O pensamento e a ciência são republicanos, porque o génio criador vive de liberdade e só a República pode ser verdadeiramente livre [...]. O trabalho e a indústria são republicanos, porque a actividade criadora quer segurança e estabilidade e só a República [...] é estável e segura [...]. A República é, no Estado, liberdade [...]; na indústria, produção; no trabalho, segurança; na nação, força e independência. Para todos, riqueza; para todos, igualdade; para todos, luz." | ||
— Antero de Quental, in República, 11-05-1870
Nota de RoP:
Antero de Quental, como o melhor intencionado dos idealistas, acreditou demasiado na República talvez pelo abusivo desmazelo do regime monárquico, mas sobretudo pela consequente cedência deste à ditadura.
Numa primeira fase, as consequências dessas convicções ideológicas foram positivas, porque serviram de dínamo à implantação da República dois anos após o assassinato do Rei D. Carlos e respectiva família.
Mas a história repete-se quando não aprendemos nada com ela. De até então, nunca conseguimos associar à República a democracia, e nem mesmo depois do 25 de Abril e da liberdade que este golpe de Estado nos proporcionou tivemos engenho para refinar o regime. Pelo contrário. Os políticos começaram a facilitar as suas responsabilidades, a perder a noção dos limites próprios a uma democracia, e entraram no modo "posso tudo". Resultado: matou-se mais uma revolução e com ela a credibilidade do povo. Por mais perfeita que seja uma ideologia política de nada serve se os homens que a defendem se esquecerem do que ela dita. Neste momento as decepções são tão, ou mais gravosas, que as da República do 05 de Outubro de 1910.
|
14 maio, 2020
Do 05 de Outubro de 1910, ao ano 2020
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O REGIONALISTA.
ResponderEliminarMais um caso do Vermelho Cristiano Ronaldo das Finanças. Pelos vistos é mesmo habilidoso mas se bola. Por estes país fora em que algumas Câmaras pedem uns trocos uns tostões para fazer pequenas obra em beneficio das populações e o Cristianinho mete na gaveta! mas, sem dar cavaco às tropas, manda Milhões para o fundo de poço que é O Novo Banco e que já tem uma grande historia do passado.
ResponderEliminara LISTA A concorrente as eleicoes do FCP parece nao quer debates.
A ser assim é surpresa ?
O REGIONALISTA.
ResponderEliminarOs dois maiores partidos, (mais na América), Democratas e Republicanos mas diferentes: Os Democratas defendem maior intervenção do Estado e uma filosofia Liberal, Os Republicanos já apostam menos numa actuação do Estado e têm ideias mais conservadoras. Mas também sabemos que nem sempre é assim.
ResponderEliminarMais uma excelente cronica dde Paulo Baldaia no OJOGO, este domingo sobre o NOVO BANCO e nao só...
Aproposito do Novo Banco leiam o artigo de opiniao no blog ladroes de bicicletas e com referencia ao trabalho que a jornalista Cristina Ferreira tem postado no PUBLICO.
Para o PORTOCANAL e FCPORTO TV, até ao momento parece que nao ha´eleicoes no FCP???!!!
Mas há eleições no FCPorto? Pinto da Costa não perde tempo com os sócios pois estes só servem para pagar quotas e comprar lugares anuais. Debate de ideias? Isso já passou de moda na ideia de quem se julga o próprio clube. É necessário dar voz aos outros candidatos para saber quais são as suas ideias. Isso será possível? O Porto Canal é do FCPorto ou do FCPinto da Costa?
ResponderEliminarPinto da Costa reservou a fase final da sua carreira para revelar o lado mais negro do seu carácter: um enorme hiper-ego que lhe tolda o bom senso a ponto de menorizar o FCPorto para ser ele o clube. Uma vergonha para ele e para os portistas que consentem isto.
ResponderEliminar
ResponderEliminarSugestao para Rui Valente e portistas (e nao só) que comentam por aqui:
Vejam o programa Tempo Extra, de ontem, do jornalista Rui Santos na Sicn. Que vi por um acaso.
E se entenderem façam o vosso comentario.
ResponderEliminarAnónimo,
Eu não perco tempo a ouvir a opinião de gente desonesta e em estações de tv da mesma categoria. Já os conheço e sei o que valem, isto é: NADA!
Só me interessa é vê-los a prestar contas com a Justiça, mas antes disso será preciso sanear esta mesma em Portugal.
Nada mais tenho a acrescentar.
Não dou audiências a programas de cartilheiros vermelhos. É uma pena os adeptos do FCPorto não fazerem o mesmo. Esses sujeitos não têm o mínimo de credibilidade.
ResponderEliminar