21 maio, 2013

Política, ou futebol? Prefiro o segundo.

Ponto 1
Da política

Já ouvimos Cavaco queixar-se da sua parca reforma, que mal lhe chega para as despesas, e ouvímo-lo a aconselhar os portugueses a emigrar [que grande estadista!]. Vimos também Passos Coelho mandar "lixar" a Democracia [que grande democrata!]. Agora, é o "regionalista assumido" Carlos Abreu Amorim, que chamou magrebinos aos benfiquistas [que grande regionalista!]... Decididamente, esta gente da política tem muita classe!



Como venho dizendo nos últimos tempos, parece que quanto maior é o estatuto das pessoas, maior é a leviandade das suas declarações.

Que diabo, se fosse um cidadão comum, que anda farto de ser enganado, e sem as responsabilidades desta gente, podia-se entender a linguagem. Até porque nós não dispomos de meios legais para nos livrarmos deles em tempo útil, e temos "vastas" razões para os maltratar. Agora, esta gentinha, com as responsabilidades que, em má hora, lhes atribuiram? 

Não é que simpatize com magrebinos, mouros, ou benfiquistas. De todo! Às vezes, eles merecem mesmo ser tratados abaixo de cão. Mas que raio, nós não temos as responsabilidades dos políticos. Estão a ver por que é que não engulo essa de ter de contribuir para o pagamento de dívidas que gente desta laia, que exerceu funções governativas e administrativas no Banco de Portugal foi incapaz de evitar? Afinal, em que poleiro se colocam eles? No nosso? Querem-se "popularizar", descer à plebe desta maneira, dando estes tristes exemplos? Se sim, então retire-se-lhes imediatamente o poder, as mordomias e os vencimentos principescos, para a igualdade ser mais completa. Ou então, deixem-nos governar a nós, com as mesmas regalias deles, que pior é impossível fazer. Esta gente anda toda louca. 

Ponto 2
Do futebol

Também não percebo as bruscas inversões no trajecto da opinião de certos adeptos. Em alguns blogues portistas, onde parece imperar a reflexão aprofundada do fenómeno futebolístico, alguns que antes quase crucificaram o treinador do FCPorto, andam agora a suplicar a sua permanência sem admitir que outros não pensem como eles. Mas, será assim tão complicado compreender o que se passa?

Pessoalmente, o que gostaria de ver reimplantado no FCPorto, além da cultura de sucesso [que essa está bem e recomenda-se], era o bom futebol. Quando digo bom futebol, naturalmente quero dizer o bom futebol possível a um clube com os recursos do FCPorto, que como sabemos não pertence a nenhum potentado alemão ou espanhol. 

O sistema de jogo de Victor Pereira privilegia a posse de bola, rouba-a ao adversário, mas nem sempre sabe o que fazer com ela. Este ano e o ano passado resultou, mas haverá alguém capaz de apostar no mesmo sistema e com os mesmos defeitos para a próxima época? Não há dúvida que Victor Pereira saiu outra vez vencedor em relação ao jogo mais corrido e espectacular do Benfica, e por isso deve ser considerado e respeitado, mas a pergunta que deixo no ar é a seguinte: não seria possível desenvolver o mesmo sistema com os mesmos resultados, mas com um futebol mais atractivo? Eu acho que sim.

À excepção de determinados jogos, com o PSG, e com o Málaga, em casa, o FCPorto produziu um futebol chato, de pára e arranca, com passes errados, para trás, não só em movimentos defensivos como de ataque [contras as normas], com força a mais ou a menos, o que só não nos causou amargos de boca porque o sector defensivo foi chegando para as encomendas. Não acredito que ninguém possa contrariar esta realidade sem o recurso à negação teimosa dos factos.

É também verdade que Victor Pereira não dispôs de um plantel muito equilibrado. Treinou praticamente com um único ponta de lança [Jackson], não teve um extremo à altura de Hulk, nem pôde contar com um Varela a 100%, que só reapareceu praticamente nas 3/4 últimas jornadas. Por isso, V. Pereira teve mérito, o seu trabalho tem sido sério. Mas, insisto, e o resto? Que razões estranhas podem explicar os defeitos atrás apontados? Serão irrelevantes em alta competição? Seria uma má condição física geral? E por quê, se o clube até foi afastado prematuramente da Taça da Liga, de Portugal e das Champions, e teve mais tempo para recuperar o grupo?

Tudo está bem, quando acaba bem, diz o ditado. Foi o que sucedeu esta época, com a conquista do título principal, mesmo sobre a meta. Mas, e se não fosse assim, o que diriam os agora apoiantes de Victor Pereira? Por tudo isto, gostaria de ser formiguinha para poder assistir aos treinos, e ser mais conclusivo. É que, tanto este ano, como na época transacta, passei-os na expectativa que essas deficiências tècnicas acabassem por ser corrigidas, mas não foram... 

Todas estas situações me levam a concluir o seguinte: se os jogadores, o plantel enfim, é bom [ainda que algo desequilibrado], é porque,  colectiva e individualmente, é competente. Então o que explicará aquela maldita tendência para parar, e passar para trás, em vez de progredir aplicando a técnica [finta] nas chamadas transacções ofensivas? Cá para mim, a explicação é a seguinte: é porque os jogadores têm medo de falhar, de fugir à rigidez do sistema de posse de bola implantado, que não privilegia muito a criatividade dos jogadores para criar rupturas. A equipa só se tornava atrevida já muito próximo da grande área adversária, mas ultimamente já só era capaz de o fazer de modo lento e previsível, facilitando assim a defesa dos oponentes. 

Esta é apenas a minha opinião, mas não encontro outra explicação. O que não quer dizer que não acredite no sistema de jogo de Victor Pereira, mas suponho que, tarde ou cedo, terá de correr sérios riscos, caso nele não contemple a rapidez, os movimentos de ataque bem definidos, com os jogadores a saberem para onde ir, e chutar com boa direcção à baliza.

Ah, vou-me repetir, mas é melhor prevenir... Gosto de ópera, mas no sítio certo. Agora, o que não sou é um adepto exclusivamente resultadista. Se o futebol se resumisse a um simples 1X2, jogava no totoloto, e deixava se calhar de o ver.

2 comentários:

  1. Um homem com a responsabilidade do sr Amorim, pode pensar, mas não dizer em público! senão passamos a ser igual à merda de um sr Mexias ou um Gomas da Silva, ou, a outros Magrebinos vermelhos de lá baixo que se fartam de nos insultar.

    Quanto ao treinador do FCP sr Victor Pereira, partilho exactamente da sua opinião. Grande portista, ganhou dois campeonatos, mas, não me satisfaz, nem me entusiasma o seu futebol.
    A nossa opinião, é a opinião partilhada por muitos portistas, embora alguns pensem de maneira diferente, mas, têm que respeitar a opinião dos outros.

    Na próxima época com a provável saída de alguns jogadores e do treinador, o FCP tem que fazer uma equipa com um banco mais equilibrado, e não se comprarem (a bem de alguém) jogadores mancos ou com pouca mentalidade do que é ser profissional de futebol, e, vestir a camisola de um grande clube como é o FCP.

    A BEM DO FCP

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.





    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira24/05/13, 18:12

    Como sempre estou de acordo.
    Embora no que diz respeito ao Carlos A Amorim (acho que já o expressei) desiludiu-me, não perdia um seu programa na TV, para mim foi uma deceção quando se juntou ao poder macrocéfalo, este exemplo (referido) embora seja das coisas que menos me incomoda não sendo usuário das redes sociais (embora acredite nelas e até sou acionista do Facebook) mas como me referia este exemplo é mais uma confirmação da deceção, escrever magrebino foi pensado tentou não ofender os púdicos benfiquistas porque como sabemos a expressão usada é ade mouros nem seque se usa sarracenos, enfim acho que se está á espera de granjear a simpatia dos portistas sem ofender os benfiquistas perdeu o Norte.
    Relativamente do VP também sou dos que alinho pelo seu pensamento.
    Estou grato pelos títulos que nos deu, mas com ele tive necessidade de usar muito Kompensan.
    Aliás como este meu comentário está atrasado (embora não a leitura, sem querer dar “graxa” costumo revisitar e ler várias vezes os seus textos) escrevi hoje (e aqui posso expressar o meu pensamento sem ser insultado) que a venda de JM e JR foram grandes negócios. JM não me vai deixar saudades como futebolista, como profissional nada tenho a criticar antes pelo contrário desejo-lhe a maior sorte do mundo e desde já o meu OBRIGADO, mas o FCP precisa é de um “novo” Deco, JM não tem as qualidades que um jogador na sua posição deve ter no FCP, no mínimo marcar 10 golos na liga, ter mais capacidade de desequilibrar mas o que mais me incomodava era o ser dono da bola (paradas) com uma nulidade gritante.
    Quanto ao James acho que desde Janeiro a sua cabeça não estava no FCP.
    Voltando ao VP esta semana ao ouvir falar tanto em Thiago Silva (PSG) e Steven Vitória (Estoril) fiquei a pensar porque é que passaram despercebidos no FCP? Teria Mangala tido a oportunidade se o paspalhão do Rolando (ainda bem) não tivesse o ego que tem ou o Maicon (de que gosto) não se lesionasse?
    Por isso se o VP deve sair. Aquela tirada da última conferência de dizer que foi um campeonato espetacular depois de tudo o que se passou em favor do SLB e até do que tinha afirmado antes (sujinho) enfim é de quem não as pensa ou então sofre alzheimer (sem ofensa)


    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...