29 abril, 2013

Porto Canal, no marasmo, ou a apenas a "marinar"?

A avaliar pelo flagrante vazio do tempo e espaço, principalmente aos fins de semana,  suspeito que o Porto Canal esteja a acusar os sintomas de uma outra crise, além da que vivemos.  Vendo as coisas de outra forma, talvez esteja a denunciar a falta de capital necessário para poder avançar para uma programação mais completa, qualificada e criativa. Apesar disso, por isso, e também pela política algo conformista que tem vindo a seguir,  começo a duvidar que o Porto, o Norte, e mesmo o FCPorto, venham a retirar dividendos relevantes por disporem finalmente de um canal de televisão que os represente.
em manutenção
Explico-me: o Porto Canal em termos de informação, parece-se cada vez mais com o Jornal de Notícias, um jornal que prefere apostar mais no crime de faca e alguidar, na revelação das desgraças  do povo, do que atacar a sério as suas causas. Poder-me-ão perguntar: então, por que é que lê o JN e até reproduz alguns artigos que lá são publicados? A resposta é simples: é porque, é o único jornal diário que ainda vai dando notícias sobre o Norte e a nossa cidade. Como jornal, até prefiro o Público, mas esse, está cada vez mais centralizado e centralista, apesar de pertencer a um nortenho sem motivações de carácter político e regional, chamado  Belmiro de Azevedo, que até já consentiu que a sede do jornal passasse definitivamente para Lisboa... Adiante.

Ultimamente, não tenho podido escrever com a regularidade que queria, mas vontade é coisa que não me tem faltado. Contrariamente ao que seria de admitir, a saturação, o desgosto de continuar a viver num país nas mãos de oportunistas e incompetentes, intensificam-me a vontade de os dizimar, de os tratar com o respeito que merecem, ou seja, com respeito nenhum. Só não consigo é entender por que é que, agora que o Norte tem um canal de televisão, não estamos a aproveitar como devíamos o buraco de ideias instalado em toda a comunicação social do país.

A nível político, a badalada crise global, parece ter feito esquecer à Direcção do Porto Canal os graves problemas provocados pelas políticas centralistas dos últimos anos,  e já quase não se se fala sobre a regionalização [os centralistas agradecem]. A nível desportivo, os media mais poderosos estão todos centrados em Lisboa, e concentrados na projecção e nas "ajudas pelo outro lado" ao Benfica, com a fanfarronice e a falta de seriedade que os define. E contudo, o Porto Canal anda a desperdiçar o tempo com as palhaçadas do Futre e os comentários politicamente correctos do José Ferndo Rio...

Em termos de debates políticos, continuamos sem saber para que público é que apontam, se para a população, ou se para os próprios políticos, uma vez que só praticamente a estes recorrem para se discutir a política que se (não) faz... Há umas excepções, é verdade, mas não passam disso. Por exemplo: continuo sem perceber o interesse que poderá ter para o povo o que se diz nos Congressos dos partidos, se estamos cansados de saber que o que se diz nos congressos e nas campanhas eleitorais, raramente é o que se faz, ou fará. Os próprios políticos [alguns, pelo menos], afirmam, com razão, mas sem grande convicção, que o que eles precisam é de restaurar a credibilidade perdida, e os jornalistas são incapazes de aproveitar a "boleia" para lhes martelar a cabeça no sentido de saber o que estarão dispostos a dar em troca [fiança] para a merecerem.

Enfim, a sensação que tenho, é que ninguém está verdadeiramente interessado em fazer política para adultos. Sim, porque no trono, ainda impera a canalha, e isto está bom é para ela.       

5 comentários:

  1. Deacon Blue29/04/13, 22:07

    Completamente de acordo.
    O Porto Canal continua o mesmo canal amador e simpatico....
    O que se ve hoje,em comparaçao com o que se via hà cerca de um ano, a diferença é......zero!

    Um autentico flop!

    Diria que, à velocidade que as coisas se passam hoje, será já um caso perdido!

    Lamento.

    Deacon Blue

    ResponderEliminar
  2. Post altamente oportuno e que deveria merecer dois minutos de atenção por quem lidera (!) o Porto Canal.

    Por obrigação profissional, sou obrigado (literalmente) a contactar quase todas as semanas com equipas de reportagem da dita estação de televisão. O público não imaginará a impreparação, a profunda mediocridade e incompetência que aquelas jornalistas (sim, porque parece que não há homens na redacção do Porto Canal) revelam, seja no tema mais complexo ou na maior trivialidade deste mundo, que qualquer asno saberia decifrar.

    Vejo, ouço e não acredito! Perguntas como "sabe o que é que o shor dotôr vai falar?" ou "o que quer dizer isto ou aquilo?", são por demais frequentes, num exercício de pura ignorância de quem não se dá ao trabalho de, sequer, ler qualquer coisinha na wikipedia antes de vir fazer uma "reportagem".

    O que mais me aflige, contudo, é a ausência de uma linha editorial na informação do Porto Canal. O Rui Valente diz e bem que aquilo mais parece o JN, com as suas desgraças de faca e alguidar. Pois bem, caro Rui, não só parece como é, porque os editores do Porto Canal limitam-se a copiar, literalmente, a agenda do JN. Lêem o jornalzinho de manhã e, basicamente, lançam as meninas da rua para irem entrevistar os protagonistas, sem qualquer valor acrescentado do ponto de vista informativo. Uma absoluta miséria que depois é plasmada num telejornal ultrapassado e sem qualquer centelha de criatividade.

    Com tanto jornalista e editor de qualidade no mercado, só me resta concluir que o Porto Canal não faz melhor porque não quer. E com o mercado potencial que tinha no Porto e na região Norte, isso torna-se ainda mais ridículo.

    ResponderEliminar
  3. Passam o tempo a dizer que é preciso inovar, fazer diferente, e num momento como o actual, com tanto para "explorar", quer a nível informativo como de programação, aquilo mais parece uma coutada e um clube privado só para os amigos. Assim não vão lá.

    ResponderEliminar
  4. Estou cá desconfiado, que ainda vem por aí acima um palhaço de lá de baixo, político ou empresário, cheio de dinheiro (gamado aos portugueses) comprar por tuta-e-meia o Porto Canal. Muda a cor o nome! e era mais uma vez uma televisão do Norte.

    O Porto Canal melhorou um pouco, mas não suficiente. Continua com muitas repetições e umas palhaçadas circenses, que não dão dignidade nenhuma ao Canal televisivo.
    Talvez haja falta de dinheiro!... mas não vão ser os Belmiros e outros que tais cá da região, que lá vão por um cobre, são muito mãos de vaca.

    Na parte desportiva, é como você diz, são muito politicamente correctos. Muitas vezes é para manterem as amizades, que lhes dá muito jeito, e, mais tarde sabe-se lá onde podem chegar! (ao tacho) só, quem perde com esta hipocrisia é o Clube.

    Nós os portugueses estamos a ser esventrados por uma garotada de tótós que nos governa. Este governo recheado de merda, igual, ou pior, que a do governo anterior, está levar o país à ruína. Com esta corja não vamos a lado nenhum. Este governo são lacaios da Matrona Alemã, que vai levar a Europa à fome e talvez de seguida a ferro e fogo.

    Todos, no dia do trabalhador, 1 de Maio, para a Baixa. Temos que mostrar a estes Ladrões que não somos só números para extorsão, mas também somos números de revolta.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. Rui, enquanto houver no Porto Canal quem estiver com um pé dentro e outro fora, isto quer dizer, quem estiver preocupado em não dizer certas coisas, porque nunca se sabe o dia de amanhã, o PC não vai a lado nenhum. Há amadorismo? Acredito que sim, não há grande disponibilidade para mais, mas se houver vontade, no que diz respeito aos espaços do F.C.Porto podia-se fazer muito mais e muito melhor.
    Mas como na política de comunicação, o clube também deixa a desejar, se calhar, está aí a razão.

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...