08 maio, 2019

Universo Porto da Bancada fala com razão, e quem o defende?

O facto do Universo Porto da Bancada ser, sem margem para dúvidas, o programa com maiores audiências do Porto Canal a par do que é transmitido às 5ªs feiras, confirma que algo de muito grave continua a acontecer no futebol português. O FCPorto é sem dúvida alguma o clube mais afectado de todos, nunca é demais afirmá-lo. A comunidade portista que o diga (e por que não também as pessoas honestas, com e sem clube?). 

O programa U.Porto da Bancada tem sido a alavanca principal de defesa do FCPorto, não obstante o suporte muito tímido da alta hierarquia dirigente (se assim se pode dizer). É um facto, que só não é consensual, devido à falta de cultura cívica e à idolatria de um grupo ainda significativo de adeptos por um homem que já não é como foi noutros tempos. Agem mais com o coração, que com a cabeça, e isso, parecendo uma boa opção, pode vir a tornar-se num grande dilema para o FCPorto. Pessoalmente, preferia que fosse Pinto da Costa a preparar a sua sucessão, desde que exclusivamente sustentada nos superiores interesses do clube. Assim, sairia em grande, com o currículo praticamente imaculado, e evitaria que uma eventual corrida abrupta às eleições se tornasse numa réplica circense idêntica às da capital. Para que isso aconteça bastará perdermos mais um, ou dois campeonatos de futebol sénior. Duvido que os portistas aguentem mais dissabores. 

Ontem, voltamos a assistir a um bom programa, pela piores razões, mas sem culpa própria. Pelo que dá a entender o regime em vigor, o Benfica é uma espécie de santuário secreto, e o FCPorto que continua a ser publicamente ultrajado e prejudicado, é o alvo a abater. Regime esse, em que a justiça é parte cooperante, optando por assistir indiferente às tropelias do Benfica, aceitando-as como legítimas, que é o mesmo que dizer, oferecendo-lhe tempo de sobra para lançar para o FCPorto crimes próprios. Não admira portanto que o campeonato esteja quase no papo, em parte por culpa nossa, mas muito por culpa do regime. E para o confirmar basta atentar ao que aqui escrevi desde o início deste escândalo: sugeri repetidamente que o FCPorto não deixasse esmorecer o escândalo porque isso só ia dar tempo aos vermelhos e que não contássemos demais com o rigôr da justiça porque eles tinham "padrinhos" em todo o lado e não iam parar. Limitámo-nos aos programas Universo Porto e como podem constatar, isso não chega, e quem está a sofrer as consequências é o pessoal menor. 

O Francisco J. Marques foi silenciado, e o próprio Pinto da Costa que agora ousou escrevinhar na revista dos Dragões um artigo quase inofensivo acabou por fazer babar de prazer os cartilheiros da FPF abrindo-lhe um processo disciplinar numa de afirmação de poder arrogante.  Se Pinto da Costa tivesse actuado em tempo útil, não só teria evitado muita vigarice como tinha reduzido o presidente do Conselho de Disciplina à sua insignificância! No seu lugar, eu perguntava-lhe quem é que ele pensava que era para o punir. Por quê, porque provavelmente esses advogadosecos já estavam na rua a tapar as trombas com vergonha! O estatuto é o menos relevante num Homem, falta-lhes muitas vezes o que conta: carácter.

O Universo Porto da Bancada, está manco, falta-lhe o líder FJM, e embora Pedro Bragança e Diogo Faria estejam a fazer um excelente trabalho, as consequências continuam a ser as mesmas: nada! E a culpa não é deles. O que não se percebe é que depois de tantos protestos, não se vislumbre qualquer evolução no processo dos e-mails e todos os outros, porque nós não fizemos tudo o que podíamos (e devíamos), não fomos directos ao assunto, continuamos a dar importância à Federação e à Liga como se fossem instituições respeitáveis, que na realidade não são. Mesmo no programa UPBancada os comentadores citados (que muito considero) ainda não se sentem à vontade para censurar quem merece ser censurado, e muito: o Governo, e também o PR! Talvez porque para o fazer teriam de assumir uma coisa que ainda não têm como certa, que é viverem num país democrático. Eles ainda pensam que sim, mas têm dúvidas, porque se não as tivessem não receavam desafiar o poder obrigando-os a pronunciarem-se acerca deste clima insuportável de insegurança e corrupção. Fosse qual fosse a resposta, era uma questão de tempo, não tinham coragem para fazer o mesmo papel que fazem os gajos da Federação e da Liga, isto é nada! 

Neste aspecto, temos sido pouco PORTO! Esta postura acanhada lembra-me o medo de certas pessoas quando passam por um cão. Fogem deles mesmo sem terem sido ameaçados. O FCPorto não foi só ameaçado, foi roubado, desrespeitado e humilhado. Portanto justificava-se que atacasse porque foi vigarizado, agredido na sua honra. Passar ao ataque em vez de deixar rolar os acontecimentos. Esta trupe do Benfica vale-se dos cartilheiros, entre os quais pautam advogados, políticos e até juízes, e é isto que os faz sentir poderosos. Mas, não são, não podem ser, porque procedem como marginais! São muitos, mas são "gente" com rotinas de vida que transcende a lei e sem vergonha. Contra esses, não podemos fazer como os que fogem dos cães, mesmo sendo mansos. O FCPorto é um clube limpo! Não é perfeito, nem rico. A sua força tem de ser a coragem e a inteligência, e não tem que respeitar quem tem o poder e que já o devia ter perdido há muito, e ser colocado no local indicado: atrás das grades.     

    

7 comentários:



  1. Já viram a capa(e nao só) da ultima revista SABADO???!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo,

    Não vi, mas agora, graças à sua informação passei a ver. Vou publicá-la já!

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui,

    Todos sabemos isso. Mas como é que isso se faz?

    Cumprimentos.
    Mancini

    ResponderEliminar

  4. Como se faz o quê? Refere-se à SAD portista e ao presidente?
    Para mim, é simples: o FCPorto, devidamente representado, em vez de confiar na FPF, na Liga e no IPDJ, devia ter solicitado com carácter de urgência uma reunião com o 1º. Ministro e expor-lhe a situação declarando ter perdido a confiança nesses organismos, obrigando assim o 1º. Ministro a retratar-se. Não é o FCPorto que tem de se deixar intimidar, porque nada fez de errado. Quem tem de se intimidar, porque está enterrado até ao pescoço de dívidas e vigarices é o Vieira (o Benfica) e toda a escumalha que anda apoiá-lo, incluindo a comunicação social! Eu teria tentado pelo menos. Agora deixar os bandidos à vontade e a Justiça a trabalhar a passo de caracol quase como se fosse cúmplice, é facilitar-lhes a vida, e eles agradecem.

    ResponderEliminar
  5. E não devíamos ter permitido que os padres dos emails nos arbitrassem, assim como aos toupeiras. Tínhamos de fazer barulho em todas as instâncias inclusive a UEFA. Assim calamo-nos e branqueamos os roubos que nos fizeram.
    Francisco Paulos

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui,

    Sinceramente isto terá que ter uma solução bem drástica. Sob pena de continuar tudo na mesma ou pior, cristalizar e manter-se assim em agonia durante anos e anos. Vivemos neste momento numa ditadura. Todo e qualquer indivíduo que saia fora do ditame do regime é logo calado. Só fala quem eles querem onde eles querem. A maior provocação pra mim são os padres continuarem a ser ordenados para as missas, tal e qual como nos anos passados. Agora ainda pior ao jeito do come e calam. Uma provocação directa estilo "não podes fazer nada. Aceita que é melhor" basta ver a cartilhada toda a ameacar em programas de TV , "veja lá o que é que diz que ainda leva processo", já nem a liberdade de expressão é relevada. Mas de facto o orelhas pede na TV árbitros e eles são lhe entregues. Ele na TV diz que não pode apitar e ele não apita mais. Se assim é na TV o que não será por fora. Pra grandes males, grandes remedios. Isto só lá vai a força...

    Cumprimentos.
    Mancini

    ResponderEliminar

  7. Quem é que pode negar (sem se identificar como inimigo do FCPorto), que Pinto da Costa e a SAD portista não facilitaram a vida aos activistas do polvo vermelho??? Quem?

    Se pensam que esta é a melhor maneira de defender o clube, então tenham vergonha e não se atrevam a apontar as culpas a treinadores ou jogadores, porque isso é outra sacanagem, outra facada nos verdadeiros portistas que são os que não andam a ganhar dinheiro com este status quo!

    Entendam isto, se não nunca vão entender nada!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...