17 dezembro, 2012

O de cima diz bem do de baixo



Ao ver que não o ia conseguir domesticar, Lisboa recebeu-o com pedras. A campanha suja contra o bastonário eleito pelos advogados da província decorreu com o profissionalismo que Fernando Gomes testemunhou quando teve a fraqueza de trocar o lugar de melhor presidente da Câmara que o Porto teve por um gabinete subalterno na esquina do Terreiro do Paço, onde Manuel Buíça feriu de morte a Monarquia.

A campanha falhou no que estava programado ser o ato final da lapidação, o tribunal da TVI onde a tonta Moura Guedes teve a imprudência de chamar bufo a um homem que após ter sido preso pela Pide, em Coimbra, aguentou como um herói as humilhações, os três dias e três noites de interrogatórios e os 34 dias no isolamento, em Caxias.

O arraso que o bastonário deu à apresentadora televisiva, que por ter a boca maior que o cérebro está sempre a tentar dar passadas maiores que a perna, é um dos meus vídeos favoritos (a par do dos golos do 5-0 que o meu Porto deu ao Benfica do Marinho), que de vez em quando revisito no YouTube. É um espetáculo de cidadania.

Tenho muito orgulho em ser amigo do Marinho, de quem fui colega durante quase 20 anos, na Redação do "Expresso", quando ele usava o nome António Marinho.

Um das coisas que mais admiro nele é que ao longo das suas sucessivas reencarnações - universitário revoltado com a ditadura, professor, advogado, jornalista e bastonário - nunca teve medo de dizer o que pensa em voz alta e de pertencer aquele raro grupo de pessoas que quando lhe fazem uma pergunta a sua resposta não tem por objetivo agradar a quem a fez.

Com o Marinho e Pinto, bastonário reeleito por maioria absoluta e com a maior votação de sempre, estive apenas umas duas ou três vezes, a última das quais, há quase dois anos, terminou à mesa, à volta de um leitão, no Albatroz.

Mas, para além de coabitarmos um vez por mês esta página do nosso JN, vou acompanhando e aplaudindo à distância o seu combate por uma justiça mais barata, contra a soberba dos juízes, que se julgam donos dos tribunais, e um Parlamento que se tornou numa central de tráfico de influências, onde os deputados podem ter clientes com interesses nas leis que eles fazem.

Gostei da frontalidade com que avisou os estudantes para fugirem do cursos de Direito, evitando assim que a massificação acentue a proletarização e degradação da classe. E assino por baixo quando ele, de sobrolho carregado, denuncia uma Justiça injusta, cheia de silêncios e mentiras, que se curva perante os ricos e poderosos - e maltrata os pobre e desprotegidos.

Mas o que mais tenho a agradecer ao meu amigo Marinho é ter desmentido a fatalidade dos provincianos, como nós, se deixarem corromper pelo luxo e prazer - o cheiro a canela... - de Lisboa, tão bem caricaturado por Camilo, em "A queda de um anjo", na pessoa do deslumbrado fidalgo minhoto Calisto Elói.*

Nota de RoP:

* Este último parágrafo é que me parece não corresponder lá muito à realidade. Faz-me recordar - só para citar um exemplo - o regionalista "convicto" Carlos Abreu Amorim, que agora, que aderiu ao PSD, já usa a cassete da "inoportunidade" do momento, para justificar o abandono da causa regionalista, provando que na política o oportunismo não conhece excepções. São de facto todos iguais.  Uma merda. 

3 comentários:

  1. Silva Pereira17/12/12, 19:43

    Boa tarde,

    Sem dúvida ...mudam as moscas mas m.. é a mesma.

    Quando é que o Norte desperta?

    Só falta derrubar o FCP.

    Mas a culpa é nossa quando defendemos essa gentinha...

    E para meu espanto esses lacaios continuam a ter voz no PortoCanal, estou um pouco decepcionado.


    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. O Sr bastonário, é uma pessoa frontal, diz as coisas e não manda dizer nada por ninguém, ou seja, chama as coisas pelos nomes. Marinho só tem dois defeitos: é um incontinente a falar, e é benfiquista, de resto tudo bem.

    Ontem ouvi na tv, uma entrevista ao escritor e penso eu, que também professor Fernando DaCosta; de muita coisa que falou, uma delas referiu-se ao incompetente primeiro ministro quando este falou dos pensionista, ao dizer que muitos não descontaram o suficiente para receber tais reformas. Bom, disse ele, como é possível tratar tão mal as pessoas!- não tem sentido de Estado, nem o Salazar falava assim aos portugueses. Só que não é a primeira vez sr professor que este empecilho fala assim, já lhe está no ADN.

    Bom digo eu, já não tenho paciência para além de ser roubado, ainda ter que ouvir este bandalho falar assim a todos nós.
    Até quando é que vamos ouvir dois incompetentes; um a insultar, e outro sempre a dar previsões erradas com um cinismo de bradar os céus!- Até quando!?

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  3. queres ver o vilão? Este Abreu Amorim é realmente uma decepção. Não tem convicções, ao que se vê. Mas tem uma agenda...
    Quem quer estar no mesmo grupo de gente assim?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...