09 junho, 2010

Parque Oriental da Cidade vai ter construções à volta

O Parque Oriental do Porto está aberto e já teve os seus caminhos alcatroados e a relva verde calcados pelos primeiros visitantes. No local, há quem tema pela manutenção das boas condições do espaço. O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, acredita que vai tudo correr bem e admite que o município não se irá opor a construções em torno do parque, ao contrário do que aconteceu no Parque da Cidade.

Lá dentro, diz Rio, não vão nascer prédios, mas "vai haver alguma construção à volta" da nova zona verde da cidade. A justificação é simples: "há limites" orçamentais para uma autarquia bater o pé à construção junto a espaços verdes e, a oriente, as coisas "terão de ser em moldes um pouco diferentes" do que foi feito a ocidente.

Com o Bairro do Lagarteiro como cenário, num dos seus extremos, os dez primeiros hectares do Parque Oriental foram inaugurados, ao fim de décadas em que o projecto não saiu do papel. Uma questão de "prioridades", disse Rio, prometendo que, a partir de agora, espera que o processo seja "mais rápido".

Uma das prioridades é a despoluição do rio Tinto, que atravessa os terrenos do parque e cujas margens, sujas de plásticos, não são das mais bonitas. O arquitecto paisagista Sidónio Pardal, responsável pelo desenho dos dois grandes parques do Porto, diz mesmo que a câmara "está a negociar para que o rio volte a ter trutas". Para isso, avisa Rui Rio, é essencial que Gondomar dê uma ajuda preciosa.

Alguns moradores saudaram a comitiva camarária, dando as boas-vindas a Rui Rio e lamentando não o ver mais vezes por ali. "O presidente vir aqui, atravessar a fronteira do caminho-de-ferro, é caso raro", brindou-o Augusto Barbosa, que viu o seu terreno ser expropriado para a construção do parque. Por ali, o que se espera agora é que o espaço permaneça bem tratado e seguro. Fernando Duarte, outro morador, avisou que é preciso "um bocadinho de iluminação" e duas mulheres comentavam em voz baixa: "Se não tiver aqui um segurança, num instante começam a degradar isto tudo".

Rui Rio disse-se convicto de que a população vai tratar bem o parque e que "será suficiente" a ronda da Polícia Municipal, que também vigia o Parque da Cidade.
(In Público] 

**********************************************************************************
Um homem "sério e rigoroso", como Rui Rio, é assim:
  •  Não consente a construção à volta do Parque Ocidental [da zona rica da cidade], porque é totalmente contra a especulação imobiliária. É irredutível. 
  • Com o Parque Oriental [ da zona pobre], enfim, já admite que vai haver alguma construção à volta...   
  • Desculpa-se dizendo, serenamente, que "há limites orçamentais" para uma autarquia bater o pé à construção junto de espaços verdes... Entretanto, a sua caprichosa teimosia já custou ao erário público uns milhões  de indemnizações às empresas imobiliárias.

Não falo por mim, porque a integridade intelectual de Rui Rio nunca me convenceu, falo por aqueles que de boa fé acreditaram na sua autenticidade. Continuarão porventura convencidos que ele é como pensam, ou este singelo exemplo não chega para ver um pouco mais longe?

O que Rui Rio está a fazer, além de confirmar a sua frágil coerência moral e intelectual, é descriminação social e urbana. Não há dúvida, porque não há justificação aceitável para tão grande cambalhota nos seus argumentos.

Nunca a cidade do Porto foi politicamente tão insignificante e cinzenta, como durante os seus tristonhos mandatos.

5 comentários:

  1. Palavras para quê, se ele é igual aos outros, só com a diferença de ser arrogante, ignorante e conflituoso e o pior presidente da Câmara do Porto das últimas décadas.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  2. Não. Ele é coerente. Mudou foi de estratégia, porque o parque ocidental foi apenas um pretexto, e essa estratégia não lhe rendeu os dividendos que supunha a sua "clique".
    Agora, depois de chamar "provincianos" àqueles que se manifestavam por uma forma canhestra de dirigir o país, já faz ensaios do outro lado da barricada. Nunca se sabe, pode a regionalização dar frutos, agora que a limitação de mandatos o pode mandar para a terceira fila!
    De modo que uma observação mais atenta, nos mostra a imutabilidade da "peça".
    E sim, estou de acordo com as "fragilidades" aqui citadas.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Rui, Rio, no Porto, só conheço o Douro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. A primeira eleição de RR compreende-se, F.Gomes tinha desiludido grande parte dos portuenses com a sua malograda ambição de querer ser ministro.
    A segunda comprende-se ainda melhor:o oponente era um não-candidato! A terceira, a do ano passado, para mim é incompreensivel.O homem já tinha mostrado que era um bluff, um atraso de vida,era patente que nos seus 8 anos anteriores a cidade tinha regredido e estiolava, emquanto os nossos vizinhos progrediam. Veja-se sobretudo o caso de Gaia. Ainda bem que os mandatos estão limitados, porque venha quem vier é impossivel que seja pior.

    ResponderEliminar
  5. As construções à volta do Parque Oriental devem ter -na mente dele- o objectivo de cobrir a miséria em que ele deixou cair, por exemplo, o Bairro do Lagarteiro que eu já denunciei aqui, estar completamente abandonado por este senhor em contraposição com outros Bairros camarários que convivem mais de perto com a Boavista e Rui Rio...Este senhor é um desalmado e um oportunista cínico!
    -Eu tinha absoluta razão, quando lho afirmei na cara na campanha eleitoral que o levou pela primeira vez, à Câmara do Porto!...Mas pelos vistos, só eu e mais meia dúzia pensávamos assim, a verdade é que ele tem conseguido sucessivas maiorias que o eternizariam no Poder, não fosse a Lei cumprir a sanitária e bondosa função de o empurrar para o lugar que ele efectivamente merece.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...