central. Aliás, estou por saber quem é que o convidou para o cargo. É um preguiçoso, sem ideias nem ideais.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...