05 maio, 2019

Quem estiver contra Pinto da Costa que se candidate, ou se cale para sempre?!


Acho muita piada quando vejo determinados portistas a censurar outros (portistas) que não estão de acordo com o comportamento recente do presidente e o censuram, como é perfeitamente normal. Se há conduta que não faz sentido é o desses adeptos, que têm uma visão distorcida do que é uma escala de responsabilidades. É como um administrador bancário levar o Banco à falência e o pessoal lançar as culpas aos encarregados da limpeza, não porque tenham provas objectivas para o fazer, mas tão só porque temem enfrentar o patrão. São os chamados lambe botas que assim aprenderam a governar a vida. Esta forma de estar na vida é exactamente igual à que têm com os partidos. Votam porque vá-se lá saber porquê o partido A, ou o partido B, lhes fez qualquer favor (uma cunha, por exemplo). Ponto. 

Sim, porque se lhes perguntarem por que é que votam num, e não votam noutro, não sabem bem como responder. Ou então imitam o palavreado que ouviram do próprio partido, e pouco mais. Para esses, o bom partido e o bom governante é aquele que os "ajuda" a eles, e só a eles.  Vejam como tanto nos andamos a queixar de vermos o nosso clube a ser humilhado, roubado desportiva e financeiramente por outro clube, e a última instituição que se atrevem a criticar depois de testada a incompetência das (instituições) mandatadas é a do poder político (Governo), a que devia ser a primeira.

Mas não. Preferem queixar-se por baixo, dos pasquins de as Bolas, e dos Records, que são facciosos, desonestos, e anti-portistas praticamente desde que existem, e que se estão a borrifar para as nossas opiniões, do que da passividade arrogante dos dirigentes portistas. 

A esses "portistas" não lhes passa pela cabeça que os atletas do clube (de todas as modalidades) se sintam desmoralizados com essa orfandade de liderança, mas exigem deles muita força e garra. Os adeptos fazem o que podem, e tendo em conta os resultados dos últimos anos, até fazem mais do que era expectável.

Depois, para passarem por portistas "superiores", dos que estão dispostos a "morrer" pelo clube, dizem coisas muito engraçadas, mas totalmente descabidas. Afirmam que quem não estiver bem com o actual presidente só tem uma coisa a fazer, candidatar-se a presidente! Isto, é um disparate total. Como se a condição de simples adepto não fosse suficiente para ter direito de opinião. Ou seja, se um adepto quiser elogiar o presidente (este, para já...) tem ordem para o fazer, se fôr para o criticar só tem uma alternativa, que é candidatar-se ao cargo de presidente! Deduz-se desta maneira que quem entender criticar o senhor presidente só pode fazê-lo se não citar o nome dele! Ou seja, de forma indirecta, para não ferir susceptibilidades!

É tão incoerente esta forma de ver as coisas, como inconsequente. Primeiro porque é absurda e um tanto subserviente, e segundo porque enquanto Pinto da Costa não fôr explicitamente convencido pelos sócios a deixar o lugar, ninguém de bom senso se atreverá a candidatar-se à presidência do FCPorto. Quem estiver eventualmente interessado no cargo só o irá fazer quando sentir que os ventos são favoráveis, não agora que muitos adeptos ainda estão meio divididos. E Pinto da Costa serve-se da situação, sabe que ainda tem alguma margem de manobra para repetir a candidatura e vai para a frente, coisa que já não é capaz de fazer no que à defesa do FCPorto respeita. Como quer que seja, nada disto tem a ver com o direito legítimo à crítica de qualquer pessoa. Seja no futebol, na política, ou qualquer outra coisa. Isso nem sequer tem a ver com a Democracia, que é um direito muito mais abrangente e sério. Tem a ver com a Liberdade, e essa, pela parte que me cabe, tive-a sempre, não preciso de passaporte para dizer o que penso. 

23 comentários:

  1. Como sempre na mouche. O comodismo da sad transmite-se à maioria dos adeptos. Somos todos uns conformados ,as coisas são assim, porque são, e não há nada a fazer. O presidente é que sabe,ele é que fez do clube o que era (até à 6 anos atrás),e por isso tem direito a desbaratar todos os créditos que ganhou até aí. Não interessa a sua atual incompetência que levou o clube à ruina financeira e desportiva, pois ele é o tal,o tal em que ninguém pode ousar tocar,mesmo que as evidências confirmem que de facto ele actualmente não passa de um incompetente. Há o antes e o depois de Pinto da Costa e o mais caricato,o que faz de nós o clube mais original do mundo,é que ele faz parte e é a principal figura desse mesmo pós. Curioso não é? Chego à conclusão que Pinto da Costa, para a maioria dos sócios, é que é o clube, e sendo assim temo que no dia em que por qualquer motivo ele não estiver presente, o FCPorto vai terminar. É inconcebível que perante o que se está a passar não haja ninguém com coragem de avançar contra ele nas próximas eleições. É inadmissível que alguém com a idade e as condições que ele(não)tem presentemente ainda se vá candidatar, acabando esse mandato com 86 anos!!! Isto só acontecerá se nós deixarmos, e nos esquecermos que mais importante que Pinto da Costa é o Futebol Clube do Porto.
    Francisco Paulos

    ResponderEliminar
  2. Francisco Paulos,

    Compreendo e concordo com o que diz. Apenas não me surpreende que não haja quem queira candidatar-se ao cargo de presidente neste momento. Ou seja, compreendo, porque pela minha parte se ainda fosse sócio seria isso que tentaria fazer (propôr eleições para uma novo presidente), mas também compreendo que neste momento ninguém tente fazê-lo com receio de não ganhar as eleições justamente por saber que os adeptos ainda não estão preparados para isso.
    Pinto da Costa recandidata-se porque sente que ainda lhes pode dar a volta, e eles vão voltar
    a ceder e... a arriscar novos fracassos.
    A situação é complicada mas exactamente por isso cabe aos sócios desatar este nó cego que nos pode trazer novos dissabores. Acho que é chegado o momento de decidirem quem está primeiro, se Pinto da Costa, ou o FCPorto! Não podem alhear-se dessa responsabilidade. O FCPorto é deles, não é propriedade privada de Pinto da Costa como às vezes quer parecer. Não é! E agora, parece um menino medroso com medo que o papão do Benfica nos faça (mais) mal.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente. Ainda há dias fui injuriado noutro blog só pq disse q ele está a arrastar o Porto p o abismo e a deixar um vazio no q toca à sucessão. E tenho plena consciência q ele enquanto não abandonar ninguém aparece. Imaginem q um empresário de prestígio, por exemplo, com muitos anos de sócio se decidia a candidatar. E como em qualquer eleição teria de mostrar os pontos fracos do opositor e dizia: "O sr. PC fez muito pelo Porto, temos q lhe agradecer o q ganhamos e ter feito o Porto passar de um clube de uma região para um clube mundial mas..."(e este mas é q é o problema) "...nos últimos anos a sua gestão tem sido desastrosa (para n usar uma palavra pior) e está a delapidar o Porto". Já imaginou o q fariam os super a essa pessoa? Pois. Também eu. Ele deve abandonar e, racionalmente apoiar alguém da confiança dele, para q nós possamos também ter a certeza q o Porto fica bem entregue. Pois como eu digo a muitos amigos meus, eu sou adepto do FCP e não do FCPC. Só assim, a sucessão pode ser feita sem prejudicar o Porto.

    Agora, e a talhe de foice, peço desculpa referir isto aqui, mas é algo que me incomodou profundamente e não vejo ninguém a falar daquela "macacada" ontem com a claque. Viu-se claramente q o SC ignorou deliberadamente os super no fim da roda (é só ver nas imagens que olha em direcção a todos os adeptos, menos na direção dos super. Na minha opinião bem, pq n deve ter gostado do q viu em Vila do Conde e queria ser deixado em paz (ele e os jogadores q no mínimo ainda têm uma taça p ganhar). Qual não é o meu espanto quando um grande amigo meu me liga a perguntar se estava a ver o jogo e eu digo: o jogo? tás maluco? já acabou há quase meia hora. E ele diz-me p ligar a sporttv e vejo aquela romaria em direção à claque. Fiquei doente. Como era possível uma coisa destas? Terá sido ideia do SC? Não me parece. E como só uma pessoa o pode convencer, tenho quase a certeza q o Macaco ligou ao PC a queixar-se e este deu ordem p irem beijar a mão a sua excelência. Ao que o nosso Porto chegou. Depois assistimos a algumas pessoas a assobiar e a mandar bocas, mas o grande líder lá os mandou calar para assistirmos a uma cena ainda mais surreal. Um jogador como o Herrera q n valia um carapau quando cá chegou, mas q infelizmente é o nosso capitão, pega no megafone e promete q vão dar tudo (mal feito fora, para quem joga no Porto dar tudo é o mínimo). Pois o Herrera vai dar tudo, vai. Até ao último jogo e depois põe-se a andar pq n quis renovar e lá vai à vida dele todo satisfeito enquanto ficamos nós a apanhar os cacos.
    Mas o pior ainda estava para vir. Os do colectivo com ciúmes começam a assobiar e a chamar nomes aos jogadores e o SC manda-os lá ir. Então aí é q foi a verdadeira "macacada". Desde o Filipe a mandar o pessoal ter calma, ao Loum pegado aos empurrões c um grunho qualquer da bancada. E o grunho maior a falar muito agressivo para o Danilo, q se afastou visivelmente incomodado. Danilo que só é provavelmente a nossa maior referência para o ano. Ou seja, o Herrera q nos vai trair é um herói e até faz discursos e o Danilo, um rapaz impecável, grande jogador e um futuro capitão é tratado assim. Não faz sentido. Nem o regresso ao relvado e muito menos o que se passou depois. Não resolveu nada e na minha opinião ainda piorou pq os jogadores detestam este tipo de "intimidades", mas parece q cada vez mais o Macaco tem poder e influência. Porque será? É q eles ontem diziam "O Porto é nosso", mas estão enganados. Neste momento têm muita influência, nós sabemos porquê e graças a quem, mas q não se esqueçam q o Porto n é os super, mas sim os milhares de sócios com cotas em dia e q pagam bilhete "normal", se é q me faço entender.

    Pedro Azeredo

    ResponderEliminar
  4. Pinto da Costa é finito, mas está a viver numa realidade paralela. Pensa que pode perpetuar uma presidência que tem que acabar quanto antes.

    O clube está como um navio em alto mar em velocidade cruzeiro e sem ninguém ao leme.

    Passam-se coisas absolutamente ridículas no nosso futebol. A parolada que foi o final do jogo com o Aves é reveladora do caos e da anarquia que reina no clube. O nosso ADN ali não existe ou então mudou completamente.

    ResponderEliminar
  5. NÃO HAVIA NECESSIDADE.
    Já ninguém respeita o presidente Pinto da Costa, está a mais no FCP. Isto que se está passar Treinador, Jogadores, Claque é uma vergonha e não vou mais longe. Por este andar nem a Taça de Portugal, o feitio do SC às vezes extravasa, quando se devia ter calma.
    Continuamos a dar pérolas a porcos, foram tantos os pontos perdidos de uma forma inexplicável e também com arbitragens de árbitros covardes ainda entranhados no Sistema Vermelho.
    Com toda a sinceridade, estou cheio do PC, obrigado por tudo que fez ao FCP, mas não se recandidate, deixe aparecer outras pessoas, gente nova com outras ideias e os milhares dos sócios escolher livremente.

    A.C.

    ResponderEliminar

  6. De facto o que se passou depois do jogo, já com o estádio praticamente vazio, aquela "cerimónia" de homenagem às claques é perfeitamente ridícula!

    Não sei se a iniciativa foi apenas de Sérgio Conceição ou a mando de alguém, o que sei é que foi um vexame para o próprio clube.

    Defender o indefensável não leva a lado nenhum, e como as claques se acham com direitos extraordinários e não de sócios como todos os outros (que não têm privilégios), tudo leva a crer que vamos ter mais problemas.

    ResponderEliminar
  7. Deacon Blue06/05/19, 12:02

    Bom dia Rui,

    O que se passou com as claques nestes últimos 2 jogos é revelador e recordou-me o que se passou com o Sporting há mais ou menos 1 ano!

    Nao entendo como é possivel certos Portistas com peso e reconhecimento na "Naçao Portista" estao a ter dificuldades em virar a pagina e admitir que as coisas nao estao bem,ponto, a vida é isto!
    Estarao esses Portistas conscientes de que cada dia que passa ficamos mais perto do abismo???
    Assumam-se carago!
    Se isto tem que passar por uma guerra interna, que seja já! Quanto mais cedo melhor!

    A malta já se deu conta da idade com que fica P. da Costa quando acabar o próximo mandato?
    Isto nao lembra ao diabo o ridículo e mediocre a que nos estamos a expor nas maos desse senhor!
    Ja perceberam bem???

    Simplesmente "nao existe"!!!

    Acredito que tudo possa precipitar-se com a perda deste campeonato e pelo que vejo a taça também nos escapará.
    Ao menos que sirva para alguma coisa.....

    Ao que um gajo chega quase a desejar que o nosso clube perca, perdoem-me!

    DB



    ResponderEliminar
  8. Como entra o FC Porto no universo BMG?
    O ponto de partida foi o Museu do clube, onde acabou por encaixar €8M através de um contrato de publicidade e naming, o que levaria Ricardo Guimarães a receber um valioso Dragão de Ouro em 2013, na categoria de Parceiro do Ano. Recordamos que Pinto da Costa e Ricardo Guimarães chegaram a inaugurar o museu com pompa e circunstância, no entanto sempre ficou a questão no ar, qual a razão pela qual o Banco de Minas Gerais decidiu investir tanto dinheiro no Clube se não tem qualquer actividade comercial em Portugal?
    Vejamos o caso do jogador Otávio. Sabemos que o BMG adquiriu 50% do seu passe por cerca de 1.35M, além de 15% a um fundo japonês, perfazendo os 65% que o Coimbra Esporte Clube detinha do jogador. Em 2014 o FC Porto comprou 33% do seu passe, por 2,5M€. Mais tarde, e sem explicação a ninguém, a SAD cedeu 0.5% do seu passe. Não sabemos é a quem, nem por quanto.
    Sabemos é que a transferência de Otávio teve o cunho de Adelino Caldeira e Reinaldo Teles como comprova o seu contrato. Importa ainda dizer que um dos representantes do BMG, no futebol, é o empresário Giuliano Bertolucci, que colocou no FC Porto jogadores como Éder Militão, Alex Telles, Felipe, Otávio, entre outros.
    Isto tudo leva a concluir que a prospecção do Porto no mercado brasileiro é feita em conluio com o BMG/Giuliano Bertolucci. Segue-se um exercício muito simples...

    João Nuno Pinto

    ResponderEliminar
  9. Desde que existe o Porto B, até ao final de 2018, já foram contratados pelo menos 23 jogadores a clubes brasileiros. E desses 23 jogadores, quantos chegaram à equipa principal ? 1, tão e somente 1. Que jogador? O nosso caro e muito prezado Otávio, que entretanto já custou €7.5M por 68% do passe. Quase o mesmo que o patrocínio do BMG no Porto. Confuso, não acham? O BMG paga um patrocínio ao FC Porto, e este compra jogadores do catálogo do Banco, qual máquina de lavar?
    Façamos uma conta muito simples. Quantos desses jogadores chegaram à equipa principal ? A resposta é desoladora, pois a percentagem de sucesso do Porto B em brasileiros foi de 4,34%.
    Para que não restem dúvidas:
    2012-13: Diogo Mateus, Víctor Luís, Anderson Santos, Guilherme Lopes, Sebá (via Cruzeiro), Dellatorre (via Desportivo Brasil/Traffic);
    2014-15: Diego Carlos (via Desportivo Brasil fundado pela Traffic), Otávio, Roniel (via Grêmio Anápolis controlado pela Promosport), Anderson Dim; 2015-16: Rodrigo Soares (via Grêmio Anápolis controlado pela Promosport) e, Maurício (via Portimonense/Teodoro), Wellington Nascimento (via Grêmio Anápolis controlado pela Promosport), Ronan, Enrick Santos, Gleison (via Portimonense/Teodoro);
    2016-17: Inácio (via Portimonense/Teodoro), Galeno (via Grêmio Anápolis controlado pela Promosport);
    2017-18: Luizão, Danúbio (via Grêmio Anápolis controlado pela Promosport), Anderson Canhoto;
    2018-19: Diego Landis (via Desportivo Brasil fundado pela Traffic), Emerson Souza e Ewerton Pereira (via Portimonense/Teodoro)
    Que é feito destes jogadores?
    - Guilherme Lopes por exemplo jogou 1 minutinho na Segunda Liga e acabou a carreira aos 24 anos
    - Enrick Santos, infelizmente, ainda teve menos sucesso terminando a carreira prematuramente aos 20 anos de idade.
    - Anderson Canhoto teve mais sorte e quando voltou ao Brasil foi jogar na quarta divisão. - Anderson Dim seguiu viagem para Freamunde e depois para o Coimbra MG. Já mudou de profissão.
    - Ronan depois de 2 grandes jogos pelo Porto B, passou pelo Tombense, Nova Iguaçu, Santa Cruz e Natal e Cabrofiense. Não participou sequer em 10 jogos nestes grandes clubes.
    - Danúbio pertence atualmente ao Uberaba, tendo antes estado emprestado ao Estoril pelo Grémio Anápolis.
    - Ewerton Pereira que chegou em 1 de Julho 2018 voltou para o Portimonense em 24 Julho 2018 por empréstimo e em Janeiro terminou o empréstimo, tendo ido para o Japão em 12 Janeiro 2019.
    Concluindo, há miúdos que vêm passar uma temporada de férias a Portugal, com tudo pago, e depois voltam para o Brasil para se dedicarem à pesca. O Polvo das Antas pergunta:
    - Porque é que não se fala da fraca aposta do Porto em jogadores jovens portugueses da sua formação?
    - Haverá algum Banco no Mundo que patrocine clubes de futebol em países onde não exerça actividade, e negoceie passes de jogadores em grande número, à excepção do BMG? Quais as contrapartidas, sabendo que não há almoços grátis?
    - É normal um Banco ter um acordo com um clube onde diz, e citamos, "toda e qualquer negociação envolvendo possíveis reforços para os portugueses no Brasil tem de passar pelo BMG"?

    João Nuno Pinto

    ResponderEliminar
  10. João Nuno Pinto,

    A ser verdade o que está a referir, dá que pensar. E se falarmos da baixa qualidade dos jogadores que chegam à equipa principal e daqueles que nunca chegaram a ser conhecidos, temos de ser mais exigentes enquanto adeptos e sobretudo enquanto sócios! É nas reuniões da Assembleia que devem ser expostas as dúvidas, e esclarecidas as respostas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção q este João Nuno Pinto n deve ser portista. Este texto foi publicado numa página dos mouros chamada "O Polvo das Antas".

      Eliminar
    2. Atenção é aos anónimos. Sou portista, sim senhor e este texto é mesmo de um site deles(diz no último parágrafo). O mais triste é q foi um mouro q me falou nisto e claro q eu disse q o gajo tava maluco. Mas qdo cheguei a casa fui confirmar e o q dizem dos jogadores é verdade (n existem). O resto é mto difícil de provar. Agora realmente um banco q n tem negócios em Portugal e mesmo assim patrocina um clube português é no mínimo peculiar...

      João Nuno Pinto

      Eliminar
  11. Super dragões ninguém nos cala. Andamos para todo o lado não venham com merdas! Respeito

    ResponderEliminar
  12. Talvez tenha razão, anónimo 13:59! Daí que comecei por responder: "a ser verdade o que está a referir".

    Isto não aconteceria se estas coisas fossem todas muito bem esclarecidas aos sócios/adeptos nas reuniões de Assembleia, e ao que parece, ainda muita coisa está por esclarecer. O Porto Canal em vez de queimar horas com os mesmo programas, repetidos vezes sem fim, devia ocupá-las com este tipo de assuntos para não deixar oportunidades a quem quer aproveitar o descontrole
    do clube.

    ResponderEliminar
  13. João Nuno Pinto,

    Okey! Você pelo menos deu um nome, portanto merece algum crédito.

    ResponderEliminar
  14. Anonimo dad 14.22 O Porto e dos socios c cotas pagas e q pagan bilhetes normais. Super Sao beneficiados e acham-se especiais, mas no fundo so fazem m.... A macaquice de Vila do Conde e ridicula e o q se passou no sabado no Dragao e surreal. Mas quem e q Estes claqueiros pensam q Sao? O PORTO SOMOS NOS, NAO UMA MEIA DUZIA DE DESOCUPADOS Q VIVEM A CUSTA DO CLUBE. Nos os comuns adeptos contribuimos e n esperamos nada em troca ao contrario da claque.

    Pedro Almeida

    ResponderEliminar
  15. Há que haver algum bom senso nesta altura crítica. As claques têm a sua importância em qualquer clube, e no FCPorto especialmente. Só acho que a pior coisa que podemos fazer ao FCPorto é começarmos a fazer as asneiras que fazem as claques e os adeptos dos clubes da 2ª.circular, que são o que sabemos. Nós portistas, TODOS,temos de evitar esse tipo de divergências porque não levam a lado nenhum, só dividem! Vamos ter juizínho e deixar de pensar que uns são mais portistas que outros. E os líderes das claques têm de se juntar a todos os adeptos e deixarem de olhar para o presidente como alguém eternamente insubstituível.

    O FCPorto tem gerido muito mal os últimos 5 anos, e a excepção da época passada foi só um acaso. É uma questão de pensar bem se manter Pinto da Costa é benéfico para o clube, quando salta à vista que ele já não tem condições para liderar como noutros tempos. Lembrem-se de uma coisa, a responsabilidade de todos aumenta se prevalecer a união e o bom senso, porque afinal ninguém é mais portista que ninguém. Só unidos podemos resolver os problemas que nos esperam. Querem que o FCPorto continue a ser dominado por um clube de corruptos? É isso que querem? Pensem bem!

    ResponderEliminar
  16. Pinto da Costa é finito. As claques do FCP envergonharam o clube nos últimos 2 jogos. Fernando Madureira devia ser exemplo e infelizmente não é. A claque Coletivo, que a tinha em boa referência, para mim deixou de ter valor face ao episódio de sábado. O FCP precisa de gente nova, que ame o clube. O FCP está cheio de velhos agarrados ao lugar por causa do dinheiro.

    ResponderEliminar
  17. Em Vila de Conde até Sua Santidade ficou chocada com o empate só alguns coitadinhos melancólicos é que não se exaltam por nada, nem que a casa lhes cai em cima. Se houve algum exagero da claque, não vi nada por aí alem, mas perguntem ao PC talvez ele responda.

    Quando temos um presidente que já podia ter dado o lugar a outro, um treinador que ferve em pouca água, muitos jogadores que já estão a pensar no futuro deles no fim da época, pouco dinheiro nos cofres para comprar jogadores, não pudemos pensar em muita coisa, talvez na Teça, vamos haver, depois destas confusões todas!!!

    Quem se ri com tudo isto é o Criminoso Vermelho, que depois de tantos crimes, ainda consegue ter a justiça na mão a arbitragem e toda aquela corja nos lugares chaves nos departamentos de futebol, IPDJ SE e desporto. É claro que tudo isto só acontece num país Manso, Centralista cheio de oportunistas,vigaristas e Lesas Pátria.

    A.C.

    ResponderEliminar


  18. Contexto ( como lhe chamou alguem):

    https://3.bp.blogspot.com/-BI-UnSXfa24/XNLPk5gK28I/AAAAAAAAynM/-7R04qFdEmsoEmHVz4YwOf_-F7m5b_yDQCLcBGAs/s1600/59797211_1126511137557174_874811810866266112_n.png

    Consequencias do centralismo ?

    ResponderEliminar
  19. Anónimo 15H05,

    o articulista de O Jogo não está a ver o filme todo. É que as "armas" que o Benfica conquistou
    não estão a ser apreciadas correctamente, porque são armas próprias de gangues, desonestas e fora da legalidade! Considerará José Manuel Ribeiro legítimas ou dignas essas armas do Benfica, ou também já absorveu a moda?

    Para sua informação não acho O JOGO um jornal isento. Aos poucos foi cedendo ao centralismo. Coragem é que não a tem, e amor à terra também não.

    ResponderEliminar
  20. O texto do JMR, é a prova de que a corrupção é encarada como uma normalidade que faz parte do dia a dia do português. É triste e diminui o português que não se revê neste modo de actuar em sociedade.

    O que ele básicamente diz, é que é uma inevitabilidade lutar contra uma organização criminosa como o benfica; e que devemos habituar-nos a lutar contra ela apenas dentro da legalidade.

    Quando o que devemos fazer é expô-la e denuncia-la, doa a quem doer. Denunciar a pouca vergonha que é Portugal, é agir institucionalmente contra o benfica e não deixar um qualquer Francisco J Marques a falar sozinho contra um Polvo inteiro. O Presidente já deveria ter saído há mais de 6 anos depois de ter preparado a sucessão. Gosta infinitamente mais de si próprio que do FC Porto.

    ResponderEliminar
  21. Soren,

    De acordo. O JMR é jornalista e por mais que pense o contrário, é talvez a profissão que mais
    se prostituiu (a par da classe política). Faz (muitos) anos que deixei de ler O JOGO porque sendo um jornal desportivo com sede no Porto vendeu-se ao centralismo, e por tabela, os colaboradores também, como é o caso de JMR. O crime "normalizou-se" e é assim que se sentem
    mais cómodos para ganhar a vida com quem apoia o género.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...