03 fevereiro, 2011

Benfica, o símbolo da nossa medíocridade

Na ressaca de uma derrota mal digerida, com o clube que concentra o que de pior há nos portugueses, dou por mim a tentar descobrir por que é que o meu fair-play se eclipsa nas raras vezes que perdemos com ele. 

Apesar da ausência de Democracia, dantes, talvez por não haver televisão, as rapinagens de que eram vítimas os poucos clubes da "província" [para os lisboetas só existe a sua cidade] que lhe podiam fazer frente, eram melhor digeridas, e de certo modo resolvidas com uns profiláticos tabefes no terreno ao(s) autor(es) da afronta [leia-se, equipa de arbitragem] .

E não me lembro, que essas descargas de revolta esporádicas tivessem ferido de morte, ou mesmo provocado a morte a alguém, como aconteceu em plena era da televisão a um adepto do Sporting por mão assassina de um benfiquista. Já sei, já sei, que não há adeptos virtuosos, que o fervor clubístico só difere nos símbolos, mas a rivalidade entre o FCPorto e o Benfica é muito menos inocente que isso. O Sporting, é tal como o Benfica, um clube de Lisboa, também um tradicional rival, mas consegue escapar à antipatia visceral que os portistas nutrem pelo Benfica. E não creio que isso se possa dever apenas ao facto de o Benfica ter um historial mais rico ou por o Sporting nos últimos anos não ter vencido muitos campeonatos. Deve-se, acima de tudo, a uma postura de arrogância e de generalizado desprezo pelos rivais nortenhos do FCPorto. 

O Benfica simboliza a mentalidade centralista, o narcisista a babar-se para o próprio umbigo, o "ou nós, ou ninguém", os moralismos corruptos, as infames conspirações com os consequentes efeitos difusores: o Benfica  dos milhões, o Benfica dos bons chefes de família, enfim... Mas, todos esses maniqueísmos seriam toleráveis se confinados à luz da rivalidade desportiva e se não tivesse por trás a envenená-la  toda uma comunicação social facciosa e muitos políticos oportunistas. O Poder Político, a par do Poder Mediático, são os maiores responsáveis do pós 25 de Abril por terem transformado a rivalidade desportiva numa rivalidade étnica, económica e social.

O Centralismo é da responsabilidade dos políticos. De todos! Dos que governaram e dos que foram oposição. Todos pactuaram com a montagem deste espectáculo miserável, por isso não terão qualquer autoridade moral para abrirem a boca quando os blindados que acompanham a comitiva [autocarros] do Benfica nas deslocações ao Porto forem recebidos à bomba, em vez de ridículas bolas de golfe. Portugal, em termos realistas, está mais próximo do Egipto do que do Principado europeu do Mónaco. A continuar assim, talvez um dia venhamos a comprová-lo no próprio terreno. 

Por isso grito: que morra o Benfica! Morra! Que morra o Centralismo! Morra! 

E que viva a verdadeira raíz nacional: PortoGal! Viva!

9 comentários:

  1. Também fiquei arreliado de perder com uma equipa que foi jogar à equipe pequena...
    Mas isso é azia a mais. Respire fundo e não misture as águas que isso não nos faz ganhar adeptos. A verdade é que com aqueles centrais e sem mais um PL, o FCP arrisca-se a perder assim. Ao menos o campeonato tá controlado.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Valente,

    Pode parecer-lhe estranho ou até bizarro- assim pensam os meus amigos, descanse...- que eu, uma pessoa nascida e criada nos arredores de Lisboa, sinta exactamente o que o meu amigo escreve no seu post. Não sei se se deve ao meu amor incondicional pelo FCPorto ou se resulta de uma paixão que sinto pelo Norte e pelas suas gentes - que verões maravilhosos em Matosinhos e Ponte de Lima durante a juventude!-, mas a verdade é que a minha aversão áquilo que representa a "capital" e o clube do regime é cada vez maior. A corja vermelha é poderosa sem dúvida, mas realmente nós - desculpe-me o abuso da minha inclusão- somos de facto o povo mais forte! É verdade que a corja mente, a corja mata, a corja denigre, mas nós resistimos, atacamos e denunciamos. E isso é que os "mata" a eles!

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  3. Nightwish,

    diga-me em que ponto é que as águas não estão misturadas, que eu quero ser um cidadão "bem comportado"...

    O Futebol, é um compartimento estanque à política, ou não andará a reboque dela?

    ResponderEliminar
  4. Rui, você não prega sozinho, eu prego consigo.

    Chamem-me radical, fundamentalista ou outra coisa qualquer, que eu gosto. Sabe Rui, se formos bem comportadinhos e perdemos, vamos ser uns tipos porreiros e ter muitos adeptos, como no passado... se ganharmos, seremos o contrário, pois o que incomoda o centralismo, é haver um clube, do Porto, veja lá, que é hegemónico no futebol, logo no futebol, com a importância que lhe dão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Rui,

    Muitos pregam consigo. Até eu, esteja onde estiver.

    ResponderEliminar
  6. Quase todos os benfiquistas nortenhos que eu conheço (entre eles alguns amigos)são pessoas que nasceram em aldeias e lá viveram a juventude. Sofreram a acção descaradamente "colonizadora" da RTP, que, por exemplo, nas provas europeias, abria o telejornal com grandes alardes quando o clube vermelho ganhava, mas quando perdia só davam a notícia no fim desse programa. Quando o Porto jogava, mesmo que ganhasse, só no fim era feita uma breve referência. Por essas e por outras atitudes dessa e depois das outras televisões lisboetas e da imprensa, desportiva ou não, é que, infelizmente, muita gente nascida no Norte e que aqui vive não consegue constatar, embora os sintam também, os maléficos efeitos do centralismo lisboeta e os sistemáticos roubos a que temos sido sujeitos.Pensam que o futebol não tem nada a ver com a política e, por isso, não aceitam nem apoiam a luta contra esse centralismo que os colonizou desde crianças. Apenas se queixam dos males que sofrem sem terem vontade ou capacidade para perceber onde estão e quais são as causas desses males.
    Não esqueçamos ainda que muitos clubes do Norte são filiais desse tal clube ou têm a mesma cor vermelha, o que leva a maioria esmagadora dos seus adeptos a também serem "lampiões". Exemplos não faltam, desde o Salgueiros, Leixões, Avintes, ...
    Resultado: a realidade quotidiana a que assistimos.

    ResponderEliminar
  7. Apoio e subscrevo incondicionalmente o seu post, Caro Rui!

    Quando a maioria do povo deixar de ser masoquista e deixar de estar dentro da "carneirada" que segue fielmente os seus "pastores", vamos todos ter a certeza de que esta colonização acabará.

    A corja vermelha apoiada pelos centralistas vai mergulhar nas trevas, quando o povo saír à rua!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. A única coisa que acho curiosa é o silêncio com que a comunicação social tem tratado a chapada que o Jorge Jesus deu a um jogador no final do jogo. Mas esqueci-me: não é a "fruta" do PdC!!!!

    Já agora: acho uma piada que os jornais tenham anunciado o benfica como campeão potencial quando o mesmo ainda está a 11 pontos do FCP! Jornalismo faccioso......mas a realidade é que o benfica vende muito papel: ha que dizer o que eles querem ouvir!

    Nota: o "b" minúsculo em benfica foi intencional.

    ResponderEliminar
  9. Não estão misturadas entre a derrota de quarta e a doença provinciana da capital. Fazer o post noutro dia não trazia associação nenhuma, ontem dava a ideia que o problema era o slb ganhar.
    Quanto ao resto, porrada neles.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...