10 setembro, 2009

Os aselhas do remate


Clicar sobre a imagem para ler

Uma semana e pouco depois de um interregno sem postar, com o Prelúdio em E menor de Chopin a pautar o silêncio, aqui estou de novo pronto para a "guerra". Como informei, razões pessoais inadiáveis estiveram por trás do meu afastamento, ocupando-me praticamente o tempo todo, tornando impossível dar continuidade a esta tarefa.
Apesar disso, deu para me aperceber, lá mais para o fim da noite, com uma passagem rápida pela televisão, que os debates políticos se intensificaram com a mediocridade do costume.
Se pelas razões acima apontadas não tive tempo para assistir a estes espectáculos enfadonhos, também começo a não ter paciência nem interesse em vê-los. Já estou cansado da cara e da conversa repetitiva da maioria dos protagonistas e daquela arrogância patética de quem sabe que para convencer é preciso parecer sério, mas nem isso já conseguem fazer.
Com uma ou outra excepção, tenho dos políticos uma fraca imagem de seriedade e com uma baixíssima formação moral. Continuam sem dar sinais de mudar e isso é o pior, porque é mais complicado serem os cidadãos a apontar-lhes o caminho quando eles se recusam a segui-lo. A Regionalização podia ser um desses caminhos, mas eles não querem. Agora, como precisam de cativar eleitorado, lá voltam eles à baila com a Regionalização, mas creio que até o cidadão mais distraído percebe o oportunismo deste interesse "sazonal".
Vou, por isso falar da selecção de futebol. Ou, melhor, vou deixar um recorte de uma carta que escrevi para o jornal O Jogo [antes de se ter vendido a Lisboa], para recordar o tempo passado a tecer elogios às qualidades técnicas dos jogadores portugueses [refiro-me só aos de origem], em que a expressão génio era usada e abusada pelos "jornalistas" do regime sem notarem naquilo que estava - e está -, à vista de todos: técnicamente nós somos uns aselhas a chutar à baliza.
ps - desculpem a qualidade da imagem, mas como podem verificar, a notícia tal como o problema em questão, já é velhinha. Esta carta foi publicada no O Jogo, em Outubro de 1995 mas podia ter sido dez, vinte, ou 30 anos antes...

6 comentários:

  1. Patrocínio polémico
    FC PORTO E SPORTING COLOCAM EM CAUSA ACORDOS DA SAGRES COM A LIGA E COM O BENFICA


    Os representantes do FC Porto e do Sporting criticaram ontem o modelo de patrocínios praticado no atual campeonato português.

    "É preocupante quando o principal patrocinador da liga (Sagres) está associado a um clube que está também em competição (Benfica). A Liga de Clubes deve intervir nesta questão e estar no mercado à procura de uma marca que seja confortável para todos, ou impor que o patrocinador da Liga não fosse também o de outro clube", alertou o diretor da Porto Comercial, Henrique Pais, durante o Seminário de Marketing Desportivo - Ativação de Patrocínios Desportivos -, que decorreu no grande auditório do ISCTE, em Lisboa.

    Também Pedro Afra, diretor-geral do Sporting, pôs em causa o facto do mesmo patrocinador principal do campeonato estar associado ao Benfica, afirmando que "em nenhuma liga no Mundo acontece tal situação". "É uma situação que não é boa para os patrocinadores e para os clubes que estão a disputar a mesma competição. E não é bom para os patrocinadores porque repartem os targets e isso não é bom para o negócio das cervejas",

    ResponderEliminar
  2. Pinto Monteiro e Maria José Morgado, em que gaveta esconderam as ajudas ilegais da EPUL e da CML ao Benfica?
    Do blogue Portogal

    -----

    Para Ler e meditar ?!

    ResponderEliminar
  3. Rui, em primeiro lugar bem-vindo. Já sentia a sua falta.

    Sobre o post: você a mim nunca enganou e eu sempre soube que é um grande especialista, daqueles que têm razão antes do tempo.
    Concordo em absoluto com o que disse em 1995 sobre os remates e principalmente, sobre as pseudo-vedetas, que só por fazerem uma finta bonita ou marcarem um golo de belo efeito, são endeusadas até ao infinito - embora nessa matéria e como sabe, os vermelhos mais que todos os outros.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Vila Pouca,

    obrigado pelas suas palavras amigas. De facto, isto de postar chega a ser viciante, não acha? Mas tem de ser, é a forma mais independente de fazermos valer os nossos pontos de vista.

    Um abraço e volte sempre

    ResponderEliminar
  5. Obrigado também aos comentaristas "anónimos" que continuam também a usar este espaço para se expressarem.

    Preferia que pessoalizassem as suas intervenções, mas enquanto não ultrapassarem os limites da razoabilidade, agradeço a colaboração.

    ResponderEliminar
  6. Quanto aos politícos estamos
    falados.´São como os grilos só
    cantam em certa altura do ano.

    Os debates combinados, para que
    não falhem nada; adulteram ainda
    mais esta pobre polítiquice.

    Esta Sagres é Vermelha: vejam o
    negócio chorudo com os lampiões.
    Por graça, digo que um dia destes,
    metem groselha na cerveja, para que
    esta fique mais vermelha.

    No caso, desse sr delegado joão Pedro Simões Dias não for para
    frente.O C.D.da Liga pelo comando
    do Ricardo Vermelho, e o todo poderoso Hermínio; não entregarem
    o caso P.G.R.é uma vergonha.
    Espero que este caso não passe
    pela mãos Exma Dª Morgado pois esta; já deu provas de não ter resolvido qualquer caso.

    Quando um prodigio jogador do
    futebol, que tem engenho e técnica
    de fazer golos, não transpira, mas
    tem o talento de resolver os resultados.
    É craque e endeusado.
    Agora os enganadores; que só porque
    fazem umas fintas, que acabam por
    nada resultar para as equipas.Bom
    esses podem ser artistas de circo,
    menos jogadores de futebol.

    Na vida há pessoas que já nasceram
    para serem bons naquilo fazem.
    Os outro andam lá.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...