08 dezembro, 2011

Soares, o bochechas...


Mário Soares
Descansem aqueles que pesam o valor dos políticos pelas simpatias partidárias, porque não serei eu quem tenciona imitá-los. Por mais infantil que pareça a comparação, sou mais clubista do que partidarista, e posso explicar em poucas palavras a razão desta afirmação. Os partidos políticos, desde Abril de 1974 para cá, só me trouxeram decepções e motivos para desconfiar das suas capacidades, enquanto que o meu clube, o FCPorto, mesmo discriminado por sucessivos governos, em igual  período de tempo, deu-me muitas mais alegrias que desgostos, razões de sobra bastantes para continuar a confiar em quem o dirige.

Talvez ainda não tenham atingido o sentido da primeira frase do anterior parágrafo, mas tentarei explicá-lo. Vou-vos falar de um "bicho sagrado" da política pós revolução chamado Mário Soares. Esse mesmo. Aquele àcerca do qual, decorridos 37 anos, ainda não consegui compreender a razão de ser tão "idolatrado" pela comunicação social. Pensando bem, se calhar, até encontro algumas afinidades que explicam o fenómeno. É que, Mário Soares, em matéria de rigor e de flexibilidade, é tão volátil e oportunista como todos os órgão de informação juntos.

Já agora, confidencio-vos que o Partido Socialista foi o primeiro partido político em que votei. Portanto, será simples deduzir que simpatizei com o programa de governo da época, e sobretudo com o reforço de Liberdade que Mário Soares lhe soube aditar, detalhe relevante para a projecção e a credibilidade da sua própria imagem, da qual, aliás, ainda hoje continua a colher frutos. Será importante registar, que vínhamos de 47 anos de uma ditadura cinzentona e repressiva, e de cujos efeitos, ainda hoje, muitos portugueses não se refizeram. O medo, ainda predomina na mente de milhares de anónimos que comentam nos blogues e nas redes sociais. Mas, de Mário Soares, só esse detalhe me infunde ainda algum respeito. E agora, também, a idade. 

Contudo, os 87 anos de Mário Soares não podem servir de atenuante para a inaptidão e demagogia com que desempenhou as funções de 1º. Ministro ainda com a lucidez da juventude,  nem tão pouco podem conferir-lhe autoridade moral e política, para censurar as más opções governativas de agora, que apesar de merecerem crítica, ditas pela sua boca, soam a um enfadonho déjà vu.

A um político, mesmo a um pseudo dinossauro [e com boa imprensa], como ele é, não basta apregoar revoluções em fóruns ou conferências, sem assumir responsabilidades. Durante os seus mandatos, enquanto Ministro e depois Presidente da República, não foram poucas as vezes que incumpriu com o que prometera nas campanhas eleitorais. Nalguns sectores da população mais idosa, ainda há quem não lhe perdoe o facto de ter "metido o socialismo na gaveta", que era à época para muitos a opção política ideal, entre os partidos conservadores [CDS e PPD] com ligações ao regime anterior, e o comunismo [PCP] que definitivamente a maioria do povo rejeitara.

Entre outras incongruências, Mário Soares obcecado com a garantia da Liberdade, esqueceu-se de consolidar a autoridade democrática, levando a que as gerações de políticos que lhe sucederam perdessem progressivamente a noção do dever e do respeito pelos eleitores. Não espanta pois, que sejamos permanentemente confrontados com escândalos, escabrosos onde os políticos são os principais protagonistas influenciando negativamente o resto da sociedade. Nem tão pouco se aceita por que é que Mário Soares nunca se opôs frontal e oportunamente à política suicída de Sócrates que acelerou o caos governativo a que hoje chegamos. Já para não falar das mais recentes declarações de Sócrates, que sintetizam a baixa elevação dos políticos contemporâneos.  Qualquer que tenha sido o contexto dessas declarações - supostamente sustentadas nos seus conhecimentos de economia -, as dívidas, são para se pagar, sob pena de se estar a assassinar o direito ao crédito a quem dele carece. Só um caloteiro pode fazer tais afirmações. Tipicamente político, Mário Soares não se incomoda com as asneiras, desde que tenham origem na bandeira do PS. 

Mas, também não são Paulo Portas, nem Freitas do Amaral , que podem atirar pedras ao telhado de outros. A índole é parecida, mas há uma diferença não dispicienda, que consiste no facto de Mário Soares ter combatido o Estado Novo e ter sido preso por isso, ainda que à posteriori, tão nobre luta esteja hoje reduzida a discursos de ciscunstância e à banalidade de continuarmos a ser um pobre país.

      

11 comentários:

  1. Zé da Póvoa08/12/11, 19:47

    Não sei se o que Sócrates queria dizer tem alguma coisa a ver com isso, nem estou interessado em defendê-lo, mas a verdade é que qualquer Gestor de Empresa nunca pode ter por objectivo anular o passivo total. Pelo contrário, deve manter sempre um certo passivo, dentro de valores comportáveis, de forma a criar encargos para abater nas colectas e também para manter asseguradas linhas de crédito junto dos fornecedores e dos bancos.
    Eventuais excessos de tesouraria devem ser canalizados para novos investimentos e modernização dos processos de fabrico. E também para melhorar as condições da mão-de-obra. Um dos maiores erros de gestão é, por exemplo, as Empresas constituirem depósitos a prazo, porque se as mais-valias que criam não forem superiores aos juros dos depósitos, então é sinal que não têm viabilidade futura.

    ResponderEliminar
  2. Caro Zé da Póvoa,

    manter o passivo "dentro de valores comportáveis" não foi certamente o que fez Sócrates.

    Para além disso, numa conferência, um homem com as responsabilidades políticas de Sócrates, devia medir muito bem as palavras, ou então, explicar claramente o que pretendia dizer. Ora, não foi isso que Sócrates fez. O que ele disse, pode dar a entender que as dívidas não são para pagar, e dessa gafe política tiraram logo partido os demagogos Freitas do Amaral e Paulo Portas.

    Mais. Num país onde a bagunça se instalou dentro do(s) próprio(s) governo(s), que precisa de restaurar hábitos de rigor e cumprimento, proferir tais declarações, só confirmam a incompetência de Sócrates. Foi infeliz e irresponsável, tal como quando foi 1º.Ministro.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui Valente!

    No meu caso que sou um técnico reformado que nos anos sessenta começou por se deixar sensibilizar pelas lutas sindicais e atraído pelas ideias comunistas. Passados alguns anos percebi que certas ideias eram utópicas e descobri que não existe alternativa ao sistema parlamentar e que o sistema político menos mau era o da Social Democracia. Não a do PPD/PSD que de social democrata não tem nada. Até o próprio PS por vezes parece ter vergonha de defender uma economia mista (sectores público e privado a coexistirem pacificamente), que é a que caracteriza melhor a Social Democracia como sistema político. Exemplo: 40 anos de progresso na Suécia do social democrata Olaf Palm!
    Quando refiro uma economia mista estou a querer significar que sectores como: a Segurança Social, os Transportes, a Educação, a Saúde e pelo menos um banco sejam públicos e ao serviço da população portuguesa(da colectividade). E não a serem explorados por privados que só têm em mente os seus lucros pessoais, e, na ganancia de os obterem: oprimem, espremem, escravizam os menos dotados, precisamente porque estes não têm discernimento para entenderem que a sua força está unicamente na união do povo, no colectivo, em torno de objectivos comuns, porque individualmente serão sempre presas fáceis dos chamados falcões!

    Quanto ao Dr. Mário Soares, só lamento que os actuais arroubos de esclarecimento político não tenham surgido quando era 1º ministro!

    Cumprimentos,
    AMonteiro

    ResponderEliminar
  4. Só mais uma coisa. Concordo com aqueles que referem que a Democracia não pode ser abatida pela lei dos mercados.
    Se nos deixarmos submeter à ganancia dos investidores, é o mesmo que aceitarmos a ditadura dum capitalismo feroz, ou seja, a que conduz ao fascismo!
    Os investidores até podem ter muito dinheiro para investir mas se não tiverem a quem explorar, para que lhes servirá esse dinheiro.

    Para já as democracias ocidentais têm de ser capazes de impor regras democráticas aos actuais dirigentes chineses a fim de evitarem a concorrência desleal.
    Consigam forçar a China a democratizar-se e a aceitar a liberdade de expressão na China e então quando as regras forem iguais para todos os países poderemos falar em comércio internacional e política económica mundial.

    E atenção: "nem só de pão vive o homem". Os trabalhadores também precisam de ter tempo de lazer para cultivarem o espírito.
    A política de trabalhar, comer e dormir, é escravatura a qual foi abolida há um século, e, reduz o homem à condição de máquina (a um ser acéfalo)!
    Apoio o capitalismo inteligente aquele que distribui incentivos pelos trabalhadores e que tem disponibilidade para negociar os contratos colectivos.
    Cumprimentos,
    AMonteiro

    ResponderEliminar
  5. Zé da Póvoa09/12/11, 08:23

    É claro que é uma gafe tremenda de Sócrates que está a ser aproveitada polìticamente até à exaustão por pessoas que não são melhores que ele e que continuam a empurrar este país para o abismo!

    ResponderEliminar
  6. Este foi um dos maiores defensores da Liberdade em Portugal, mas também para gamar.
    Hoje a segurança no país está como está, também, infelizmente se deve a ele.
    Também os portugueses foram roubados por ele, quando foi governo.
    Viveu e vive à grande e à francesa, à custa de quê? - da política.
    Quando foi ministro do estrangeiro, levava comitivas de pessoal de todas as raças e credos, que até parecia que trabalhava para uma agência de viagens!... e foi dos que mais viajou à nossa conta.
    Também infelizmente não tem que dar lições de moral a ninguém, porque esta cambada de governantes aprenderam muitas coisas com ele.
    Doutor, ponha as pantufas e veja televisão.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  7. Sou Soarista, dei a cara por Soares e não me arrependo. Soares é perfeito? Não, não é, cometeu muitos erros, mas sejamos claros, comparado com esta gentinha que nos governou e governa, para mim e friso, para mim, dá-lhes 10 a 0.

    Sócrates que tem muitos pecados, não se soube explicar, mas o que lamento e me cause um grande nojo é ver o Paulinho das Feiras que quando estava na oposição só falava de rendimento mínimo e de segurança, agora com a criminalidade, incluindo a violenta, a aumentar todos os dias, não tuge, nem muge e pior, nenhum jornalista lhe pergunta nada sobre isso.

    Abraço e até já.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto nem nunca gostei ou votei Sócrates, mas o que ele quiz dizer não é o que o Portas e Freitas badalam...E nós estamos sem pagar dividas desde 1974 !
    Quanto ao Freitas, depois da vergonhosa atitude anti-americana por os EUA terem deitado ao lixo as suas ideias enquanto Presidente da Assembleia Geral da ONU, brindou-nos com um parecer a pedido, anti-portista e todo lampião, endeusou Socrates e o PS e foi para o Governo, e agora veio com esta clarividencia anti-Socrates, para agradar ao Coelho & Relvas. Tradução " aguarda a todo o momento a confirmação para presidente da GALP." Ai Ninas !!!

    ResponderEliminar
  9. FernandoB,

    o Portas, se tivesse de lhe recomendar uma actividade, a 1ª que me ocorre, é a de DiscJokey de discoteca, ou coisa semelhante. Porque, embora desconheça os seus dotes musicais, acho que ficaria perfeito na noite de Lisboa, de copo na mão a abanar o "capacete". Estou a falar a sério.

    A Freitas, apenas posso dizer que teve muita sorte em não ter sido corrido do país no 25 de Abril, juntamente com alguns PIDES.

    É do pior que a política portuguesa produziu. Um vira-casacas e oportunista do piorio.

    Só não se alistou no Partido Comunista porque o PC não é um partido governamentável, caso contrário, ainda o íamos ver no Pontal,na festa do Avante, de punho fechado...

    ResponderEliminar
  10. Rui,

    A festa do Pontal é do PSD !!! isso quer o Freitas !!!
    A do PC - Festa do Avante - é na Quinta da Atalaia!!!
    Gostei foi do Portas dj... com a camisa aberta 4 botões, e aqueles dentes a brilhar no escuro... Eheheheeheheh

    ResponderEliminar
  11. Caro Fernando,

    isto já deve ser da idade :-)
    Agora a sério. Até dei conta que me tinha enganado, mas depois esqueci-me de fazer a correcção. Obrigado na mesma.

    Um abraço e bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...