28 fevereiro, 2008

POST ABERTO À "PORTO CANAL" E À "RNTV"

Por ter cancelado o meu contrato com a TVCabo (Sulista e cara) e ter aderido à TVTel (Nortenha e mais económica) perdi o acesso à estação Porto Canal. Em contrapartida posso aceder à RNTV (Região Norte Televisão), que começa agora a dar (não muito bem) os primeiros passos.

Esquecendo os aspectos económico-financeiros de que ambos os canais nortenhos seguramente carecem, de compreendermos algumas limitações técnicas, uma programação criativa mas naturalmente incipiente, existe uma grande lacuna na grelha de programação dos dois canais, que me parece imperdoável, que consiste em não estarem a tirar o melhor partido das muitas figuras públicas (da cultura, ciência e desporto, etc.) existentes na região.

Há inúmeras pessoas do Porto e de outras cidades nortenhas, que apenas por serem da região, são praticamente desconhecidas no resto do país e pouco ou nada contam para os media centralistas. Todavia, tirando uma ou outra excepção (no Porto Canal), continuamos sem ver nem ouvir nestes canais regionais, gente qualificada portuenses genuínos, e adeptos da regionalização que se mantêm longe do pequeno ecrâ. Mas, por quê? Já tentaram?


Fica a ideia, que alguns de nós ainda não se aperceberam da importância da televisão no 'fenómeno' da descentralização, de darmos a conhecer a esta massa enorme de gente nortenha (que também vota) as pessoas que afinal lhes estão mais próximas e que, de certo modo, podem com um pouco mais de visibilidade dar o seu contributo e até influenciar os orgãos do poder no sentido de regenerarmos a situação.

É melhor, esquecerem-se (pelos menos, por enquanto) daquelas caras sobejamente conhecidas quase todas oriundas da capital e das quais até já sabemos o nome dos gatinhos de estimação. Esqueçam também os políticos que nada fizeram pela região. Esses, ainda têm muito que tarimbar para afirmarem competências e não são as figuras mais fiáveis...

Afinal, não foi a extinta NTV que deu a conhecer ao país pessoas como o Dr. Rui Moreira (Presidente da Associal Comercial do Porto), o Dr. Azeredo Lopes, Presidente da ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social), o Dr. José Manuel Mendes (Presidente da Associação Portuguesa de Escritores e membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social) ?

De professores conceituados, ciêntistas, escritores, jornalistas, actores, desportistas, artistas, o Porto e o Norte profundo, está cheio! É um erro de casting comercial primário deixar este "furo" precioso por preencher, é um mercado com potencial e (para já) sem concorrência! Que mais querem? Telenovelas?

Esperamos, é que esta timidez comercial não seja uma cópia da estratégia oportunista seguida por outros media, que para se realizarem financeiramente acabam por se vender ao mercado centralista para daqui a pouco nos impingirem a gratificação do costume: as célebres Edições Norte na versão televisisva.

Ponham mais carácter e menos subserviência na vossa actividade, senhores administradores de TV e jornalistas! Vamos a isso!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...