07 julho, 2011

Trinta e seis "Tzadikim"*

Na última da notável série de entrevistas "Beleza e consolação", em tempos transmitida pela SIC, a questão em cima da mesa (uma mesa onde se sentava gente como, entre outros, Steiner, Martha Nussbaum, Coetzee, Soyinka, Germaine Greer, Tatyana Tolstaya...) era: "Por que vale a pena viver?". De todas as respostas, ficou-me na memória a de Steiner: "O único motivo que me ocorre é o meu cão". Já não me lembro se Jane Goodall estava presente, mas estou certo de que a sua resposta seria semelhante.

Ontem tive uma demorada conversa com um velho amigo que, nas últimas décadas, apenas encontrara ocasionalmente. Ao fim de 44 anos de vida profissional em tribunais, o meu amigo estava inteiramente descrente do Mundo e dos seres humanos em geral (e do Mundo e seres humanos dos tribunais em particular). E falou-me longamente da maldade.

Aos 20 anos, a minha geração partilhava sonhos desmesurados e não se contentava com menos do que com o impossível: transformar o Mundo e mudar a vida. Hoje, a maior parte dela vive, com desprezível sucesso, da maldade. E, em vez da vida, importa-lhe a vidinha.

Depois do encontro com aquele amigo dos meus distantes 20 anos senti-me absurdamente bem. Os cabalistas dizem que o peso moral do Mundo assenta sobre os ombros de 36 "tzadikim", homens bons que ninguém, nem os próprios, conhece. Se assim for, eu acredito que soube ontem de mais um além de Steiner e de Jane Goddall.
[No JN]


*Tsadic, tzaddik ou tzadik (em hebraico: צדיק, "justo"; pl. צדיקים tzadikim; pronuncia alternativa, tsaddiq) é um título dado geralmente a personalidades no Judaísmo Ortodoxo considerada santa, tal como um mestre espiritual ou rebe. A raiz da palavra tsadic, é tzedek(צדק), que significa justiça ou integridade

3 comentários:

  1. Eu como não tenho cão, digo que vale pelo Dragão...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. E mesmo assim, há dragões e dragões(:-]

    Isto de ser videirinho é o que está a dar.

    Um abraço e b.f.semana!

    ResponderEliminar
  3. Pelo cão, pelo gato, pelo papagaio.

    Um filósofo máximo, dizia esta mínima.

    " A vida só vale ao homem, por aquilo que ele vale na vida"

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...