18 novembro, 2010

Orgulho socratiano

É um assombro perder alguns segundos para observar a bem ensaiada pose de José Sócrates sempre que é entrevistado ou quando debita algum discurso de circunstancia! Fala com tal expressividade e convicção, que até ele deve acreditar no que diz.

Se há coisa que me custa é ter de elogiar alguém que ignora a essência das suas responsabilidades e cuja acção governativa vem desgraçando o país, mas tenho de reconhecer o inesgotável talento do 1º. Ministro pela arte de bem representar a todo o palco.

Excluídos estes inadequados talentos, purgados os efeitos hipnóticos das primeiras impressões, pouco sobra de edificante do comportamento de José Sócrates enquanto governante. Só mesmo os distraídos, ou a malta agradecida do aparelho e os boys, é que são de outra opinião...

Sócrates, talvez pela sua profunda falta de visão estratégica para administrar o País no seu todo, abusa demais da pior face da política, onde a inverdade e o compulsivo incumprimento de promessas estão na ordem do dia. Com a imagem  de um moderno estadista multiplica-se em iniciativas de duvidosa bondade procurando passar a ideia de que são o País e a oposição parlamentar que não o compreendem. É firme a resistir à adversidade e não gosta de dar parte de fraco, embora sem conseguir encobrir uma crónica obsessão centralista e uma parolice própria dos mais básicos complexados.

Quem se orgulha de um evento como "marco histórico" [Cimeira da NATO] por ele se realizar em Lisboa, sem antes se preocupar com os custos para um país que está de tanga e de mão estendida para o Mundo, pode ser um magnífico propagandista, mas não deixa de parecer uma espécie de palhaço-rico numa terra que se transformou num circo lunar a céu aberto.

1 comentário:

  1. Ele é um 1º ministro virtual; ele não tem noção nenhuma da realidade, por isso digo que é perigoso ter um fulano destes a chefiar um país. Está cheio de rabos de palha, num outro país com dignidade; ele já tinha abandonado o poder.
    Ele quer lá saber se os portuguêses estão de tanga? ele gosta é destas romarias políticas para tirar fotografias com os grandes chefes de esdtado.
    Então vejam esta do 1º ministro virtual: mandar o seu ministro das obras públicas o "invisivel" dizer que no próximo ano vai avançar o TGV, PONTE e AEROPORTO.
    Que mais há a dizer desta cambada.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...