08 junho, 2010

Portagens das SCUTS, um barril de pólvora?

Diz o povo amiúde, que há males que vêm por bem, não obstante saibamos que nem sempre se deva levar à letra a sabedoria popular . Mas no caso em concreto que a seguir abordarei, até devia. 

À insensatez da decisão governamental em portajar sadicamente as SCUTS  na região mais deprimida do país, devia corresponder uma poderosa e generalizada contestação civil. E é isso que sinceramente espero que aconteça. Os problemas resultantes das más governações não podem mais continuar a ser resolvidos sacrificando quem menos responsabilidades tem. Um Governo que actua compulsivamente em desespero de causa, flagelando mais e mais a população, é um Governo fracassado e irresponsável. A única decisão nobre que lhe resta, é a demissão.

O Norte, tem de rejeitar com veemência mais esta decisão ultrajante para a região, e o facto de o Governo persistir em tentar tomar-nos por imbecis, com  o rebuçado de um tarifário "simpático", devia de ser considerado por todos nós como mais uma provocação, e não como um eficaz anestesiante. Um cancro maligno extirpa-se do corpo de quem o contraiu, e não de corpo alheio. Proceder assim, não só é um acto de profunda irresponsabilidade, é um verdeiro convite à guerra civil.

Esta decisão infeliz, devia servir para unir ainda mais todos os simpatizantes do Movimento Pró Partido do Norte, esquecendo as eventuais diferenças políticas e ideológicas concentrando-os exclusiva e patrioticamente na causa do Norte. A causa do Norte, é uma causa nacional, sem Norte, não pode haver Portugal. 

Espero bem, que tenha sido este o sentimento inspirador dos principais líderes do Movimento N. Que seja o futuro da região a sua principal motivação, para assim esvaziarem de vez  as vozes  daqueles que, à falta de melhores argumentos, os querem tratar como "desempregados da política". É uma excelente oportunidade para provarem que nem todos os filiados em partidos tradicionais estão conformados com a situação do Norte e que querem fazer diferente, mas melhor. Com o envolvimento e a colaboração dos cidadãos. 

Definitivamente, o erro, não é destes ex-deputados. O erro, está naqueles que continuam a pactuar com um regime de governação enganador que compromete e faz perigar a própria Democracia.

Para a frente MPPN!

9 comentários:

  1. Seria talvez mais exacto, para evitar confusões malévolas, falar em "causa nacional" em vez de "causa nacionalista", o que aliás creio corresponder à intenção do autor.
    Um abraço,
    JFM

    ResponderEliminar
  2. Bem observado. Já está!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Este caso das Scuts, tira o mais calminho do sério. Isto é uma vergonha, um escândalo, um atentado à nossa inteligência. Se não houver reacção, então é porque as pessoas têm sangue de barata...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu até aceitaria o pagamento de portagem se as mesmas se estendessem a todo o território. Mas descriminar uma parte do país só pode ser provocação.
    Ainda por cima ouvi o cidadão que desempenha o cargo de ministro, dizer que os "estudos estavam atrasados".
    Tanta falta de ética, e tanta sobranceria só pode ter por fundamento a falta de estatura para esta gente ser governante. Seja do que for

    ResponderEliminar
  5. Alberto Moreira08/06/10, 21:43

    Já agora, ontem ao ver no Porto Canal um debate em que dois individuos (1 deles deputado por um distrito do Norte) defendiam que estas scuts são algo lógico e necessário (equidade territorial dizia ele) lembrei-me de algo que devia ser posto em prática pelo futuro partido do norte: a criação de uma base de dados em que seriam inseridos atentados destes á região por politicos como estes dois, assim na altura de se votar não só os cidadãos da região poderiam consultar a base de dados mas também as pessoas encarregues dessa listagem lançariam alertas sobre os potencias candidatos traidores e o seu "curriculo". Já agora as promessas por cumprir e invertidas á região seriam também anotadas. Abraços

    ResponderEliminar
  6. É uma vergonha o que estes destruidores, incompetentes, vendidos, lambe-botas, centralistas da nação, estão a fazer ao povo do Norte.
    O que alguns destes canalhas percisavam sei eu, mas por agora não vou dizer.
    Levaram o país à miséria, e agora estão a dividir os portuguêses.
    Merda desta!... Rua a bem da Nação.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  7. O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons...
    Citando Martin Luther King

    E algo tem de ser feito...é doloroso assistir, diariamente a escândalos, mordomias, benesses para quem está lá em cima, e para quem eles apoiam.

    Tenho 64 anos e, já passei por muita coisa, muita dificuldade, e por isso foi com muita alegria que vi florescerem os cravos nessa radiosa manhã de Abril...mas, essa data parece já mais um sonho que se está a transformar em pesadelo. De um povo analfabeto o que é que se pode esperar, que não seja este adormecimento?
    É imperioso, urgente, que aqueles mais capazes, sintam que não estão sós...a ideia tem muita força...as gentes do Norte, estão cansadas do jugo daquela gente.
    Juntos vamos conseguir.
    Fernando Correia

    ResponderEliminar
  8. Amigo Rui Valente

    acho que o povo está atento e a qualquer momento,
    isto vai dar barracada.
    é o que eu sinto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Temos sido constantemente explorados, enganados, roubados e gozados... Nunca vi resposta social significativa como consequência. Lamento muito e espero estar enganado mas ando descrente deste nosso povo do norte.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...