12 dezembro, 2012

justicinha de meninos

justicinha
Com 4 estações de televisão no ar há vários anos [incluindo o Porto Canal], algumas delas multiplicadas por diversos canais, mais um exército de jornalistas, ainda não houve quem tivesse a coragem e o discernimento de perguntar ao Conselho Superior da Magistratura, por que é que consente que a Justiça, sendo o pilar mais importante de qualquer país civilizado, ande nas bocas do mundo [pelas piores razões] e ainda não tenha feito nada de relevante para inverter essa situação.

Continuo a pensar que, apesar da corrupção, ou se calhar por efeito dela, um dos muitos males do nosso país, é não termos capacidade para cooperar entre sectores, mesmo dentro da mesma organização. Estou a referir-me principalmente aos organismos e aos departamentos do Estado, já que nas organizações privadas o problema não é tão notório. Nem pode ser, porque o sucesso de uma empresa também passa por uma boa gestão, na qual se inclui a ligação optimizada entre os demais departamentos e hierarquias.

Como pela enésima vez poderão constatar, o CSM [Conselho Superior de Magistratura], volta a entrar em conflito com o DCIAP [Departamento Central de Investigação e Acção Penal], desta feita por causa de declarações proferidas pela actual directora deste departamento do MP, Cândida Almeida, que decidiu criticar os juízes, responsabilizando-os pela morosidade do 1º. processo BPN. Por sua vez, o colectivo de juízes, em vez de resolver estas dissonâncias internamente, dialogando com o MP, ou então dentro do próprio Conselho, vem desmentir a directora com desculpas esfarrapadas que nada resolvem e que só podem contibuir para acentuar a crispação entre instituições que deviam pautar o seu trabalho por um bom relacionamento e uma melhor colaboração. Em nome da Justiça... 

Enquanto as coisas permanecerem a este nível, com os magistrados mais empenhados em bater o pé uns aos outros, numa luta de galos [e galinhas] ridícula e desprestigiante, dificilmente alcançaremos a estabilidade social e económica almejada, nem haverá Troika que nos possa valer. Justiça fraca, é país adiado.


1 comentário:

  1. O problema, é que está tudo podre neste país e já ninguém se intende.
    As instituições, estão todas polítizadas e a justiça bateu no fundo.

    Cândida Almeida, já está a mais na justiça, para mim tudo o que ela possa dizer é conversa da treta.
    Falem com o ex/procurador da república que antes de sair lhe moveu um processo.

    Esta gente da justiça é uma Casta difícil de destruir, basta ouvir o presidente do sindicato deles, quando lhes querem tirar algum coisa.

    Os portugueses estão numa selva, rodeados de todo o género de bicharada sedente de sangue.

    Já nem o Redentor, consegue por cobro a estes parasítas que nos sugam até ao tutano.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.


    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...