01 dezembro, 2010

De volta ao palco mítico


F. C. Porto Campeões europeus de 1987 viajam com o actual plantel azul e branco para Viena

O F. C. Porto de 2010 e o de 1987 juntam-se hoje na viagem para Viena, a cidade a que nenhum dragão fica indiferente, por ter sido o palco da histórica final da Taça dos Campeões ganha ao Bayern de Munique. Hulk, Falcao, Madjer e Juary voam juntos...

O avião que, hoje de manhã, transporta a equipa portista para a capital austríaca leva também os heróis do dia 27 de Maio de 1987. Há 23 anos, o F. C. Porto ganhou em Viena a final da Taça dos Campeões Europeus e o clube decidiu juntar os jogadores de então com os que, amanhã, defrontarão o Rapid, em partida da quinta jornada do Grupo L da Liga Europa. Os dragões já estão apurados para a fase seguinte da competição, pelo que a ocasião para a confraternização não podia ser mais propícia.

Sinal de vitalidade

"Geralmente, os clubes não fazem isto, mas o F. C. Porto faz... É um sinal de que o clube está vivo e de que se lembra das pessoas. Penso que se trata de uma homenagem a uma equipa que protagonizou um episódio marcante, que o F. C. Porto não quer esquecer", afirmou ontem, ao JN, Artur Jorge, o treinador campeão europeu de 87, que também fará a emocionante viagem no tempo: "Se não tivéssemos uma equipa boa, não teríamos ganho aquela final. De então para cá, o clube foi crescendo, mas continua com a mesma vontade de vencer e de conquistar coisas importantes. Tendo em vista o que se tem passado na presente época, estou convencido de que o F. C. Porto, com os bons jogadores que possui, pode voltar a chegar longe na Europa".

Com excepção dos que vivem fora de Portugal, os jogadores que derrotaram o Bayern (Mlynarczik, João Pinto, Inácio, Eduardo Luís, Celso, Quim, André, Sousa, Jaime Magalhães, Futre, Madjer, Frasco e Juary), para além de Fernando Gomes e de Lima Pereira, que não puderam jogar a final devido a lesão, juntar-se-ão no Estádio do Dragão, rumo ao aeroporto Sá Carneiro, de onde a comitiva azul e branca parte para a Áustria, num voo com início marcado para as 9.45 horas.

Em Viena, está prevista uma visita ao Estádio do Prater, que agora se chama Ernst Happel, onde a equipa treinada por André Villas-Boas fará o habitual treino de adaptação ao relvado, às 18 horas, e depois um jantar de gala com os dirigentes portistas.

[Fonte: JN]

1 comentário:

  1. Isto é lindo; Recordar é viver.
    Agora os mal agradecidos, que digam que o FCPorto não tem gratidão e não reconheçe os seus Herois. Viena é o santuário destes.
    Bravos.
    Mestre André, só uma vitória interessa: para oferecer estes senhores Campeões Europeus.

    O PORTO È GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...