30 março, 2010

Gain oblige [Ganância obriga]!

Qual Liberdade, qual carapuça! Qual amor clubista, qual treta! É o pilim, o cacau, a guita, o caroço, a massa, o carcanhol, a pasta, em suma, o dinheiro, quem mais ordena.
Bastou saber-se que a entrevista* de Pinto da Costa na RTP 1 estava agendada para hoje, para o portista Miguel Sousa Tavares ceder aos superiores interesses da SIC, permitindo que o seu habitual programa de 2ª.feira [Sinais de Fogo] fosse alterado para o mesmo dia e hora em que Pinto da Costa vai ao canal público. É o mercado, vão dizer. Nada melhor do que atirar para cima do povão com uma abstracção como é esta coisa do mercado, para calar as bôcas e todos engolirem a "pastilha".
Outrora, nos tempos em que a ética ainda se podia detectar pelas atitudes dos Homens, onde não se usava apenas como mera maquilhagem para retocar a dignidade de quem dela precisa porque não sabe o que é, dizia-se quando a consciência cívica falava mais alto: noblesse oblige [nobreza obriga]. Hoje, esta expressão tem uma utilidade cosmética, deu uma volta de 180º em termos práticos e foi substituída por outra, bem mais material: gain oblige [ ganância obriga]!
Miguel Sousa Tavares é um homem controverso. Tem tanto de lúcido, como de distraído. Às vezes parece que não é a mesma pessoa. Ao anuir às directrizes da Direcção da SIC que deliberou alterar o horário habitual do seu programa para competir com o da RTP, permitiu que a estação de Carnaxide matasse dois coelhos de uma só cajadada prejudicando implicitamente o impacto da entrevista de Pinto da Costa. Ou seja, dividiu o público em duas audiências, impedindo-o de assistir tranquilamente em directo a cada um deles, ao mesmo tempo que deu um bom pretexto para as comparar. Senão, é só aguardar umas horas e logo veremos se os gráficos de audiências não serão usados para tornar redutora a entrevista de PdCosta.
Os portistas mais radicais dirão que não lhes interessa ouvir o Orelhas, e aí, até os posso compreender [e como compreendo!], mas já não sei se diriam o mesmo se lhes perguntassem se não estariam interessados em ouvir as perguntas do Miguel a L.F. Vieira... O mesmo, por razões clubisticamente antagónicas, vai acontecer com a entrevista de Judite de Sousa. Ela, é uma portista apagada, domesticada, lisboetizada. O seu portismo nem se vai notar [aqui, o profissionalismo irá funcionar, vão ver]. É casada com um benfiquista pouco dado a rigores [e estou a ser simpático], e isso deve ter as suas consequências.
Por isso, as duas entrevistas têm igual interesse para públicos diferentes. Por isso, só um Miguel Sousa Tavares demolidor, pertinente e destemido, poderá remendar a asneira de ter concordado em passar o seu programa em simultâneo com o da RTP. Comercialmente falando, o grande público de uma e outra cor clubística nada tem a ganhar com a esperteza. Só perde. E Miguel S. Tavares, quer queira, quer não, estará a dar um contributo precioso para quebrar audiência à entrevista do líder do seu clube que conviria ser vista não só por adeptos como por adversários. Critérios.
Deixemo-nos de conversas. A ética é como o bom vinho, para preservar a qualidade intacta, não deve ser misturado, senão já não é vinho, é outra coisa qualquer. Na comunicação social a ética não se compadece com estes aforismos, é uma espécie de goma de mascar que se molda quando convém. É um mito. E o dinheiro, é o supremo dos valores [até para o Miguel].
Logo veremos se é ou não como eu digo.
* Entretanto, recebi a informação de um leitor através da caixa de comentários que esta entrevista não foi integrada no programa Sinais de Fogo, como erradamente os jornais noticiaram. Hoje, haverá um programa especial para a entrevista. De qualquer modo, a questão nuclear - que se prende com a data e hora da entrevista -, mantém-se.

9 comentários:

  1. Beneficio da dúvida seja dado ao MST, em primeiro porque o programa dele foi para o ar ontem á noite como habitualmente, e hoje a sic optou por chamar de "entrevista especial" e não sinais de fogo á entrevista ao orelhas.
    E em segundo porque talvez ele próprio não queira ter perdido a oportunidade de ser ele a interpelar o sujeito em vez de outro qualquer funcionário do canal2 da benfica tv.

    A ver vamos, se bem que me parece que em ambas entrevistas a montanha irá parir um rato...

    ResponderEliminar
  2. É meu caro Rui, o Homem fala e mexe com tudo...E dizem que já não manda, que está acabado, que isto e mais aquilo...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo Vila Pouca,

    o PdCosta é mau é mau, mas é um corrupio quando ele aparece. Todos querem ficar na fotografia e ganhar algum à custa dele.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel,

    não foi isso que li nos jornais [aqui está o excelente trabalho informativo que nos servem]. O que li foi que a entrevista ao Orelhas seria integrada no programa Sinais de Fogo, o que, pelo que me diz não aconteceu.

    Quanto à oportunidade para interpelar o homem também não espero grandes "sinais de fogo"...

    ResponderEliminar
  5. ...Na comunicação social a ética não se compadece com estes aforismos, é uma espécie de goma de mascar que se molda quando convém... E o dinheiro, é o supremo dos valores [até para o Miguel].
    Logo veremos se é ou não como eu digo.

    Antes de mais, felicito-o pelo conteúdo de elevado nível do Post!

    Claro que é como diz! Eu pelo menos não tenho dúvidas.

    Já toda a gente sabe que a SIC à semelhança de A Bola é um orgão de informação afecto aos encarnados.
    Embora eu verifique que tanto a RTP1 como a TVI (até a SportTV)disputam com a SIC a primazia por exaltar as virtudes dos lampeões.
    O que pretendo dizer é que da Comunicação Social lisboeta pouco se aproveita em matéria de isenção, de objectividade, de preocupação em informar com a tal seriedade intelectual tão necessária, mas que tão arredia anda dessa Comunicação social.
    Actualmente o que verificamos: factos escamoteados, outros distorcidos, notícias facciosas...etc, de modo a contentar determinada espécie de gente que é administrada por pessoas (LFV)sem escrúpulos e de baixo nível, a quem todos os métodos servem até os mais sórdidos, para justificar os seus tenebrosos fins.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  6. Estou para ver a frontalidade do Miguel Sousa Tavares na presença do «Polvo».

    O facto de as entrevistas serem em simultâneo não me impedirão de assistir, em directo à do nosso presidente e à gravação da do lampião mor. Não é que esteja muito interessado no que vai dizer. A minha expectativa reside apenas e só na performance do Miguel.

    Sobre o oportunismo da estação de televisão SIC em agendar a «sua» entrevista para a mesma hora, faz parte do apoio habitual ao «seu» clube.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Entrevistas na TV: Pinto da Costa goleia Vieira

    A entrevista de Pinto da Costa à RTP, na terça-feira à noite, foi vista por cerca de um milhão e 200 mil pessoas, em média.

    Com um share de 32,2 por cento, Pinto da Costa goleou Luís Filipe Vieira, que à mesma hora dava uma entrevista a Miguel Sousa Tavares, na SIC.

    O presidente do Benfica foi visto por menos de 800 mil pessoas, em média, e teve um share médio de 19,8 por cento. Ou seja, a entrevista a Luís Filipe Vieira ficou abaixo do share médio da SIC na terça-feira (23,3 por cento).

    Ambas as entrevistas duraram cerca de 45 minutos e começaram um pouco antes das 21 horas.

    A entrevista de Pinto da Costa foi o terceiro programa mais visto do dia, atrás das novelas «Mar de Paixão» e «Meu Amor». O presidente do Benfica ficou em oitavo o dia.

    No dia, a TVI venceu com 28,1 por cento, seguida da RTP (23,6) e da SIC (23,3).
    in MaisFutebol

    ResponderEliminar
  8. Aquilo na "Capital do Anarquismo" é
    um vale tudo,e ninguém esta preocupado com as pessoas estas só servem para fazer número para estatisticas, e pagar impostos.

    Cada vez é mais necessário a regionalização.

    Claro que o dinheiro é que fala: são todos umas feras, mas quando aparece o dinheiro, não passam de uns sendeiros.

    Ouvi o sr Pinto da Costa, mas já esperava de certo modo, mais ou menos por aquilo que ele íria dizer.
    Entradas e saídas de jogadores, mais que provável saída de treinador e do resto a indignação do que fizeram ao FCPorto.

    O presidente Vermelho estava em casa!... (todas os canais de televisão não passam de sedes sociais dos Lampiões)e MST pode ser tudo, menos entrvistador,e foi demasiado brando com o bicho.

    Quanto ao Pavão Vermelho, mais uma vez deu o seu show de palhaçada e
    só não disse, descaradamente que
    era lampião para nãO deixar mal o
    patrão Vieira do pó.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  9. Deacon Blue31/03/10, 15:38

    Não vi o MST acutilante como normalmente o vejo nas análises sobre futebol!

    Acho que mais valia ter ido à caça!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...