22 agosto, 2011

E assim vai Portugal

De regresso ao mundo real, aqui me têm de novo.

Não fora a Academic Rankin of Word Universities [ARWU], da Universidade de Jiaotong, em Xangai, ou a Times Higher Education World Universitiy Ranking [THEWUR], do Reino Unido, e a Universidade do Porto dificilmente veria reconhecido pelos meios de comunicação centralistas, o prestígio de estar entre as 400 melhores universidades do Mundo. Já o ano passado, a Universidade do Porto foi considerada pela THEWUR, como a 106ª melhor Universidade da Europa, e das 250ª melhores universidades do Mundo. 

Por mais que custe admití-lo, o excesso de centralismo praticado pelos governos dos últimos 30 anos, tornaram a cidade de Lisboa no símbolo do centralismo, e os lisboetas [pelo menos a sua grande maioria], nos seus mais ferozes simpatizantes. Nem sequer seriam necessárias grandes investigações para o provar, é suficiente ligar a rádio, ou a televisão, ou ler o grosso da imprensa [que está praticamente toda lá sediada], e as dúvidas dissipam-se. Na profusão de debates políticos, realizados ao longo destes anos, não há um só digno desse nome, sobre o tema da Regionalização, para servir de amostra. Para os media centralistas, este tema, é inconfessadamente tabu, e quando parece que vão finalmente abordá-lo, é sem a  seriedade devida, e apenas para o diabolizar.

Os governos, alternam-se, sem alternar as más práticas políticas, preferindo  imitarem-se na incompetência e  [o que é para nós mais dramático], até competir por ela. É quase surrealista! No espaço de poucos dias, sem honra nem pudor, os partidos renunciam completamente ao cumprimento das promessas que os guindaram ao poder. Passos Coelho, em pouco tempo de Governo, não foi capaz de deixar uma imagem de marca muito diferente de Sócrates. O desrespeito pelos eleitores é total. Tornou-se moda! Em particular, com os eleitores do Norte do país. Temerosos e falsos, sentindo a consciência residual que ainda conseguiram reservar, a começar a pesar-lhes, suplicam ao povo para não seguir os exemplos da Grécia e de Inglaterra, e recursar a via da violência. Ensaiam sobre a população a violência social, económica e financeira, e a seguir pedem-lhe cândidamente para não ripostar. Singular estratégia... O povo amansado "governa-se" melhor, claro.

Como terá sido educada esta gente e dentro de que princípios? Que valores lhe terão incutido os pais, para não esboçarem qualquer ideia de seriedade e a mais ínfima noção do que é o progresso, a justiça, ou a estabilidade social?

Num Norte órfão de lideres, ouvem-se algumas vozes de inconformismo, frágeis e dispersas, mas sem qualquer efeito prático. É o TGV,  são as SCUTS,  os desvios sucessivos dos fundos europeus para a capital, a gestão centralista da ANA do Aeroporto Sá Carneiro, a indiferença pelo bem gerido porto de Leixões, a inveja paranóica pela ascensão desportiva e financeira do FCPorto, a obsessão persecutória a Pinto da Costa, o proteccionismo/publicidade  dos media ao Benfica... Tudo isto, é o centralismo, no seu pior. Nem Salazar, esse ditador tão censurado por comunistas, socialistas, e sociais democratas, foi capaz de o elevar a padrões tão extremos. O que serão então eles, estes políticos do pós 25 de Abril?  

E contudo, parece que "temos" um Chefe de Estado. Teremos? Para que servirá?

6 comentários:

  1. Bem-vindo Rui e pela amostra, em boa forma, você nem precisa de pré-época, entra logo a competir e ao mais alto nível.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Estação de S. Bento (sanbento) entre as mais belas do mundo

    http://www.travelandleisure.com/articles/worlds-most-beautiful-train-stations/11

    ResponderEliminar
  3. Pois é, meu caro, este mundo real está uma miséria, com a agravante que nos prometem que vai piorar! Estes políticos fazem-me lembrar um personagem da TV brasileira cujo discurso preferido era " nem que seja para pior,mas nós vamos melhorar"!!
    Benvindo à luta!

    ResponderEliminar
  4. hoje ouvi um tipo a comentar na cs que TGV Lisboa7Madrid, custou para já 116 milhões de euros de "pareceres" e 150 milhoes de euros de "estudos (projectos)"!!!

    Será ???!!!

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos,

    É muito importante a vossa presença.

    Obrigado e um abraço amigo

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...