15 maio, 2013

Viva o Chelsea!

Tal como assume aqui o Manuel Serrão, com a frontalidade que o caracteriza, eu logo vou querer que o Benfica perca com o Chelsea. E não se iludam aqueles que, como diz Serrão, são muito portistas em privado, e porreirinhos da silva à frente de um microfone, ou de uma camara de televisão, porque no que me diz respeito, não sinto minimamente beliscado o meu patriotismo por não rever no Benfica o símbolo da portugalidade. Mais. Se a avaliação do meu portuguesismo tivesse o Benfica como barómetro, talvez muitos portuenses e nortenhos ficassem a saber, de uma vez, o quanto esse clube está ligado ao centralismo, que tanto nos tem discriminado negativamente. Sei, quão inútil é fazer-lhes ver a realidade, pois as doses maciças de benfiquismo já vêm do antigo regime, e continuam a ser-lhes injectadas precisamente com a intenção de os dividir. Se perguntarem à maioria dos benfiquistas se querem a regionalização, podem ter a certeza que respondem não. Mas, infelizmente, há também portistas que não se mostram muito interessados na regionalização, e ainda hoje não perceberam que os "Apitos Dourados" não foram apenas processos criminais de índole desportiva. Benfica e centralismo são símbolos paralelos, com significado semelhante e representam o mesmo: dividem o país, e discriminam-no. 

Alguém acreditará que os próprios benfiquistas não se dão conta do proteccionismo que é dado ao seu clube pela maioria da comunicação social? Ainda hoje, pela manhã, ouvi uma mulherzinha que entrava no café onde me encontrava, a queixar-se pela televisão não parar um segundo de falar no Benfica! Com o FCPorto, as notícias e reportagens são bem mais sóbrias, não há dúvidas! E contudo, o Benfica passa o tempo a pressionar toda a gente: árbitros, jornalistas, políticos, tribunais, tudo!

Nasci no Porto, amo o Porto como nenhuma outra cidade do Mundo, e podem crer que já conheço algumas magníficas lá fora e cá dentro, mas nenhuma me apaixona tanto como o Porto. Porque para se amar o Porto como deve de ser, é importante sair e conhecer um pouco de mundo...No entanto, houve um tempo - estava eu a viver no estrangeiro -, curiosamente ainda em plena ditadura, que apesar de portista, senti alegria pelas victórias do Benfica na antiga Taça dos Campeões Europeus.  

Agora, apesar de nos dizerem que estamos numa Democracia [e não estamos, estamos sim num regime liberal semelhante ao da Alemanha pré-nazi onde havia liberdade para votar], só apoiaria o Benfica se tivesse enlouquecido, ou me tivesse transformado num masoquista doente. Eu não me esqueço do que se tem passado estes últimos 20/30 anos em Portugal, e das sacanices com que o fanatismo benfiquista/centralismo nos vem brindando! Tem sido mau  e frequente de mais para ser esquecido. Eu detesto o Benfica e tudo o que ele representa.

Mas gostava de um dia de me orgulhar do país. Por enquanto, não posso afirmar uma coisa dessas. Só se fosse, como dissa o Manel Serrão, para dar uma imagem de bonzinho e agradar à dita nação vermelha. Estou-me nas tintas para essa nação. Ah, oxalá perca. Assim espero, ao menos. Viva o Chelsea!  

4 comentários:

  1. Depois de tanta azia e lágrimas que a estação vermelha SIC transmitiu, esgotou a Renni e o Kompensan.

    Mais uma vez morreram na praia. Agora vão se queixar ao Marquês de Pombal, padroeiro da falta de sorte.

    Fico surpreendido, quando ouço a hipocrisia de ser simpático, dizer que gostava que o Benfica ganhasse porque é um clube português, português!- do regime, dos seis milhões, dos centralistas ou das queixinhas na UEFA para que o FCP não fosse disputar champions.

    Portistas, eles (vermelhos) odeiam-nos, são uns recalcados por falta de competência e castigados por tanta batota que fazem.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Benfica o LOL da nação! KKKKKKKKKKKK

    ResponderEliminar
  3. Silva Pereira17/05/13, 14:26

    Boa tarde,

    Comungo das mesmas ideias, este país nunca esteve tão focalizado no centralismo bacoco.
    Mas como já tantas vezes foi dito o que me indigna é ver tantos portuenses e portistas alinharem com o poder centralista, faz-me lembrar os apoiantes do nazismo quando ocupavam os países.
    Quem conhece a HISTÒRIA de Portugal e concomitantemente o povo do Porto faz espécie como isto mudou.
    Um exemplo simples mas que revela como o poder vai corroendo, quem consultar a grelha do MEO verificará que o PORTO CANAL vem classificado como canal desportivo junto à TV do SLB, BOLHA,.... Ora a pergunta se faz se é esse o entendimento é porque entendem que é um canal do FCP, então fica a pergunta porque é que o FCP e Porto Canal não são maís assertivos na defesa do FCP e co combate ao centralismo?
    Como é que as coisas podem mudar se as entidades e as pessoas ligadas ao FCP e ao Norte são tão subservientes?

    ResponderEliminar
  4. «Ora a pergunta se faz se é esse o entendimento é porque entendem que é um canal do FCP, então fica a pergunta porque é que o FCP e Porto Canal não são maís assertivos na defesa do FCP e co combate ao centralismo?
    Como é que as coisas podem mudar se as entidades e as pessoas ligadas ao FCP e ao Norte são tão subservientes?»

    Silva Pereira: são pertinentes as suas questões. Eu também já não sei quais são as ideias do FCPorto em relação ao Porto Canal, uma vez que continua muito pobre, tanto em termos de programação, como de informação e mesmo como instrumento de defesa do FCPorto. É um marasmo nada compatível com a imagem que o clube grangeou.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...