08 junho, 2013

Paulo Fonseca, o mais recente exemplo da aposta do FC Porto em jovens treinadores

Técnico que levou o Paços de Ferreira à Liga dos Campeões estará perto de assinar um contrato de duas épocas

André Villas-Boas, Vítor Pereira e agora Paulo Fonseca. O primeiro tinha 32 anos quando assinou pelo FC Porto (2010), o segundo 42 quando passou a treinador principal (2011) e o terceiro tem 40, às portas de embarcar naquela que será apenas a segunda aventura na principal divisão do futebol português. É o fruto de uma aposta recente de Pinto da Costa em técnicos jovens e ainda à procura de títulos.

Tem sido uma ascensão meteórica, a de Paulo Fonseca. Começou a carreira de treinador nos juniores do Estrela da Amadora (2005-07) e passou pelo 1.º Dezembro (2007-08), pelo Odivelas (2008-09), pelo Pinhalnovense (2009-11) e pelo Desportivo das Aves (2011-12), antes de, na temporada passada, ter assinado pelo Paços de Ferreira. A época de estreia na I Liga não poderia ter corrido melhor: com um inédito terceiro lugar, suplantou o Sp. Braga e garantiu uma qualificação histórica para a Liga dos Campeões.

Foi à custa deste brilharete que despertou a atenção dos principais emblemas. De tal forma que, ainda com a época a decorrer, nas várias entrevistas que concedeu, Paulo Fonseca nunca fechou a porta a uma saída no final da temporada, embora tivesse com o Paços de Ferreira um contrato válido até 2014. Na altura, o estrangeiro parecia ser a hipótese mais forte, mas o FC Porto apressou--se a garantir o seu concurso.

Por enquanto, não há ainda confirmação oficial do negócio, mas tudo aponta para um vínculo de duas temporadas (à imagem do que sucedeu com Vítor Pereira e com muitos dos técnicos que já passaram pelo banco do campeão nacional), devendo o valor a pagar pelo FC Porto ao Paços rondar um milhão de euros, relativos à cláusula de rescisão do técnico.

A confirmar-se o negócio, que está a ser intermediado pelo empresário Jorge Mendes (representante do treinador desde Março), Paulo Fonseca será o 12.º treinador português da era Pinto da Costa, juntando-se a um grupo composto por Pedroto, Artur Jorge, Quinito, António Oliveira, Fernando Santos, Octávio Machado, José Mourinho, José Couceiro, Jesualdo Ferreira, André Villas-Boas e Vítor Pereira.

A renovação contratual do treinador que recentemente se sagrou bicampeão nacional precisamente no terreno do Paços de Ferreira ficou pelo caminho. Pinto da Costa, em entrevista à RTP1, tinha remetido para esta semana uma nova reunião com Vítor Pereira, que terá servido para lhe apontar a porta de saída, obstando a que pudesse aproximar--se de Jesualdo Ferreira como o técnico de maior longevidade no banco dos "dragões" (quatro temporadas consecutivas) sob a direcção do actual presidente.

Agora, abre-se um novo ciclo na equipa de futebol do FC Porto e António Oliveira, presidente do Estrela da Amadora na altura da estreia como técnico de Paulo Fonseca (precipitada por uma lesão grave), não tem dúvidas. "Se o FC Porto o escolher, acerta em cheio", disse ontem à Rádio Renascença.

[Nuno Sousa/Público]

3 comentários:

  1. O FCP é uma universidades de treinadores, enquanto outros clubes não passam de uns cemitérios.

    Não vale a pena estar a nomear este ou aquele, eles foram tantos que não eram nada, e após passarem pelo FCP, foram treinadores conceituados na Europa.

    Paulo Fonseca é um treinador jovem, mas, que já conhece o historial do FCP. Trabalho e mais trabalho de alma e coração, e é mais um que pode vencer na profissão.

    Eu vou ser como Sto Tomé, ver para crer, aproveito, para lhe desejar a melhor sorte do mundo.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Santos08/06/13, 19:50

    Ivic, Carlos Alberto Silva, Bobby Robson, Del Nery, Fernandez

    ResponderEliminar
  3. Ó Paulo Santos, não seja mauzinho.

    Admito que consigo o rigor não contempla o imprevisto, mas sempre gostava de o poder provar...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...