28 abril, 2012

Que a selecção se exploda*!


A temporada de futebol está a chegar ao fim e a selecção nacional começa a aparecer nos media. Daqui a algum tempo seremos submergidos por enxurradas diárias de "notícias" da selecção que não interessam a ninguém.

Desde já, e por muito irrelevante que a minha opinião seja, quero declarar claramente que não torço pela selecção portuguesa. Em primeiro lugar porque torcer pela selecção é um pouco como torcer pelo próprio país. Ora nas circunstâncias actuais, acontece que tenho desgosto e até vergonha de ser português, e só tenho pena de não poder desistir da minha nacionalidade.

Em segundo lugar, porque me choca e me revolta o descaso a que a FPF tem sujeitado o Norte, justamente a região do país que é indiscutivelmente, e a vários títulos, a capital futebolística de Portugal. Toda a gente se lembra que isto começou na era Scolari, por razões que tinham a ver, além do centralismo endémico, com as tentativas desesperadas que Lisboa faz para tentar destruir o FCPorto. Mudou o presidente da FPF, mudou o seleccionador, mas a atitude insultuosa mantém-se. Dentro de duas ou três semanas, será cerimoniosamente anunciada a lista de jogadores seleccionados. Óptima ocasião para fazê-lo no Norte, no Porto como a sua capital, ou em Braga ou Guimarães, este ano Cidades Europeias. Seria uma singela homenagem a uma região que tanto tem dado ao futebol. Mas não, a cerimónia terá lugar em Óbidos!

Perante tudo isto, só me resta desejar que a selecção lisboeta se expluda! Adelante España!!

 * «Exploda» no Brasil, é uma maneira educada de dizer f.....da.

4 comentários:

  1. Off the topic!

    À atenção de Rui Valente, que me parece ser, neste blog, quem liga mais ao futebol, e só por isso...

    É um facto que o FC Porto obteve os três pontos da ordem, mas não gostei da segunda parte da equipa portista, que a determinada altura parecia contentar-se em segurar o resultado de 0-1. Foi deveras irritante a prestação da equipa portista nos últimos 45 minutos, com o Marítimo a crescer, tentando conseguir o empate e os azuis e brancos a começarem a dar mostras de cansaço, pelo que só não aconteceu o pior devido ao mérito de Helton com várias intervenções (defesas) de grande efeito!
    Neste jogo Vítor Pereira resolveu colocar o Hulk a jogar a ponta de lança e confiou as alas a Varela, Alex Sandro e Sapunaru e por vezes Hulk lá aparecia pois é onde se sente melhor a jogar. Ora, como foi notória a falta de velocidade de Varela, pergunta-se, qual a razão de optar por Varela e jogar sem o goleador (Janko1,95) quando se sabe que a FC Porto-Futebol,SAD aproveitou a abertura do mercado de inverno para o contratar de modo a reforçar a equipa?! É indubitável que Varela é um grande jogador mas está em baixo deforma, joga a 50 a hora quando os adversários jogam a 100.
    Por muito que me custe, em face dos acontecimentos, tenho de concluir que Vítor Pereira até pode ser um bom treinador adjunto, mas como (líder) treinador principal é medíocre, pelo menos para já.

    Cumprimentos,
    AMonteiro

    PS - Se quiserem dignar-se tomar conhecimento do post "Nem só de pão vive o homem" no www.dragaoatento.blogspot.com
    http://www.donosdeportugal.net/

    ResponderEliminar
  2. Farinas, que mauzinho... eu ando a aprender a canção e vou colocar a bandeira na varanda e você diz uma coisa dessas?

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...