27 agosto, 2011

Falta tão pouco ao FCPorto para ser o Barcelona do futuro


Como qualquer portista que se preza, não fiquei a dar pinchos de alegria pela derrota do FCPorto com o Barcelona; fiquei chateado, sim. Mas, longe de mim pretender voltar por isso ao revivalismo fadista das victórias morais, ou de querer justificar a derrota com o choradinho  dos clubes da capital do império com os erros [que aconteceram de facto] dos árbitros.

A verdade, é que este troféu disputado, não [com alguns dizem], com uma das melhores equipas da Europa, mas sem exagero, e de facto, com a melhor equipa do Mundo de sempre, o FCPorto soube estar à altura do estatuto que com toda a justiça já conquistou, literalmente, contra tudo e contra todos, como um dos melhores clubes de futebol do Mundo da actualidade.

Considerando as condicionantes impostas por um mercado de transferências com prazos estupidamente largos e desajustados, lesivos para clubes como o FCPorto, que não têm capital bastante para manter os seus melhores atletas a salvo dos grandes predadores, Victor Pereira soube gizar uma estratégia quase perfeita para, durante meia-hora neutralizar completamente o tricotado futebol catalão, mantendo abertas as expectativas dos  portistas. Só aquele erro infantil de Guarín conseguiu reduzí-las, e apenas as expulsões de Rolando e depois Guarín, acabaram com elas de vez. 

Erros e resultados à parte, não pude deixar de pensar até onde poderia chegar este FCPorto, soberbamente pilotado pelo Comandante Pinto da Costa e respectiva tripulação, se dispusesse dos petrodólares do Chelsea, ou do Manchester City, para, com tempo e dinheiro, poder criar e maturar uma equipa de futebol como só alguns clubes ingleses e espanhóis [e agora também alguns russos] se podem dar ao luxo de fazer.

Curiosamente, são também estas colossais assimetrias de recursos que tornam hoje Pinto da Costa o dirigente de clubes mais astuto e prestigiado do futebol mundial. Tenho sérias razões para duvidar que outros dirigentes desses tais clubes bilionários soubessem fazer desportivamente melhor que PdC, se vivessem num pobre país como Portugal, e com os mesmos meios.

Por isso, pus-me a pensar se - depois de arrumada a "casa", ou seja, depois de sabermos quem são os jogadores que ficam no plantel e os que vão sair -, no que Victor Pereira poderá fazer de jogadores com as capacidades de James Rodriguez, Iturbe, Danilo, Alex Sandro, Defour, Mangala e Kelvin, só para falar nos mais promissores. Conjuntamente com os mais antigos, e o tal ponta de lança maduro que falta, e com tempo suficiente, não será possível criar uma equipa tecnicamente mais próxima do Barcelona? Estrategicamente, nada temos a recear, mas em termos técnicos, não será possível extrair destes jovens jogadores com tanto potencial a mesma perfeição dos jogadores do Barcelona? 

Apetece-me adiantar a resposta: ser possível, é, mas sem dinheiro [e muito] para conservar os melhores jogadores e lhes saciar a conta bancária, não! A "perfeição" do Barcelona, consegue-se com muito trabalho, talento, e principalmente com muito tempo! E tempo sem dinheiro, no futebol, não faz milagres. E é pena, porque o FCPorto tinha tudo, para ultrapassar o Barcelona e muitos outros grandes clubes europeus de top. Mesmo assim, com a bolsa mais pobre, conseguimos pela segunda vez, ser considerados o 3º. melhor clube do Mundo pela IFFHS [Federação Internacional de História e Estatística de Futebol].

É por estas e por outras, que me custa aceitar, sobretudo num país onde abundam mais oportunistas do que líderes ou grandes governantes, apareçam por aí certos vaidosos a criticar as decisões do Presidente PdC extemporaneamente e por dá cá aquela palha. Raramente acertam no prognóstico, mas não desistem. A vaidade é superior ao realismo e à capacidade de análise. Mas, que havemos de fazer? Os pavões, serão sempre pavões.  


6 comentários:

  1. Uma Cidade Morta, eis o que é o Porto, onde este Clube faz toda a diferença, e é motivo de invejas de um País de crápulas.
    Ainda ontem sábado, o prof. Hélder Pacheco fez mais um retrato da Cidade, no seu artigo "Ao Museu do Povo", no JN.
    Reacções? Nenhumas, numa cidade de "agachados".
    Cada vez me enoja mais esta gente que por aqui anda...

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Valente,

    Estou em quase total sintonia com o seu post. E só não é total, porque me parece que para além da dimensão económica que diferencia Porto e Barcelona, existe também uma diferença ao nivel da dimensão politica que é relevante. Alguém, no seu perfeito juizo, imagina que em Barcelona fosse possivel ao "alcalde" virar as costas ao clube? Jamais, num piscar de olhos chegavam-le o fogo...


    Quanto ao resto estou de acordo, especialmente quando se refere aos portistas que logo aparecem para criticar só porque sim, ou só porque se, se, se... É verdade que alguns destes portistas até escrevem em blogues, mas convenhamos que a reflexão (portista, claro!)não é o seu forte!


    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  3. Caro Portista de Cascais,

    mas eu já nem sequer me lembro do Rio! Só me lembro do Douro, que é genuíno e da Região! O outro, não conta para nada. Ele nem sequer gosta do Porto, por que é que me havia de lembrar dele. A não ser pelo facto de ser o Presidente de Câmara mais desleixado em termos de higiene urbana [tudo o resto] que o Porto já conheceu.
    O que você propõe, se calhar é a Regionalização, que é precisamente aquilo que mais defendo há longos anos!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Relativamente ao presidente Jorge Nuno, estamos de acordo, sim é um óptimo dirigente, talvez até o melhor de todos os tempos!

    Agora relativamente ao jogo da supertaça uma conclusão: "morremos na praia"! Pelo menos é a sensação que tenho.

    Entretanto gostava de chamar a atenção do pessoal para o seguinte:
    Qual o problema de se prever uma marcação especial para o Messi (reparem que refiro-me ao Messi unicamente)?!
    E´que o Guardiola não hesitou, nem teve complexos em prever uma marcação especial ao desequilibrador-mor do FC Porto o nosso Hulk! Chegaram a ir 3 adversários ao encontro dele!

    ResponderEliminar
  5. o Messi, é "apenas" um dos mais hábeis jogadores de todos os tempos, senão mesmo o melhor. Além disso, convirá não esquecer que no Barcelona não há jogadores bons, são todos excelentes. E quando estamos a falar de excelência, só podemos responder com mais excelência, que é um padrão de qualidade que nem todos os jogadores do Porto possuem.

    Não acho justo, portanto, que possamos assacar culpas ao treinador, porque se, como diz, ele tivesse arquitectado uma marcação "especial" ao Messi, só se fosse em número de defesas, porque individualmente, não estou a ver nenhum no Mundo capaz de o fazer... com garantias. Se ele tivesse reservado para Messi vários marcadores, o Barcelona ficava com o terreno aberto para fazer estragos na baliza do Helton e dar-LHES espaço é o maior erro estratégico que um treinador pode cometer [o "lhes" em maiúsculas não é casual].

    É bom não esquecer que o Barcelona não é só Messi, tem outros Messizinhos...

    Concluindo: o meu amigo não gostou de perder. Compreendo-o, mas olhe que eu ainda gostei menos [se é que isso se pode medir]...

    ResponderEliminar
  6. Rui de acordo, se tivessemos um Xeique arábe ou um russo que herdou biliões e pusesse o livro de cheques generoso à disposição de quem sabe, ai discutiamos Champions todos os anos.

    Sobre o jogo. Eles são melhores, ponto.

    Se as coisas correrem como acredito vão correr, gostaria d evoltar a encontrar o Barça mais lá para a frente... Quando as cabeças estiverem no lugar, o plantel formado e o treinador puder trabalhar à vontade e tranquiliamente.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...