31 março, 2010

As entrevistas, e o resto

Como ontem escrevi, as entrevistas silmultâneas do Presidente do FCPorto e do Orelhas em estações diferentes [RTP1 e SIC], apenas serviram para dividir audiências e para as comparar. Mesmo assim, Pinto da Costa levou larga vantagem sobre o seu rasca imitador da 2ª. circular. Imaginem o que seria se as entrevistas fossem em separado!

Pelo pouco que à posteriori pude ver, o Miguel Sousa Tavares não foi o entrevistador corrosivo que se impunha. Parecia um cordeiro, quase um lambe-botas. Como portista, não gostei do seu papel de entrevistador, muito permissivo e tolerante. Não se lhe pedia que imitasse a Manuela Moura Guedes, mas, nem oito nem oitenta, não precisava de ser tão delicado. Como entrevistador, definitivamente, não é grande coisa. Neste momento a SIC deve estar a repensar a gananciosa estratégia de imitar à pressa a concorrência. Quanto a Pinto da Costa, pareceu-me menos solto que noutras alturas. Tal já era de prever, tanta tem sido a mordaça que um débil mental - convencido que é jurista -, lhe tem tentado colocar na bôca. Mesmo assim, pareceu confiante e creio que transmitiu essa imagem aos adeptos. De resto, nada de novo.

Mudando de assunto. Fui ao velhinho dicionário de Augusto Moreno vasculhar o que lá se dizia sobre élites, e dizia assim: alta roda; sociedade elegante; os melhores elementos de uma sociedade ou grupo; o escol, a fina flor. Presunções ou mariquices à parte, o adjectivo que actualmente alguns tentam fazer prevalecer, é o terceiro: os melhores elementos de uma sociedade. E o que é que se pode entender por élites no melhor sentido da palavra? Para mim, é simples. Os melhores elementos da sociedade são todos aqueles, que através da sua inteligência, determinação e voluntariedade, contribuem de algum modo para a melhorar, quer em termos humanos e científicos como tecnológicos. A economica e as finanças também se incluem no pacote elitista, desde que a criação de riqueza seja distribuída pela comunidade de forma justa e séria. Não pertence a uma elite o assambarcador, o rico improdutivo. Portugal está saturado de ricos vigaristas. A este grupo pertencem, entre outros parasitas, muitos, demasiados políticos. É preciso acabar com esta peçonha, e depressa. Mão pesada, e cadeia com eles, tem de ser a palavra de ordem do futuro próximo.

É por ouvir falar demais das élites portuenses e por não as vislumbrar em lado nenhum que vos preguei este sermão. Neste momento, gostava de me entusiasmar com notícias positivas das obras que estão por fazer, mas já não sou capaz. No Porto, andámos há tempo de mais a discutir projectos, alterações de projectos, e alterações às alterações dos projectos. É enfadonho, deprimente mesmo. É o mercado do Bolhão que não há meio de ser reabilitado, é o Pólo de Serralves na Senhora da Hora que nunca mais começa, é a ampliação das linhas de Metro para Gondomar , é a linha do Campo Alegre, ora à superfície, ora enterrada, é o bairro do Aleixo, é a reabilitação urbana do Porto [não só o centro histórico]. Tanta coisa para fazer e por fazer, há tanto tempo! Optimismo? Vão brincar com o S. Pedro! Ou, com Rui Rio...

Se há cidade onde o célebre efeito difusor [o tal de spill-over] já está a ser aplicado é no Porto, só que no sentido contrário ao que seria de prever. Deve ser por causa dele que a Via Porto [não se impressionem, o "Porto" é mesmo para disfarçar], pertencente ao consórcio da Barraqueiro, de Lisboa, venceu o concurso para a concessão de exploração do Metro do Porto, afastando a portuense Transdeve [Efacec]. Apesar de esta ter interposto uma acção em Tribunal contra a Barraqueiro, os argumentos que apresenta parecem pouco convincentes para alterar a decisão. Por isso, não se admirem se nos próximos tempos virem nas costas dos casacos dos homens da Metro do Porto a lisboeta Barraqueiro bem escarrapachada! Até ao momento, não tínhamos motivos de queixa dos serviços da Transdeve, mas futuramente, só podemos melhorar, está-se a ver...

Ó élites do Porto, adonde estaindes, que ninguém vos vê? Ah, já sei, talvez em Saint Moritz numa estância de ski a dessenferrujar as pernas. Há que disfrutar das férias da Páscoa, e é preciso fazer sacrifícios, apertar o cinto, não é assim ... Ou então, aproveitar para fazer a rodagem do último tôpo de gama da BMW, e ir comer umas ostras da Bretanha, a Cancale.
Por falar em férias e em élites, consta que o candidato a líder do PSD, Aguiar Branco, não se encontra no país. Não, não pode ser, estamos em crise. A esta hora deve é estar a pensar numa alternativa credível ao PEC.

14 comentários:

  1. Caro Rui, o Miguel foi uma tremenda desilusão, um desastre total, absoluto e perdeu o respeito de muitos portistas. É muito crítico em relação a muitas coisas do F.C.Porto e ontem nem uma pergunta embaraçosa ao Vieira?


    Quanto a PC, gostei... principalmente quando ele disse que vai voltar ganhar cá dentro e lá fora.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Está a ver como o vil metal altera depressa o carácter das pessoas?

    Não sou bruxo, mas já me palpitava que a entrevista ia ser um floop.

    Quem o vê e quem o lê, deve pensar que não é a mesma pessoa!

    Quanto ao PdC, esperava mais, mas entendo que tem de ser prudente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite!

    Caro Rui Valente,
    Esta e a primeira vês que cá comento, cheguei ate aqui através do BLOG do amigo Vila Pouca.
    Em relação as entrevistas: Para mim, Pinto da Costa apresentou-se no seu melhor, outra coisa não esperava do presidente portista. Devo salientar que só vi a entrevista de Pinto da Costa, as outras duas, só vi excertos. E pelo que me parece, nem perdi grande coisa.
    Quanto a recandidatura ao cargo, eu já esperava, e concordo plenamente, fique presidente!
    A noite de ontem foi uma noite rica para a imprensa!

    Para terminar, deixo-lhe aqui os endereços dos meus BLOG 's, caso queira visitar

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    Força FC Porto!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    ResponderEliminar
  4. quarta-feira, 31 de Março de 2010
    "O aguia do graveto"


    Será que o PGR vai ler este livro?

    O livro "obscuro", com que Pinto da Costa presenteou Judite Sousa no final da entrevista de ontem, é um romance que, de acordo com a sinopse do livro, conta a história do senhor F, um reputado empresário e dirigente desportivo, que nunca se dá a conhecer em discurso directo para preservar as aparências, mas que manipula todos os acontecimentos, em prol do graveto, que é o que o move.

    Na crítica ao romance existente no site do autor é dito: «Os criminosos continuam a operar livremente; a polícia e a justiça cumpriram o seu papel e justificaram a sua existência num dialéctico “faz de conta”; e a satisfação dos mercados continua em pleno a garantir a todos uma remuneração aliciante!»

    Ainda não li o livro, mas dizem-me que o romance conta a ascensão de um tal "Ferreira" no comércio de pneus e de como ele conseguiu subir na vida.
    Pela amostra, talvez dê um bom guião para um filme...
    E o procurador-geral da república, já terá mandado comprar o ‘O Águia do graveto’?
    Recordo que aquando do ‘Eu, Carolina’, Pinto Monteiro mostrou bastante interesse e assegurou que ia ler o livro.

    In Blogue Reflexãoportista

    ResponderEliminar
  5. Aquilo não é o canal benfica 2? estavam á espera de quê???

    ResponderEliminar
  6. Benvinda ao Renovar o Porto, Ana!

    Também não tive paciência para ver toda a entrevista do MSTavares, mas o pouco que vi foi suficiente para perceber que ele não estava ali para incomodar o "Orelhas" [é assim que gosto de o tratar].

    Já o PdCosta esteve perto do seu melhor, mas é natural que tenha de se preservar da perseguição paranóica do rapaz da Liga.

    Veremos o que nos reserva o futuro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo,

    gostava de ler o livro, onde posso encontrá-lo?

    ResponderEliminar
  8. A entrevista de PdC não me entusiasmou por aí além, mas compreendo que tivesse limitações impostas pelo castigo que ainda decorre. A promessa de futuras vitórias, tomo-a...como uma promessa, e só a tomarei como mais do que isso quando (como esperamos todos) começar a ver, lá para Maio ou Junho, factos concretos que nos indiquem que este campeonato foi um mero acidente de percurso e não o começo de um ciclo da concorrência vermelha. Os incondicionais do Presidente que me perdoem esta postura cautelosa...
    Quanto ao MST,não vi a entrevista mas lembro que o homem estava numa posição dificil, ele estava a desempenhar funções como colaborador da SIC, não estava como adepto portista. Repito que não vi a entrevista, por isso não posso emitir uma opinião fundamentada. Lembro apenas que MST, por muito que por vezes seja controverso,é uma voz corajosa quase solitária na imprensa sulista,em defesa doFCP,e por isso merece um mínimo de respeito, se não de gratidão. Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. O livro "obscuro" que Pinto da Costa deu a Judite
    "O ÁGUIA DO GRAVETO" FALA DE MANIPULAÇÃO DESPORTIVO




    A entrevista de Judite de Sousa a Pinto da Costa já ia longa quando o presidente do FC Porto surpreendeu a jornalista e entregou-lhe um livro que o acompanhou durante a conversa que durou 40 minutos.

    O gesto em si terá causado algum espanto e o nome do livro, que PC apelidou de "obscuro", despertou uma certa curiosidade. "O Águia do Graveto", podia ler-se a vermelho numa capa com fundo preto. A obra, da autoria de Nogueira Baptista e da editora VOXGO, tem 272 páginas e custa 17 euros.

    Numa análise mais aprofundada, é possível verificar que "O Águia do Graveto" fala sobre temas como a manipulação desportiva, um assunto que tem andado nas bocas do futebol português. Segundo uma descrição apresentada pelo escritor, "O romance esquadrinha uma realidade de manipulação com a qual convivemos como azeite e vinagre, tornando possível ao diabo infiltrar-se e operar numa procissão de tementes a Deus. O Águia do Graveito apresenta personagens com uma mentalidade ganhadora, sempre que se trata de graveto (dinheiro, n.d.r.)."

    in record
    ---

    Com estes dados não deve ser dificil arranja-lo.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado, ao anónimo!
    Amigo ponha lá uma alcunha qualquer!

    ResponderEliminar
  11. Atónito:

    estava à espera que o Miguel não entrasse no jogo. É o pilim...

    Não podemos censurar a prostituição e depois ir às casas de tia. Assim, é fácil moralizar.

    ResponderEliminar
  12. ..Para mim, é simples. Os melhores elementos da sociedade são todos aqueles, que através da sua inteligência, determinação e voluntariedade, contribuem de algum modo para a melhorar, quer em termos humanos e científicos como tecnológicos. A economica e as finanças também se incluem no pacote elitista, desde que a criação de riqueza seja distribuída pela comunidade de forma justa e séria. Não pertence a uma elite o assambarcador, o rico improdutivo. Portugal está saturado de ricos vigaristas. A este grupo pertencem, entre outros parasitas, muitos, demasiados políticos. É preciso acabar com esta peçonha, e depressa. Mão pesada, e cadeia com eles, tem de ser a palavra de ordem do futuro próximo.

    Mais um "post" de elevado conteúdo.
    Incisivo, objectivo e oportuno.
    As minhas felicitações portanto!

    Os meus sinceros cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Duma maneira geral eu gosto de ler as crónicas do MST, embora ele nem sempre tenha razão naquilo que escreve. Pois por vezes, não obstante ser adepto do FCP, manifesta estar mal informado sobre o que realmente se passa no FCPorto.

    Quanto à entrevista concordo consigo. Foi demasiado comtemporizador. Incapaz de fazer perguntas incómodas, como por exemplo a Judite de Sousa que dizem portista, fez ao presidente do FCP.

    Também considero que de certa maneira, se não for totalmente, pelo menos em parte é um vendido.

    O dinheiro compra a consciência das pessoas, ou seja, a consciência d'algumas pessoas é muito elástica!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Portucalense05/04/10, 15:54

    Rui Valente disse...
    Obrigado, ao anónimo!
    Amigo ponha lá uma alcunha qualquer!
    ________


    Aí está.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...