22 maio, 2012

Náusea

Mentiria se dissesse que nunca me passou pela cabeça pôr um ponto final no Renovar o Porto. Ao longo dos quase cinco anos de existência que já leva [nasceu em Setembro de 2007], procurei não me desviar do espírito e do nome que atribuí a este blog, embora a criação posterior de "As Casas do Porto" lhe tenha retirado algum espaço pela força esmagadora das imagens, esvaziando-o de alguma objectividade para o ocupar com assuntos de carácter regional e nacional. 

A indisponibilidade para continuar a alimentar com a regularidade requerida o blogue As Casas do Porto acabou por se repercutir em ambos os blogues, para o melhor e para o pior. Não quero com isto dizer que estou arrependido. Pretendo somente dizer que começo a estar cansado de "pregar no deserto", não porque alguma vez pensasse que podia resolver os problemas da nossa cidade através de um blogue [isso era passar um atestado de ingenuidade e estupidez a mim mesmo], mas porque cheguei à conclusão que em Portugal não basta denunciar, ser frontal e crítico, é também importante ter poder [muito poder] para acabar com o que está mal, não só no Porto, como no resto do país. Os órgãos da Justiça neste simulacro de democracia não funcionam, e estão é super-ocupados a tapar os buracos provocados pelos amigos [Duartes Limas e Dias Loureiros]...

A democracia, ou  o embuste em que os políticos e a indiferença do povo a transformaram, permite aos cidadãos inconformados pouco mais que ocasionais deslocações às urnas, apenas para dar emprego a mercenários da política desonestos e incompetentes que, como hoje se comprova, nunca souberam dar conta do recado. 

Não me posso culpabilizar por não ter alma de ovelha, por me revoltar com a discriminação, com a manutenção de uma justiça para ricos e outra para pobres, até porque a experiência da vida me diz que a honestidade é mais comum nos mais pobres do que o contrário. À excepção dos poucos que tiveram sorte ao jogo, raros são aqueles que enriqueceram depressa e com a integridade intocável. É-se tanto mais rico quanto mais se consegue roubar. O mais que um homem honesto pode conseguir em Portugal - e mesmo assim nem todos -, é amealhar um modesto pé de meia para a velhice.  

Por tudo isto, pelo desprezo profundo que a classe política me infunde já não tenho paciência [nem calma] para assistir a debates, para me submeter a exercícios de hipnose intelectual a pretexto de "esclarecimentos" que não pedi, com gente em que não acredito. Até os telejornais agora me causam indiferença. Não pertenço ao grupo gigantesco de imbecis que ouve e aplaude quem anda a dever muitos anos de prisão à sociedade.

Só receio uma coisa: é que, como está historicamente provado, um dia destes alguém se aproveite do trabalho sujo e fraticida dos falsos democratas [como os que levaram Hitler ao poder] para impor uma nova ditadura em Portugal. Ela já começa a ganhar forma. Basta reparar no frenesim do actual governo [de direita] e a sua sôfrega rapinagem aos direitos e regalias dos cidadãos [mantendo as suas] como se de animais se tratasse, para se ficar esclarecido. Mas não se iludam, que as coisas não se vão ficar por aqui. É dar-lhe "asas" e liberdade, e a direita vai deixar cair totalmente a máscara. É uma questão de tempo. Nada irá melhorar, podem ter a certeza. 

Mesmo assim, vou tentar resistir à náusea de não poder fazer algo bem mais eficaz do que escrever...  
    

4 comentários:

  1. De facto é preciso um grande estômago para aguentar. No caso do Renovar o Porto, para quem tem de estar atento ao que se vai passando, PARA ALIMENTAR O BLOG, vendo a pouca vergonha que grassa; vendo a desfaçatez com que alguns dão cambalhotas atrás de de cambalhotas; o que estava mal ontem está bem hoje e vice-versa; o povo cada vez com mais dificuldades e eles a continuarem a dizer, custe o que custar; mas pior que tudo, esta podridão moral ode onde poucos escapam, só dá vontade de desistir e fugir para a ilha.

    Mas sei que o Rui não desiste...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Como eu já disse neste espaço,e vou repetir,os netos do salazar estão no poder, eles não perdoam o que lhes aconteceu no 25 de Abril,e aproveitam todas as oportunidades para se vingarem, basta ver o que tem acontecido ultimamente,o relvas até já ameaça jornalistas, agora já fazem tudo às claras,com a conivência de quem os elegeu, quando acordarem vai ser tarde oxalá eu esteja enganado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Não desista.. A Cidade só ficaria a perder... Abraço.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...