01 novembro, 2007

PAISAGEM DESENHADA

Por não ter sido escrito por um português nem tão pouco por um tripeiro, transcrevo aqui o texto de um estudante de jornalismo brasileiro no Porto, sobre a nossa cidade inserido no JN de hoje:

"Estar no Porto é algo que ultrapassa uma simples estadia num país de Primeiro Mundo, mas, sobretudo, é deslumbrar-se com a perfeita sintonia da ligação entre a modernidade e os seus laços históricos.

Sua arquitectura arcaica, enriquecida de detalhes, faz reviver o passado no presente, proporcionando uma sensação de prazer inexplicável. Do alvorecer ao crepúsculo, respira-se cultura, pois o Porto exala conhecimento. O rio a dividir a cidade, unido à bela paisagem portuguesa, transforma o Porto num sítio de beleza inegualável. Não é para menos, já que se trata de um património histórico da Humanidade.

Certamente, o Porto teve um capricho divino. Um toque subtil de leveza e requinte. Cruzar a ponte D. Luís I é ter o privilégio de viver duas épocas históricas em concomitância, pois a contemporaneidade da sua estrutura, unida ao desenho de um Portugal genuíno, do bairro da Ribeira, emociona e faz tremer as pernas de qualquer um que venha a transitar por suas ruas sinuosas e estreitas.

Outro detalhe marcante como as casas de fachadas coloridas, contrastando com o ar nebuloso de suas vielas, caracteriza o Porto como uma cidade histórica única, rica nos contrastes e particularidades. Não há como falar da arquitectura portuense sem citar a utilização do azulejo como elemento de ornamentação.

Assim, as fachadas e os edifícios ganham vida e propiciam uma visão ainda mais agradável aos apreciadores. Igrejas, prédios, parques, fontes, estátuas, museus, a cidade transborda de cultura e lazer.

O Porto, é uma paisagem desenhada. Uma tela pintada com tanta perfeição que nenhuma palavra poderia resumir a magnitude da sua beleza."

Everson Belo



PS- Não há hipótese, este cidadão brasileiro já é um tripeiro de gema.

Sê bem vindo amigo, e faz do Porto a tua casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...